1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen Virtus 2026 chega com motor 1.4 TSI, pacote ADAS, consumo equilibrado e nova versão topo de linha Exclusive
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 9 comentários

Volkswagen Virtus 2026 chega com motor 1.4 TSI, pacote ADAS, consumo equilibrado e nova versão topo de linha Exclusive

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 28/07/2025 às 20:57
Atualizado em 30/07/2025 às 20:15
Volkswagen Virtus 2026 chega com motor 1.4 TSI, pacote ADAS, consumo equilibrado e nova versão topo de linha Exclusive
Foto: Volkswagen Virtus 2026 chega com motor 1.4 TSI, pacote ADAS, consumo equilibrado e nova versão topo de linha Exclusive
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
160 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Volkswagen Virtus 2026 estreia versão Exclusive com motor 1.4 TSI de 150 cv, pacote ADAS, rodas de 18” e acabamento refinado. Veja preços, consumo e novidades.

O sedã mais tecnológico da Volkswagen no Brasil evoluiu mais uma vez. A linha 2026 do Virtus chega ao mercado com um foco claro em ampliar a percepção de sofisticação e desempenho, e a grande estrela é a versão Exclusive, equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv, rodas de 18 polegadas e um pacote de assistências à condução inédito no modelo. Com preços que partem de R$ 108.990 na configuração de entrada e chegam a R$ 165.990 no topo de linha, o Virtus reafirma a estratégia da marca de dominar o segmento de sedãs compactos premium.

Motor 1.4 TSI de 150 cv entrega desempenho de carro maior

O destaque mecânico da linha 2026 é a versão Exclusive, que passa a ser a única equipada com o motor 1.4 TSI. O propulsor, já conhecido de modelos como Taos e T‑Cross, oferece 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com força disponível desde as baixas rotações.

Isso garante respostas rápidas no trânsito urbano e fôlego para viagens longas. Nos testes, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e alcança 209 km/h de velocidade máxima, números que colocam o Virtus em um patamar superior entre os rivais.

Consumo do Volkswagen Virtus 2026 é equilibrado

Mesmo com desempenho esportivo, o consumo do Virtus 2026 se mantém competitivo. Segundo dados do Inmetro, a versão Exclusive faz 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina.

Abastecido com etanol, os números são 8,1 km/l urbanos e 9,9 km/l rodoviários. Já as versões com motor 1.0 TSI, disponíveis no restante da linha, chegam a médias ainda mais altas, superando 16 km/l em uso rodoviário, o que reforça o posicionamento do sedã para diferentes perfis de consumidor.

YouTube Video

Um dos avanços mais importantes do Virtus 2026 está na segurança. A Volkswagen incluiu no topo de linha controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa (Lane Assist), frenagem autônoma de emergência (AEB) e alerta de fadiga do motorista.

Esses sistemas, conhecidos como ADAS, aumentam a proteção e reduzem o risco de acidentes. Além disso, todas as versões trazem seis airbags, controles de estabilidade e tração e sistema ISOFIX para cadeirinhas.

Interior do Virtus Exclusive é mais refinado

Por dentro, o Virtus 2026 Exclusive entrega uma experiência próxima a modelos premium. O painel digital de 10,25 polegadas traz gráficos configuráveis, enquanto a central multimídia VW Play, agora com tela de 10,1”, oferece conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

O acabamento foi atualizado com detalhes em couro e Alcantara, volante multifuncional com paddle‑shifts e iluminação ambiente. As saídas de ar para os bancos traseiros e o ar-condicionado digital reforçam o conforto.

Espaço e porta-malas continuam sendo pontos fortes

Um dos diferenciais do Virtus em relação aos concorrentes é o espaço interno. O sedã tem 2,65 metros de entre-eixos, o que garante bom espaço para pernas no banco traseiro. O porta-malas de 521 litros é um dos maiores do segmento, superando modelos como HB20S e Yaris Sedan. Esse conjunto torna o Virtus uma opção interessante para famílias que precisam de espaço, mas não querem abrir mão de tecnologia.

No lado de fora, o Virtus 2026 ganhou retoques discretos, mas suficientes para dar um ar mais esportivo à versão Exclusive. O modelo recebe rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado e escurecido, além de novos detalhes black piano em grade, retrovisores e frisos laterais. A iluminação full LED e o novo para-choque dianteiro completam a atualização estética.

Linha Volkswagen Virtus 2026: preços e versões

A gama 2026 do Virtus está dividida em seis configurações. Confira os preços sugeridos pela Volkswagen:

  • Sense 1.0 TSI manual – R$ 108.990
  • TSI manual – R$ 119.990
  • TSI automático – R$ 126.390
  • Comfortline 200 TSI AT – R$ 141.990
  • Highline 200 TSI AT – R$ 152.990
  • Exclusive 250 TSI AT – R$ 165.990

As versões 1.0 TSI seguem com o motor de 116 cv e câmbio manual ou automático, enquanto a Exclusive concentra o 1.4 TSI e o pacote completo de itens de série.

Virtus 2026 busca novo público com a Exclusive

Com a chegada do acabamento Exclusive, a Volkswagen posiciona o Virtus para disputar espaço com sedãs médios de entrada, como Honda City e Toyota Yaris Sedan, oferecendo mais desempenho e tecnologia por um preço competitivo.

YouTube Video

O modelo também mira clientes que buscam um carro confortável para viagens, mas sem abrir mão de um visual esportivo.

O Virtus 2026 entrega um conjunto difícil de igualar. A versão Exclusive oferece desempenho de carro médio, pacote tecnológico avançado e acabamento refinado, enquanto as demais configurações continuam sendo boas opções para quem busca economia e espaço.

A linha 2026 também reforça o compromisso da Volkswagen em manter o Virtus como referência no segmento de sedãs compactos premium.

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Leonardo Carrer
Leonardo Carrer
02/08/2025 08:47

Principalmente na interna….o City EXL e Touring da um banho no Virtus….muito superior.

Rodrigo
Rodrigo
01/08/2025 08:54

Q “M” de reportagem, nova versão? Tenho um Exclusiv 2024, um ótimo carro, recomendo, porém não nesse valor. Peguei o meu com desconto saindo por 129.000 em janeiro de 2024.

Hss
Hss
31/07/2025 23:34

Incrível como somos enganados…
Carro não tem nada d+
Prefiro o meu msi 1.6

Débora Araújo

Débora Araújo é redatora no Click Petróleo e Gás, com mais de dois anos de experiência em produção de conteúdo e mais de mil matérias publicadas sobre tecnologia, mercado de trabalho, geopolítica, indústria, construção, curiosidades e outros temas. Seu foco é produzir conteúdos acessíveis, bem apurados e de interesse coletivo. Para sugestões de pauta, correções ou contato direto: deborasthefanecruz@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x