Um pequeno notável: Volkswagen Up! TSI 2016 entrega desempenho ágil, economia e segurança, mas deixou o mercado cedo.
O que acontece quando um carro pequeno ganha um motor potente e se mantém econômico mesmo rodando em centros urbanos? É exatamente isso que o Volkswagen Up! TSI 2016 conseguiu. Fabricado pela Volkswagen na planta de Taubaté (SP), o modelo foi lançado no Brasil como linha 2016, em meados de 2015, com motor 1.0 TSI turbo flex, chegando a 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina.
Ele foi projetado para oferecer agilidade urbana, baixo consumo e segurança – e cumpriu essas promessas. Mas, apesar de seus méritos, saiu de linha precocemente.
Afinal, por que um carro tão elogiado em desempenho e eficiência teve vida curta nas concessionárias?
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Neste artigo, explicamos tudo sobre o Volkswagen Up! TSI 2016, desde a origem do projeto até os pontos positivos e os problemas mais recorrentes.
Origem do Volkswagen Up!: da Alemanha ao Brasil com DNA brasileiro
Antes de chegar às ruas brasileiras, o Volkswagen Up! nasceu como conceito no Salão de Frankfurt, em 2007.
Seu desenho foi assinado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e a produção na Europa começou em 2011, na Eslováquia.
Por lá, substituiu o antigo Lupo e foi projetado para quatro passageiros, seguindo a tendência dos chamados city cars, carros compactos feitos para a cidade.
No Brasil, o Volkswagen Up! desembarcou em 2014 com algumas adaptações importantes: ele ganhou 8 centímetros extras no comprimento, passou a ter versão de quatro portas e capacidade homologada para cinco ocupantes.
Tudo para atender aos gostos e necessidades do consumidor brasileiro.
O motor turbo que mudou o jogo: o nascimento do Volkswagen Up! TSI 2016
A grande virada veio com a introdução do motor 1.0 TSI, que transformou o pacato subcompacto em um verdadeiro foguete urbano.
O Volkswagen Up! TSI 2016 passou a entregar até 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina, com torque máximo de 16,8 kgfm já nas 1.500 rpm. Isso em um carro que pesa apenas 971 kg.
Com esse conjunto, o carrinho ia de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, conforme dados da própria Volkswagen. Nada mal para um modelo urbano.
Embora não seja um esportivo, o Volkswagen Up! TSI 2016 oferece uma tocada divertida, com câmbio manual de engates curtos e precisos.
Economia acima da média
Mesmo com motor turbo, o Volkswagen Up! TSI 2016 manteve o DNA econômico da linha.
No ciclo urbano, ele faz médias de 9,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina.
Na estrada, esses números sobem para 11,1 km/l (etanol) e 16,1 km/l (gasolina). Há relatos de motoristas alcançando mais de 18 km/l com gasolina em condições ideais.
Esse desempenho surpreendente é um dos principais atrativos para quem busca um carro usado econômico, potente e confiável.
Desempenho seguro e firme
Feito sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen Up! TSI 2016 se destaca pela dirigibilidade firme.
A carroceria apresenta boa rigidez torcional e estabilidade nas curvas, enquanto a direção elétrica é leve e precisa.
Para muitos motoristas, a experiência chega a lembrar a de um kart – guardadas as devidas proporções.
Além disso, o Volkswagen Up! foi um dos primeiros compactos a gabaritar os testes do Latin NCAP, recebendo nota máxima de cinco estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças.
Conforto e espaço
O Volkswagen Up! TSI 2016 é ideal para quem roda sozinho ou em dupla na cidade. A posição de dirigir é boa e o interior é funcional.
Porém, o espaço traseiro é limitado, e o porta-malas carrega apenas 285 litros.
Após a re-homologação, o modelo passou a ser aprovado para apenas quatro passageiros, evitando exigências legais como encosto central e cinto de três pontos.
Itens de série: o que o Volkswagen High Up! TSI 2016 oferece?
A versão High Up! TSI 2016 vem bem equipada. No quesito segurança, conta com:
- Airbags frontais
- Freios ABS
- Controle de tração
- Isofix
- Sensor de ré
No conforto, entrega:
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Vidros e travas elétricas (apenas nas portas dianteiras)
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Couro nos bancos
- Computador de bordo
Por fora, o modelo tem:
- Rodas de liga leve aro 15”
- Faróis de neblina
- Central multimídia com Bluetooth e entrada USB (GPS era opcional)
Preço atual no mercado: quanto custa um Volkswagen Up! TSI 2016?
Preços da tabela FIPE do Volkswagen Up! TSI 2016
Modelo move 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 48.609,00
Modelo high 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 49.402,00
Modelo cross 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 52.861,00
Esses valores o tornam uma opção atraente entre os usados, considerando desempenho e consumo.
Quanto custa cuidar do Volkswagen Up! TSI 2016?
A mecânica do Volkswagen Up! TSI 2016 é simples, mas o motor turbo exige atenção redobrada. Veja os preços médios de peças comuns:
- Amortecedor traseiro (par): R$ 500 a R$ 700
- Bomba de combustível: R$ 500 a R$ 630
- Farol direito: R$ 480 a R$ 690
- Para-choque traseiro: R$ 400 a R$ 780
- Pastilhas de freio (jogo dianteiro): R$ 130 a R$ 260
- Troca de óleo + filtro (4L 5W40): R$ 270 a R$ 380
- Velas de ignição (3 unidades): R$ 90 a R$ 190
Mecânicos especializados em motores TSI são recomendados para evitar falhas graves, especialmente na lubrificação e bomba de combustível.
Problemas comuns e recalls do Volkswagen Up! TSI
Alguns pontos negativos do Volkswagen Up! TSI 2016 são:
- Bandejas da suspensão com desgaste precoce
- Bomba de combustível com falhas frequentes
- Falta de conforto no banco traseiro
- Vibrações nos pedais de freio e embreagem
A Volkswagen também realizou recalls para os modelos:
- Airbags (2015-2017)
- Alternador (2016-2017)
- Porcas da suspensão (2017-2018)
- Software da seta de direção (2013)
- Tampa do tanque (2014-2015)
Por que saiu de linha? Entenda a queda nas vendas do Volkswagen Up! TSI
O posicionamento de mercado foi um dos principais erros.
O Volkswagen Up! TSI 2016 foi lançado com preços próximos ao Gol, modelo mais espaçoso e então líder de vendas.
Resultado: o consumidor brasileiro, que valoriza o tamanho do veículo, preferiu investir em carros maiores como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.
A queda nas vendas foi visível:
- 2014: 58 mil unidades
- 2015: 54 mil
- 2016: 38 mil
- 2017: 34 mil
- 2018: 20 mil
- 2019: 13 mil
- 2020: menos de 7 mil unidades
A partir da linha 2020, restou apenas a versão Xtreme, marcando a despedida do modelo.
Antonio não sabe o que é carro ! Me desculpe !
Verdade né falar mau do up faz favor
Carro horrível e caro , Volks sem noção quando lançou, pelo menos o motor é ótimo
Olha tenho o meu up e adoro ele sabia … p mim sozinha confortável carinho q anda bem econômico o meu é ano 2016 quero pegar o último q saio se Deus quiser só troco de carro quando ficar bem rica e poder esbanjar mas ainda sim vou gostar do meu up !e vais se lasca vc Antônio