Um pequeno notável: Volkswagen Up! TSI 2016 entrega desempenho ágil, economia e segurança, mas deixou o mercado cedo.
O que acontece quando um carro pequeno ganha um motor potente e se mantém econômico mesmo rodando em centros urbanos? É exatamente isso que o Volkswagen Up! TSI 2016 conseguiu. Fabricado pela Volkswagen na planta de Taubaté (SP), o modelo foi lançado no Brasil como linha 2016, em meados de 2015, com motor 1.0 TSI turbo flex, chegando a 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina.
Ele foi projetado para oferecer agilidade urbana, baixo consumo e segurança – e cumpriu essas promessas. Mas, apesar de seus méritos, saiu de linha precocemente.
Afinal, por que um carro tão elogiado em desempenho e eficiência teve vida curta nas concessionárias?
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Neste artigo, explicamos tudo sobre o Volkswagen Up! TSI 2016, desde a origem do projeto até os pontos positivos e os problemas mais recorrentes.
Origem do Volkswagen Up!: da Alemanha ao Brasil com DNA brasileiro
Antes de chegar às ruas brasileiras, o Volkswagen Up! nasceu como conceito no Salão de Frankfurt, em 2007.
Seu desenho foi assinado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e a produção na Europa começou em 2011, na Eslováquia.
Por lá, substituiu o antigo Lupo e foi projetado para quatro passageiros, seguindo a tendência dos chamados city cars, carros compactos feitos para a cidade.
No Brasil, o Volkswagen Up! desembarcou em 2014 com algumas adaptações importantes: ele ganhou 8 centímetros extras no comprimento, passou a ter versão de quatro portas e capacidade homologada para cinco ocupantes.
Tudo para atender aos gostos e necessidades do consumidor brasileiro.
O motor turbo que mudou o jogo: o nascimento do Volkswagen Up! TSI 2016
A grande virada veio com a introdução do motor 1.0 TSI, que transformou o pacato subcompacto em um verdadeiro foguete urbano.
O Volkswagen Up! TSI 2016 passou a entregar até 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina, com torque máximo de 16,8 kgfm já nas 1.500 rpm. Isso em um carro que pesa apenas 971 kg.
Com esse conjunto, o carrinho ia de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, conforme dados da própria Volkswagen. Nada mal para um modelo urbano.
Embora não seja um esportivo, o Volkswagen Up! TSI 2016 oferece uma tocada divertida, com câmbio manual de engates curtos e precisos.
Economia acima da média
Mesmo com motor turbo, o Volkswagen Up! TSI 2016 manteve o DNA econômico da linha.
No ciclo urbano, ele faz médias de 9,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina.
Na estrada, esses números sobem para 11,1 km/l (etanol) e 16,1 km/l (gasolina). Há relatos de motoristas alcançando mais de 18 km/l com gasolina em condições ideais.
Esse desempenho surpreendente é um dos principais atrativos para quem busca um carro usado econômico, potente e confiável.
Desempenho seguro e firme
Feito sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen Up! TSI 2016 se destaca pela dirigibilidade firme.
A carroceria apresenta boa rigidez torcional e estabilidade nas curvas, enquanto a direção elétrica é leve e precisa.
Para muitos motoristas, a experiência chega a lembrar a de um kart – guardadas as devidas proporções.
Além disso, o Volkswagen Up! foi um dos primeiros compactos a gabaritar os testes do Latin NCAP, recebendo nota máxima de cinco estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças.
Conforto e espaço
O Volkswagen Up! TSI 2016 é ideal para quem roda sozinho ou em dupla na cidade. A posição de dirigir é boa e o interior é funcional.
Porém, o espaço traseiro é limitado, e o porta-malas carrega apenas 285 litros.
Após a re-homologação, o modelo passou a ser aprovado para apenas quatro passageiros, evitando exigências legais como encosto central e cinto de três pontos.
Itens de série: o que o Volkswagen High Up! TSI 2016 oferece?
A versão High Up! TSI 2016 vem bem equipada. No quesito segurança, conta com:
- Airbags frontais
- Freios ABS
- Controle de tração
- Isofix
- Sensor de ré
No conforto, entrega:
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Vidros e travas elétricas (apenas nas portas dianteiras)
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Couro nos bancos
- Computador de bordo
Por fora, o modelo tem:
- Rodas de liga leve aro 15”
- Faróis de neblina
- Central multimídia com Bluetooth e entrada USB (GPS era opcional)
Preço atual no mercado: quanto custa um Volkswagen Up! TSI 2016?
Preços da tabela FIPE do Volkswagen Up! TSI 2016
Modelo move 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 48.609,00
Modelo high 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 49.402,00
Modelo cross 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 52.861,00
Esses valores o tornam uma opção atraente entre os usados, considerando desempenho e consumo.
Quanto custa cuidar do Volkswagen Up! TSI 2016?
A mecânica do Volkswagen Up! TSI 2016 é simples, mas o motor turbo exige atenção redobrada. Veja os preços médios de peças comuns:
- Amortecedor traseiro (par): R$ 500 a R$ 700
- Bomba de combustível: R$ 500 a R$ 630
- Farol direito: R$ 480 a R$ 690
- Para-choque traseiro: R$ 400 a R$ 780
- Pastilhas de freio (jogo dianteiro): R$ 130 a R$ 260
- Troca de óleo + filtro (4L 5W40): R$ 270 a R$ 380
- Velas de ignição (3 unidades): R$ 90 a R$ 190
Mecânicos especializados em motores TSI são recomendados para evitar falhas graves, especialmente na lubrificação e bomba de combustível.
Problemas comuns e recalls do Volkswagen Up! TSI
Alguns pontos negativos do Volkswagen Up! TSI 2016 são:
- Bandejas da suspensão com desgaste precoce
- Bomba de combustível com falhas frequentes
- Falta de conforto no banco traseiro
- Vibrações nos pedais de freio e embreagem
A Volkswagen também realizou recalls para os modelos:
- Airbags (2015-2017)
- Alternador (2016-2017)
- Porcas da suspensão (2017-2018)
- Software da seta de direção (2013)
- Tampa do tanque (2014-2015)
Por que saiu de linha? Entenda a queda nas vendas do Volkswagen Up! TSI
O posicionamento de mercado foi um dos principais erros.
O Volkswagen Up! TSI 2016 foi lançado com preços próximos ao Gol, modelo mais espaçoso e então líder de vendas.
Resultado: o consumidor brasileiro, que valoriza o tamanho do veículo, preferiu investir em carros maiores como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.
A queda nas vendas foi visível:
- 2014: 58 mil unidades
- 2015: 54 mil
- 2016: 38 mil
- 2017: 34 mil
- 2018: 20 mil
- 2019: 13 mil
- 2020: menos de 7 mil unidades
A partir da linha 2020, restou apenas a versão Xtreme, marcando a despedida do modelo.
Apenas uma correção, ele não compartilha a plataforma MQB, como afirma a matéria. O Up! Teve uma plataforma derivada da família PQ. Esse projeto no Brasil teve a Plataforma PQ12, que também foi um motivo da descontinuidade do modelo.
Tenho um 2014 nao vendo nao troco
Super econômico silencioso amo
Tive três TSI ,tenho um que não vendo não troco ,tácom minha esposa e ela adora ,vai ficar guardado TSI PEPPER 2019 /2019 ,vai ser carro de coleção .E ótimo pra viajar quem tem ou teve sabe .