1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen Up! TSI, um subcompacto com motor turbo, econômico, desempenho ágil na cidade e preço acessível no mercado de usados
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 4 comentários

Volkswagen Up! TSI, um subcompacto com motor turbo, econômico, desempenho ágil na cidade e preço acessível no mercado de usados

Publicado em 01/08/2025 às 17:34
Um pequeno notável: Volkswagen Up! TSI 2016 entrega desempenho ágil, economia e segurança, mas deixou o mercado cedo.
Um pequeno notável: Volkswagen Up! TSI 2016 entrega desempenho ágil, economia e segurança, mas deixou o mercado cedo.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
11 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Um pequeno notável: Volkswagen Up! TSI 2016 entrega desempenho ágil, economia e segurança, mas deixou o mercado cedo.

O que acontece quando um carro pequeno ganha um motor potente e se mantém econômico mesmo rodando em centros urbanos? É exatamente isso que o Volkswagen Up! TSI 2016 conseguiu. Fabricado pela Volkswagen na planta de Taubaté (SP), o modelo foi lançado no Brasil como linha 2016, em meados de 2015, com motor 1.0 TSI turbo flex, chegando a 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina.

Ele foi projetado para oferecer agilidade urbana, baixo consumo e segurança – e cumpriu essas promessas. Mas, apesar de seus méritos, saiu de linha precocemente.

Afinal, por que um carro tão elogiado em desempenho e eficiência teve vida curta nas concessionárias?

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Neste artigo, explicamos tudo sobre o Volkswagen Up! TSI 2016, desde a origem do projeto até os pontos positivos e os problemas mais recorrentes.

Origem do Volkswagen Up!: da Alemanha ao Brasil com DNA brasileiro

Antes de chegar às ruas brasileiras, o Volkswagen Up! nasceu como conceito no Salão de Frankfurt, em 2007.

Seu desenho foi assinado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e a produção na Europa começou em 2011, na Eslováquia.

Volkswagen Up!
Fonte: Divulgação

Por lá, substituiu o antigo Lupo e foi projetado para quatro passageiros, seguindo a tendência dos chamados city cars, carros compactos feitos para a cidade.

No Brasil, o Volkswagen Up! desembarcou em 2014 com algumas adaptações importantes: ele ganhou 8 centímetros extras no comprimento, passou a ter versão de quatro portas e capacidade homologada para cinco ocupantes.

Tudo para atender aos gostos e necessidades do consumidor brasileiro.

O motor turbo que mudou o jogo: o nascimento do Volkswagen Up! TSI 2016

A grande virada veio com a introdução do motor 1.0 TSI, que transformou o pacato subcompacto em um verdadeiro foguete urbano.

O Volkswagen Up! TSI 2016 passou a entregar até 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina, com torque máximo de 16,8 kgfm já nas 1.500 rpm. Isso em um carro que pesa apenas 971 kg.

Volkswagen Up!
Fonte: Divulgação

Com esse conjunto, o carrinho ia de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, conforme dados da própria Volkswagen. Nada mal para um modelo urbano.

Embora não seja um esportivo, o Volkswagen Up! TSI 2016 oferece uma tocada divertida, com câmbio manual de engates curtos e precisos.

Economia acima da média

Mesmo com motor turbo, o Volkswagen Up! TSI 2016 manteve o DNA econômico da linha.

No ciclo urbano, ele faz médias de 9,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina.

Na estrada, esses números sobem para 11,1 km/l (etanol) e 16,1 km/l (gasolina). Há relatos de motoristas alcançando mais de 18 km/l com gasolina em condições ideais.

Esse desempenho surpreendente é um dos principais atrativos para quem busca um carro usado econômico, potente e confiável.

Desempenho seguro e firme

Feito sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen Up! TSI 2016 se destaca pela dirigibilidade firme.

A carroceria apresenta boa rigidez torcional e estabilidade nas curvas, enquanto a direção elétrica é leve e precisa.

Para muitos motoristas, a experiência chega a lembrar a de um kart – guardadas as devidas proporções.

Além disso, o Volkswagen Up! foi um dos primeiros compactos a gabaritar os testes do Latin NCAP, recebendo nota máxima de cinco estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças.

Conforto e espaço

O Volkswagen Up! TSI 2016 é ideal para quem roda sozinho ou em dupla na cidade. A posição de dirigir é boa e o interior é funcional.

Porém, o espaço traseiro é limitado, e o porta-malas carrega apenas 285 litros.

Após a re-homologação, o modelo passou a ser aprovado para apenas quatro passageiros, evitando exigências legais como encosto central e cinto de três pontos.

Itens de série: o que o Volkswagen High Up! TSI 2016 oferece?

A versão High Up! TSI 2016 vem bem equipada. No quesito segurança, conta com:

  • Airbags frontais
  • Freios ABS
  • Controle de tração
  • Isofix
  • Sensor de ré

No conforto, entrega:

  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Vidros e travas elétricas (apenas nas portas dianteiras)
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Couro nos bancos
  • Computador de bordo

Por fora, o modelo tem:

  • Rodas de liga leve aro 15”
  • Faróis de neblina
  • Central multimídia com Bluetooth e entrada USB (GPS era opcional)

Preço atual no mercado: quanto custa um Volkswagen Up! TSI 2016?

Preços da tabela FIPE do Volkswagen Up! TSI 2016

Modelo move 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 48.609,00

Modelo high 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 49.402,00

Modelo cross 1.0 TSI Total Flex 12V 5p: R$ 52.861,00

Esses valores o tornam uma opção atraente entre os usados, considerando desempenho e consumo.

Quanto custa cuidar do Volkswagen Up! TSI 2016?

A mecânica do Volkswagen Up! TSI 2016 é simples, mas o motor turbo exige atenção redobrada. Veja os preços médios de peças comuns:

  • Amortecedor traseiro (par): R$ 500 a R$ 700
  • Bomba de combustível: R$ 500 a R$ 630
  • Farol direito: R$ 480 a R$ 690
  • Para-choque traseiro: R$ 400 a R$ 780
  • Pastilhas de freio (jogo dianteiro): R$ 130 a R$ 260
  • Troca de óleo + filtro (4L 5W40): R$ 270 a R$ 380
  • Velas de ignição (3 unidades): R$ 90 a R$ 190

Mecânicos especializados em motores TSI são recomendados para evitar falhas graves, especialmente na lubrificação e bomba de combustível.

Problemas comuns e recalls do Volkswagen Up! TSI

Alguns pontos negativos do Volkswagen Up! TSI 2016 são:

  • Bandejas da suspensão com desgaste precoce
  • Bomba de combustível com falhas frequentes
  • Falta de conforto no banco traseiro
  • Vibrações nos pedais de freio e embreagem

A Volkswagen também realizou recalls para os modelos:

  • Airbags (2015-2017)
  • Alternador (2016-2017)
  • Porcas da suspensão (2017-2018)
  • Software da seta de direção (2013)
  • Tampa do tanque (2014-2015)

Por que saiu de linha? Entenda a queda nas vendas do Volkswagen Up! TSI

O posicionamento de mercado foi um dos principais erros.

O Volkswagen Up! TSI 2016 foi lançado com preços próximos ao Gol, modelo mais espaçoso e então líder de vendas.

Resultado: o consumidor brasileiro, que valoriza o tamanho do veículo, preferiu investir em carros maiores como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

A queda nas vendas foi visível:

  • 2014: 58 mil unidades
  • 2015: 54 mil
  • 2016: 38 mil
  • 2017: 34 mil
  • 2018: 20 mil
  • 2019: 13 mil
  • 2020: menos de 7 mil unidades
Volkswagen Up! Xtreme
Fonte: Divulgação

A partir da linha 2020, restou apenas a versão Xtreme, marcando a despedida do modelo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Emerson
Emerson
01/08/2025 22:46

Antonio não sabe o que é carro ! Me desculpe !

Diana camila veber
Diana camila veber
Em resposta a  Emerson
01/08/2025 23:31

Verdade né falar mau do up faz favor

Antônio
Antônio
01/08/2025 21:51

Carro horrível e caro , Volks sem noção quando lançou, pelo menos o motor é ótimo

Diana camila veber
Diana camila veber
Em resposta a  Antônio
01/08/2025 23:29

Olha tenho o meu up e adoro ele sabia … p mim sozinha confortável carinho q anda bem econômico o meu é ano 2016 quero pegar o último q saio se Deus quiser só troco de carro quando ficar bem rica e poder esbanjar mas ainda sim vou gostar do meu up !e vais se lasca vc Antônio

Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x