Tentando surfar na onda dos veículos elétricos, a Volkswagen tendo muitos problemas, o que acarretou falhas e atrasos nas entregas. Além disso, a montadora fará a demissão de 2 mil funcionários nos próximos anos.
A Volkswagen, uma das principais montadoras de automóveis do mundo, anunciou recentemente planos de demissão que afetarão até 2 mil funcionários de sua unidade de software Cariad, entre 2024 e 2025. Segundo informações divulgadas, essas demissões fazem parte de um amplo plano de reestruturação, que terá impacto direto no desenvolvimento de softwares para veículos elétricos, atrasando possivelmente a produção desses carros nos próximos anos.
Reestruturação da montadora alemã visa aprimorar softwares de veículos elétricos
O plano de reestruturação, aprovado pelo conselho de administração da Volkswagen na última quarta-feira, (25/10), visa efetivar os cortes de funcionários ao longo de 2024 e até o final de 2025.
Isso representa uma medida significativa, já que a unidade Cariad desempenha um papel crucial no desenvolvimento de softwares para veículos elétricos da marca.
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Um dos impactos imediatos dessa reestruturação será o adiamento da nova arquitetura de software 1.2, que estava programada para ser implementada nos modelos Audi Q6 etron e Porsche Macan.
O adiamento deve se estender por 16 a 18 semanas, o que pode impactar diretamente a disponibilidade desses modelos no mercado, incluindo o Brasil.
Demissão em massa gera incerteza sobre o futuro dessa unidade da Volkswagen
O programa 2.0, originalmente planejado para 2025, está passando por uma revisão completa, sinalizando mudanças significativas nos planos da montadora para seus veículos elétricos.
Além disso, a nova plataforma de sistemas escaláveis (SSP), que tinha o objetivo de abranger desde carros elétricos compactos até modelos de alto desempenho, também está sendo redesenvolvida, impactando projetos como o Trinity elétrico.
A reestruturação da unidade Cariad vem em resposta a problemas que a divisão enfrentou nos últimos tempos, incluindo exceder seu orçamento e não atingir metas de lançamento de modelos e software.
Com isso, falhas foram identificadas em veículos recentes da marca, como o ID.3, ID.4 e ID.5.
Sindicato dos trabalhadores visa garantir estabilidade
Embora o plano de reestruturação tenha recebido aprovação da administração da Volkswagen, ele ainda depende da aprovação do sindicato dos trabalhadores da VW, que negociaram estabilidade até 2025.
O sindicato expressou preocupação sobre o método de corte de empregos, citando a falta de informações concretas sobre onde os cortes ocorrerão em termos de estrutura e funções.
Essa mudança na Volkswagen destaca a complexidade e os desafios que as montadoras enfrentam ao tentar acompanhar o ritmo da revolução dos veículos elétricos.
Enquanto buscam aprimorar seus softwares para atender às demandas de uma mobilidade mais sustentável e eficiente.
A reestruturação é um passo importante, mas também levanta questões sobre o equilíbrio entre eficiência operacional e manutenção de empregos na indústria automotiva.