Conheça o Volkswagen T-Cross Highline 2020, o SUV compacto com motor 1.4 turbo, desempenho superior, bons equipamentos e design robusto.
O que torna o Volkswagen T-Cross Highline 2020 uma das versões mais desejadas do SUV compacto da marca? Com motor 1.4 turbo de 150 cv, câmbio automático e uma lista generosa de equipamentos, o modelo se destaca entre os utilitários urbanos desde seu lançamento.
Lançado em 2019 como linha 2020, o T-Cross chegou às concessionárias brasileiras para disputar um mercado competitivo, com uma proposta mais robusta e desempenho superior.
Produzido no Brasil, o Volkswagen T-Cross Highline logo se tornou referência no segmento por unir design moderno, motor potente e a confiabilidade da engenharia alemã.
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Hoje, usado, tem valor de mercado estimado em R$ 103 mil segundo a tabela Fipe, sendo uma excelente opção para quem busca um SUV compacto com pegada esportiva e recursos tecnológicos.
Motor 1.4 turbo é o grande diferencial do Volkswagen T-Cross Highline 2020
O maior atrativo da versão Highline está sob o capô. Enquanto as versões de entrada do T-Cross utilizam o motor 1.0 TSI de até 128 cv, a Highline vem equipada com o motor 1.4 TSI, entregando 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
O conjunto trabalha com o câmbio automático de seis marchas, que proporciona trocas suaves e aceleração vigorosa.
Com esse conjunto, o Volkswagen T-Cross Highline 2020 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos, uma marca que o coloca entre os mais rápidos da categoria.
O torque aparece cedo, garantindo boas retomadas, especialmente em estradas. Assim, o modelo se destaca não apenas pela força, mas também pela eficiência.
Dirigibilidade firme e comportamento dinâmico exemplar
Montado sobre a plataforma MQB, a mesma usada em outros modelos da Volkswagen, o T-Cross entrega uma condução firme e segura.
A suspensão tem calibração mais rígida, o que favorece a estabilidade em curvas e o controle em alta velocidade.
Além disso, a direção é precisa e o SUV compacto surpreende pelo baixo nível de rolagem da carroceria, mesmo com sua altura de 1,56 m e vão livre do solo de 19 cm.
Isso garante uma condução mais próxima à de um hatch médio, mas com a posição de dirigir elevada e confortável de um verdadeiro SUV.
Design robusto e interior com espaço generoso
O Volkswagen T-Cross tem visual marcante e robusto. São 4,19 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, números que garantem bom espaço interno, especialmente no banco traseiro.
O espaço para pernas e joelhos é elogiado por quem costuma levar passageiros com frequência.
A posição de dirigir elevada é outro ponto positivo. Por outro lado, o acabamento interno é simples para a faixa de preço, com excesso de plástico rígido.
O porta-malas também deixa a desejar, com apenas 373 litros de capacidade, sendo um dos menores da categoria.
Equipamentos de série da versão Highline
O Volkswagen T-Cross Highline 2020 é bem equipado, especialmente no quesito segurança. Entre os itens de série estão:
Seis airbags;
Controle de estabilidade e tração;
Assistente de partida em rampas;
Freios a disco nas quatro rodas;
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
Câmera de ré;
Retrovisor eletrocrômico e rebatimento elétrico.
No conforto, destacam-se:
Ar-condicionado automático;
Bancos de couro;
Chave presencial;
Volante multifuncional com ajustes;
Central multimídia Composition Touch com tela de 6,5″;
Encosto bipartido e rebatível;
Faróis de LED, GPS nativo, som premium Beats e estacionamento automático eram oferecidos como opcionais.
Manutenção e custos de peças do T-Cross Highline 2020
Apesar do bom desempenho, a manutenção do modelo exige atenção. O motor 1.4 tem custo de peças um pouco mais alto. Veja alguns valores estimados:
Pastilhas de freio dianteiras: R$ 320 a R$ 480;
Velas de ignição: R$ 300 a R$ 450;
Bomba de combustível: R$ 500 a R$ 700;
Kit troca de óleo: R$ 330 a R$ 420;
Amortecedores traseiros (par): R$ 550 a R$ 690;
Farol direito: até R$ 2.600;
Esses valores podem variar conforme a região e a oficina escolhida.
Problemas mais comuns e recalls do T-Cross
Apesar de confiável, o Volkswagen T-Cross Highline 2020 apresentou alguns problemas relatados por donos, principalmente na suspensão e no acabamento interno.
Estalos e ruídos vindos da suspensão dianteira são queixas recorrentes, assim como barulhos nas peças de plástico do painel.
O modelo passou por diversos recalls, como:
Troca do eixo traseiro (modelos 2019);
Substituição das bieletas da suspensão (2019 e 2020);
Problemas nos retrovisores (2021);
Ajustes no apoio de cabeça traseiro (2022);
Substituição de pneus e componentes da suspensão (2023 e 2024).
Um campeão de vendas desde o início
O Volkswagen T-Cross não demorou para se tornar líder no segmento de SUV compacto. Em 2020, mesmo com os impactos da pandemia, superou os concorrentes Jeep Renegade e Compass, com mais de 60 mil unidades vendidas.
A versão Highline foi essencial nesse sucesso, por oferecer mais desempenho e tecnologia. Em 2024, o modelo passou por reestilização e novas versões surgiram, como a Extreme, hoje no topo da linha.
Vale a pena comprar o T-Cross Highline 2020?
Se você procura um SUV compacto com desempenho acima da média, o Volkswagen T-Cross Highline 2020 é uma excelente escolha. Seu motor 1.4 turbo, aliando força e economia, o torna um dos mais versáteis da categoria.
Mesmo com alguns pontos negativos, como o porta-malas pequeno e acabamento simples, o conjunto geral entrega muito em segurança, tecnologia e dirigibilidade.
Para quem valoriza desempenho e conforto, o T-Cross Highline 2020 ainda é uma opção sólida no mercado de seminovos.