Edição especial do Golf GTI traz motor mais forte da história, tecnologias exclusivas e integração de inteligência artificial, marcando o cinquentenário do esportivo da Volkswagen em 2025.
A Volkswagen oficializou, em julho de 2025, o lançamento do Golf GTI Edition 50, a edição comemorativa que marca meio século de história do esportivo compacto.
Este modelo não apenas homenageia os 50 anos da linha GTI, como também se consolida como o Golf GTI mais potente já produzido, ao entregar 325 cv, além de estrear a integração do ChatGPT em sua central multimídia.
A revelação do Golf GTI Edition 50 ocorreu durante as 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha, palco tradicional de estreia para veículos de alta performance.
A edição limitada celebra os 50 anos do Golf GTI, trazendo mudanças profundas no conjunto mecânico, visual e na lista de tecnologias embarcadas.
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Motor 2.0 TSI EA888 impulsiona a nova geração
No centro das atenções, está o novo motor 2.0 TSI EA888, herdado e adaptado da linha Clubsport, que agora gera 325 cv (239 kW) e torque de 42,0 kgfm, superando em 60 cv e 50 Nm a configuração tradicional do Golf GTI.
Esse aumento coloca o Edition 50 praticamente no mesmo nível do Golf R 20 Years, de 333 cv, mantendo a tradicional tração dianteira da família GTI.
Com câmbio DSG de sete marchas e diferencial eletrônico, o novo Golf GTI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e alcançar, com limitação eletrônica, a velocidade máxima de 270 km/h.
O tempo de aceleração representa uma melhoria de 0,1 segundo sobre o Clubsport e de 0,4 segundo na medição até 200 km/h.
O desempenho do modelo foi comprovado em Nürburgring Nordschleife, onde o Edition 50 completou o circuito em 7 minutos, 46 segundos e 13 centésimos, tornando-se o Golf de produção mais rápido do mundo.
Com ajustes oficiais, esse tempo caiu para 7 minutos, 41 segundos e 27 centésimos, superando em cerca de seis segundos o recorde anterior, pertencente ao Golf R desde 2022.
Suspensão esportiva e pacote de performance
A suspensão do Golf GTI Edition 50 foi rebaixada em 15 mm em relação à versão convencional, adotando arquitetura MacPherson na dianteira e multilink na traseira.
O modelo oferece direção progressiva, amortecedores adaptativos (sistema DCC) e cinco modos de condução, incluindo um específico para utilização em pista, desenvolvido especialmente para o circuito de Nürburgring.
O Pacote Performance, opcional, reforça ainda mais o caráter esportivo do veículo.
Inclui:
- Molas mais rígidas
- Rebaixamento extra de 5 mm (totalizando 20 mm)
- Rolamentos de roda com cambagem negativa aumentada
- Rodas forjadas de 19 polegadas com pneus Bridgestone Potenza Race semi-slick
- Sistema de escapamento em titânio Akrapovič, que contribui para a redução de 11 kg no peso total do carro e oferece uma sonoridade mais esportiva
Todos esses recursos juntos proporcionam resposta mais rápida, melhor aderência nas curvas e redução de aproximadamente 30 kg no peso total.
Visual clássico e tecnologias exclusivas
No visual, o Golf GTI Edition 50 mantém traços clássicos da linha, como a faixa vermelha na dianteira, teto e retrovisores na cor preta, além de detalhes em vermelho nas rodas de 19 polegadas.
O modelo conta com faróis LED Matrix, capazes de iluminar até 500 metros à frente, e traz emblemas “GTI 50” no spoiler e nos espelhos retrovisores.
Duas cores exclusivas são oferecidas: Dark Moss Green Metallic e Tornado Red.
O interior é marcado por bancos esportivos em tecido xadrez, cintos de segurança na cor vermelha, detalhes em Racing Green, volante com logotipo GTI 50 e paddle shifters para trocas manuais.
A central multimídia traz uma tela de 12,9 polegadas, cockpit digital completo e comando de voz com integração ao ChatGPT, novidade inédita entre esportivos europeus e que permite ao condutor acessar informações, configurar funções do veículo e interagir com o sistema usando inteligência artificial.
Produção, preço e consumo do Golf GTI Edition 50
A produção do Golf GTI Edition 50 está programada para começar na fábrica de Wolfsburg, Alemanha, ao final de 2025.
As primeiras entregas aos consumidores europeus devem ocorrer no primeiro trimestre de 2026, com preço inicial estimado em 55.000 euros (cerca de R$ 348 mil, na cotação atual de julho de 2025).
No quesito eficiência energética, o consumo médio declarado varia entre 7,5 e 7,9 litros por 100 km, com emissão de CO₂ entre 172 e 181 gramas por quilômetro, o que o posiciona na classe F de eficiência ambiental na Europa.
Edições comemorativas e legado de 50 anos do Golf GTI
A edição especial Edition 50 segue a tradição da Volkswagen de lançar séries comemorativas a cada cinco anos.
O histórico inclui o Edition 35 (Mk6) e o Edition 30 (Mk5), sempre com aprimoramentos de potência e equipamentos.
Em 50 anos, mais de 2,5 milhões de unidades GTI foram produzidas em oito gerações, consolidando o modelo como referência global em esportivos compactos.
Entre os principais recordes da linha estão:
- Clubsport S (Mk7, 2016), com 310 cv e tempo de 7 minutos e 49 segundos em Nürburgring
- GTI R Mk8 (2022), com 333 cv e tempo base de 7 minutos e 47 segundos
- Edition 50, que estabeleceu novo patamar de desempenho para o Golf GTI
Inovações técnicas e digitalização inédita
O Golf GTI Edition 50 inaugura uma fase em que performance e conectividade caminham juntas.
O câmbio DSG otimizado, diferencial eletrônico e múltiplos modos de condução garantem versatilidade tanto para uso diário quanto para desempenho em pista.
O pacote tecnológico avança ao incorporar, pela primeira vez, a inteligência artificial via ChatGPT, tornando o modelo pioneiro em integração digital entre esportivos europeus.
Outros avanços incluem rodas forjadas, escapamento em titânio e uso de materiais leves, que aprimoram dirigibilidade e reduzem o peso do veículo.
A fabricação em Wolfsburg ressalta a tradição da Volkswagen em manter altos padrões de qualidade e inovação.
Ok! Show de bola! Queremos saber se a VW trará essa edição ao Brasil.
Aqui no brajil com motor 3 cilindros e 81 cavalos, 80 no motor e um na direção.
Kkkkkkkkk