O icônico VW Passat da Volkswagen retorna ao mercado após anos 50 de ausência na indústria automotiva, prometendo um novo visual e outras novidades em breve.
O mercado automotivo é altamente competitivo, com diversas montadoras e centenas de modelos disputando a preferência dos consumidores. Ciente disso, a Volkswagen decidiu trazer de volta um dos carros mais queridos pelos brasileiros. Após uma pausa de 50 anos, o relançamento do VW Passat, tem gerado grande entusiasmo entre os clientes. Neste artigo, apresentamos o novo modelo da Volkswagen que já foi um grande sucesso no Brasil.
Volkswagen desbloqueia lembranças com o retorno do VW Passat ao mercado
Sem dúvidas, um dos modelos da marca mais amados pelos brasileiros é o Volkswagen Passat, que começou a ser fabricado em 1974, contudo ficou um período fora de linha. Segundo informações da mídia, o VW Passat saiu de linha em 2020 e deixou de ser fabricado aqui no Brasil, principalmente por conta da desvalorização do real em relação, principalmente, ao euro e ao dólar.
O Volkswagen Passat costumava sempre a se sobressair perante os seus principais concorrentes, contudo, devido a alguns problemas da fabricante, acabou saindo de linha, mas a montadora preparou o seu retorno triunfal, cravando uma grande mudança, visto que não terá mais sua versão sedan na Europa, mas sim, apenas a versão variante perua.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
O VW Passat Variant está de volta, com a Volkswagen apostando em uma nova geração para manter vivo o legado de 34 milhões de unidades vendidas. O modelo 2024 oferece mais espaço interno e no porta-malas, além de tecnologias avançadas para maior conforto e economia de combustível.
O novo carro da Volkswagen é comercializado na Europa exclusivamente na versão Variant que mede 4,91 metros de comprimento, com um aumento de 14,4 cm em relação ao modelo anterior. Como destaques, o novo Volkswagen Passat Variant oferece tecnologia DCC Plus para ajuste adaptativo da suspensão.
China ainda comercializa a versão sedã do VW Passat
O novo design do modelo se aproxima bastante dos carros elétricos da marca e as principais mudanças para quem já teve um dos Passat nas versões anteriores, é na parte interna do veículo, muito mais moderno do que o de costume.
Apesar de ser comercializado apenas na versão perua na Europa, o Volkswagen Passat sedan surge como exclusividade do outro lado do mundo. O Ministério da Indústria, Informação e Tecnologia da China (MIIT) divulgou as primeiras imagens e especificações do carro da Volkswagen na versão sedan, que será vendido exclusivamente no país.
A exclusividade para o mercado chinês faz sentido, visto que, por lá, os sedãs ainda fazem sucesso entre os consumidores, figurando entre os carros mais vendidos do país. Na Europa, o Passat saiu de linha como líder entre os sedãs, mas, assim como em outros mercados, o público tem dado mais atenção aos SUVs. O modelo, na China, entrega um 1.5 turbo de 160 cv, enquanto a topo de linha entrega um 2.0 turbo de 220 cv.
História do VW Passat na indústria automotiva
Lançado na Alemanha em 1973, o carro da Volkswagen foi uma resposta da marca à necessidade de modernização frente aos concorrentes que já adotavam os motores refrigerados à água. Originado da compra da Auto Union Volkswagen em 1969, que trouxe a tecnologia de motor dianteiro e tração dianteira com o K70, o Passat deu continuidade à inovação com o modelo baseado no Audi 80.
Chegando ao Brasil em 1974, o modelo se adaptou rapidamente ao gosto nacional com seu design fastback de duas portas caracterizado por linhas retas e faróis circulares, que acompanhavam a tendência da época. Sua versão de quatro portas, apesar de mais rara, marcava a versatilidade do modelo que também ofereceu opções esportivas e luxuosas ao longo dos anos.