Volkswagen estรก prestes a revolucionar o mercado de picapes na Amรฉrica do Sul com uma nova geraรงรฃo da Amarok que promete ser inovadora, sustentรกvel e alinhada ร s necessidades locais.
A Volkswagen estรก prestes a transformar o mercado de picapes mรฉdias na Amรฉrica do Sul com a nova geraรงรฃo da Amarok.
O modelo, que chegarรก em 2027, terรก como foco a inovaรงรฃo no design, na tecnologia e na sustentabilidade, com um investimento de US$ 580 milhรตes (aproximadamente R$ 3,3 bilhรตes).
A gigante alemรฃ estรก modernizando sua fรกbrica em General Pacheco, na Argentina, para produzir um veรญculo que competirรก de forma direta com modelos renomados como Toyota Hilux e Ford Ranger.
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Cearรก nรฃo รฉ a marรฉ
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas รฉ mais econรดmica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preรงos e o que muda nas novas versรตes
-
Lucro de 17.000.000%: investidores que seguraram bitcoins desde 2011 realizam maior ganho da histรณria
O projeto, denominado Patagonia, รฉ uma aposta da montadora em se destacar em um mercado cada vez mais exigente.
Com a renovaรงรฃo, a Volkswagen busca nรฃo apenas atualizar sua linha de picapes, mas tambรฉm apresentar um modelo sustentรกvel e inovador, alinhado ร s novas demandas globais.
Para isso, a nova Amarok serรก construรญda sobre a plataforma da picape Maxus Terron, da chinesa SAIC, mas com caracterรญsticas exclusivas.
Sob a lideranรงa das equipes brasileiras, a Amarok 2027 trarรก novas motorizaรงรฃo a diesel, versรตes hรญbridas e, futuramente, possivelmente elรฉtricas, o que representa um grande avanรงo para o segmento.
O Brasil, onde o mercado de picapes representa mais de 20% das vendas totais de veรญculos, serรก um dos principais focos da Volkswagen.
A estratรฉgia da Volkswagen para a Amรฉrica do Sul
A nova Amarok serรก um modelo exclusivo para a regiรฃo sul-americana.
Ao contrรกrio da geraรงรฃo atual, que compartilha a base com a Ford Ranger em mercados globais, a nova picape terรก uma plataforma prรณpria e identidade รบnica.
A opรงรฃo pela plataforma da Maxus Terron, uma picape com 5,5 metros de comprimento, reflete a intenรงรฃo da Volkswagen de oferecer um veรญculo robusto e tecnolรณgico, ideal para as necessidades dos consumidores da regiรฃo.
A parceria com a SAIC, consolidada desde 1984, permitirรก ร Volkswagen a integraรงรฃo de tecnologias de ponta, como conectividade 5G, atualizaรงรตes over-the-air (OTA) e sistemas de assistรชncia ao motorista (ADAS), elevando a Amarok a um patamar de modernidade e competitividade.
Essas inovaรงรตes ajudarรฃo a Volkswagen a se destacar em um mercado altamente competitivo, ao mesmo tempo em que busca atender ร s expectativas dos consumidores sul-americanos, cada vez mais exigentes em termos de conectividade e sustentabilidade.
Sustentabilidade e inovaรงรฃo
A sustentabilidade serรก um dos pilares da nova Amarok.
A versรฃo hรญbrida da picape, jรก confirmada por fontes sindicais argentinas, atenderรก ร s tendรชncias globais de reduรงรฃo de emissรตes de CO2, sem abrir mรฃo da forรงa e da durabilidade que sรฃo caracterรญsticas indispensรกveis para picapes.
O design, sob a direรงรฃo do brasileiro Josรฉ Carlos Pavone, seguirรก uma linha agressiva, mantendo os elementos tradicionais da Volkswagen, como a frontal com farรณis horizontais conectados por uma barra de LED e uma grade redesenhada, mesclando robustez com modernidade.
O modelo tambรฉm serรก uma importante contribuiรงรฃo para o movimento global por veรญculos mais verdes e eficientes.
A introduรงรฃo de uma versรฃo hรญbrida e, possivelmente, elรฉtrica em um futuro prรณximo, reflete a tentativa da montadora em antecipar-se ร s demandas de um mercado em que a sustentabilidade รฉ cada vez mais valorizada.
Com isso, a Volkswagen busca se posicionar nรฃo apenas como uma marca de qualidade e inovaรงรฃo, mas tambรฉm como uma referรชncia em responsabilidade ambiental no setor automotivo.
Impacto na economia sul-americana
A decisรฃo de produzir a nova Amarok na Argentina tem grande impacto na economia local e regional.
A fรกbrica de General Pacheco, que estรก passando por uma modernizaรงรฃo de grande porte, serรก fundamental para ampliar a capacidade de produรงรฃo da Volkswagen na Amรฉrica do Sul.
Espera-se que a planta argentina produza entre 70.000 e 80.000 unidades por ano, com um aumento de 50% nas exportaรงรตes em comparaรงรฃo com o modelo atual.
Este investimento nรฃo sรณ fortalecerรก a economia da Argentina, como tambรฉm garantirรก que a Volkswagen continue a fortalecer sua posiรงรฃo no Brasil, onde a Amarok jรก tem um mercado consolidado, especialmente entre os consumidores do setor agrรญcola e rural.
Alรฉm disso, a fรกbrica estarรก preparada para produzir versรตes adaptadas da Amarok, levando em consideraรงรฃo as condiรงรตes e exigรชncias dos terrenos sul-americanos.
Testes com as unidades da Maxus Terron jรก estรฃo sendo realizados no Brasil, com foco na durabilidade em terrenos acidentados, suspensรฃo e conformidade com normas locais.
A plataforma semi-monobloco da Terron, que combina a robustez de um chassi com longarinas e a flexibilidade de elementos monobloco, รฉ um exemplo de como a plataforma foi ajustada para atender ร s necessidades da regiรฃo.
Desafios da colaboraรงรฃo com a SAIC
A parceria entre Volkswagen e SAIC รฉ um dos principais pilares do Projeto Patagonia, e foi estabelecida com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e reduzir custos.
Contudo, um dos principais desafios serรก evitar que a nova Amarok seja percebida como uma versรฃo remarcada da Maxus Terron, como aconteceu com outras marcas que enfrentaram problemas semelhantes, como a Fiat com a picape Titano.
Para garantir que isso nรฃo aconteรงa, a Volkswagen investiu em um design exclusivo, com ajustes especรญficos para o mercado sul-americano, de forma a garantir que o modelo mantenha a identidade da marca alemรฃ.
A transformaรงรฃo da Amarok em um รญcone regional, com caracterรญsticas prรณprias, serรก crucial para que a Volkswagen se posicione de maneira diferenciada no mercado competitivo das picapes mรฉdias.
O futuro da Amarok e da Volkswagen na Amรฉrica do Sul
Com a renovaรงรฃo da Amarok, a Volkswagen busca nรฃo apenas aprimorar sua linha de picapes, mas tambรฉm consolidar sua lideranรงa no mercado de veรญculos de grande porte na Amรฉrica do Sul.
A chegada da nova geraรงรฃo da Amarok, com motorizaรงรฃo hรญbrida e designs inovadores, representa um compromisso da marca com as necessidades e os desejos dos consumidores locais.
Alรฉm disso, o Projeto Patagonia coloca a Volkswagen como uma referรชncia no setor automotivo da regiรฃo, apostando na modernizaรงรฃo e no compromisso com a sustentabilidade para se manter competitiva frente a grandes nomes do mercado.
Serรก que a Volkswagen conseguirรก superar suas concorrentes e se tornar a lรญder no mercado de picapes na Amรฉrica do Sul?
Bom dia a todos.
Tive amarok por mais de 11 anos, o que observei, foi um carro confortรกvel, o que me fez ficar tanto tempo no modelo, porรฉm, com acabamentos de pรฉssima qualidade, motor de baixa durabilidade em componentes plรกsticos (cheio de plรกsticos caros e de mรก qualidade e valores abusivos) e grande desvalorizaรงรฃo em curto espaรงo de tempo.
Carro cheio de defeitos, por ter peรงas de baixa qualidade.
Ninguรฉm estรก atrรกs de tanto designe, apenas queremos durabilidade e confianรงa , prova รฉ que a mais vendida nรฃo tem tantas frescuras.
Senhores engenheiros, saiam de suas salas e perguntem aos verdadeiros clientes compradores destes veรญculos!
Nรฃo tem que ser a que mais corre, tem que ser a que mais aguenta serviรงo, mecรขnica de preรงos justos e sem dores de cabeรงa!
Perfeito, falou tudo, lรณgico q queremos conforto, mas o principal รฉ a confiabilidade na camionete e mais importante ainda รฉ uma manutenรงรฃo acessรญvel, eu tenho uma v6 a 7 anos e estou muito satisfeito, mas confesso q a manutenรงรฃo รฉ algo q pesa no bolso,, outra coisa para o Brasil seria tentar encaixar ela de alguma forma na alicota de 1,5% do IPVA um imposta extremamente caro no paรญs e sem retorno pra populaรงรฃo…
Mas estou ansioso para ver essa nova geraรงรฃo chegar. E espero q chegue com peso e disposta a mostrar o pq quem tem gosta tanto…