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Volkswagen renova Amarok no design, tecnologia e sustentabilidade

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 04/05/2025 ร s 12:56
A Volkswagen investe US$ 580 milhรตes para a nova Amarok, focada em sustentabilidade e inovaรงรฃo, com lanรงamento marcado para 2027 na Amรฉrica do Sul.
A Volkswagen investe US$ 580 milhรตes para a nova Amarok, focada em sustentabilidade e inovaรงรฃo, com lanรงamento marcado para 2027 na Amรฉrica do Sul.
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Volkswagen estรก prestes a revolucionar o mercado de picapes na Amรฉrica do Sul com uma nova geraรงรฃo da Amarok que promete ser inovadora, sustentรกvel e alinhada ร s necessidades locais.

A Volkswagen estรก prestes a transformar o mercado de picapes mรฉdias na Amรฉrica do Sul com a nova geraรงรฃo da Amarok.

O modelo, que chegarรก em 2027, terรก como foco a inovaรงรฃo no design, na tecnologia e na sustentabilidade, com um investimento de US$ 580 milhรตes (aproximadamente R$ 3,3 bilhรตes).

A gigante alemรฃ estรก modernizando sua fรกbrica em General Pacheco, na Argentina, para produzir um veรญculo que competirรก de forma direta com modelos renomados como Toyota Hilux e Ford Ranger.

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O projeto, denominado Patagonia, รฉ uma aposta da montadora em se destacar em um mercado cada vez mais exigente.

Com a renovaรงรฃo, a Volkswagen busca nรฃo apenas atualizar sua linha de picapes, mas tambรฉm apresentar um modelo sustentรกvel e inovador, alinhado ร s novas demandas globais.

Para isso, a nova Amarok serรก construรญda sobre a plataforma da picape Maxus Terron, da chinesa SAIC, mas com caracterรญsticas exclusivas.

Sob a lideranรงa das equipes brasileiras, a Amarok 2027 trarรก novas motorizaรงรฃo a diesel, versรตes hรญbridas e, futuramente, possivelmente elรฉtricas, o que representa um grande avanรงo para o segmento.

O Brasil, onde o mercado de picapes representa mais de 20% das vendas totais de veรญculos, serรก um dos principais focos da Volkswagen.

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A estratรฉgia da Volkswagen para a Amรฉrica do Sul

A nova Amarok serรก um modelo exclusivo para a regiรฃo sul-americana.

Ao contrรกrio da geraรงรฃo atual, que compartilha a base com a Ford Ranger em mercados globais, a nova picape terรก uma plataforma prรณpria e identidade รบnica.

A opรงรฃo pela plataforma da Maxus Terron, uma picape com 5,5 metros de comprimento, reflete a intenรงรฃo da Volkswagen de oferecer um veรญculo robusto e tecnolรณgico, ideal para as necessidades dos consumidores da regiรฃo.

A parceria com a SAIC, consolidada desde 1984, permitirรก ร  Volkswagen a integraรงรฃo de tecnologias de ponta, como conectividade 5G, atualizaรงรตes over-the-air (OTA) e sistemas de assistรชncia ao motorista (ADAS), elevando a Amarok a um patamar de modernidade e competitividade.

Essas inovaรงรตes ajudarรฃo a Volkswagen a se destacar em um mercado altamente competitivo, ao mesmo tempo em que busca atender ร s expectativas dos consumidores sul-americanos, cada vez mais exigentes em termos de conectividade e sustentabilidade.

A Volkswagen investe US$ 580 milhรตes para a nova Amarok, focada em sustentabilidade e inovaรงรฃo, com lanรงamento marcado para 2027 na Amรฉrica do Sul.

Sustentabilidade e inovaรงรฃo

A sustentabilidade serรก um dos pilares da nova Amarok.

A versรฃo hรญbrida da picape, jรก confirmada por fontes sindicais argentinas, atenderรก ร s tendรชncias globais de reduรงรฃo de emissรตes de CO2, sem abrir mรฃo da forรงa e da durabilidade que sรฃo caracterรญsticas indispensรกveis para picapes.

O design, sob a direรงรฃo do brasileiro Josรฉ Carlos Pavone, seguirรก uma linha agressiva, mantendo os elementos tradicionais da Volkswagen, como a frontal com farรณis horizontais conectados por uma barra de LED e uma grade redesenhada, mesclando robustez com modernidade.

O modelo tambรฉm serรก uma importante contribuiรงรฃo para o movimento global por veรญculos mais verdes e eficientes.

A introduรงรฃo de uma versรฃo hรญbrida e, possivelmente, elรฉtrica em um futuro prรณximo, reflete a tentativa da montadora em antecipar-se ร s demandas de um mercado em que a sustentabilidade รฉ cada vez mais valorizada.

Com isso, a Volkswagen busca se posicionar nรฃo apenas como uma marca de qualidade e inovaรงรฃo, mas tambรฉm como uma referรชncia em responsabilidade ambiental no setor automotivo.

Impacto na economia sul-americana

A decisรฃo de produzir a nova Amarok na Argentina tem grande impacto na economia local e regional.

A fรกbrica de General Pacheco, que estรก passando por uma modernizaรงรฃo de grande porte, serรก fundamental para ampliar a capacidade de produรงรฃo da Volkswagen na Amรฉrica do Sul.

Espera-se que a planta argentina produza entre 70.000 e 80.000 unidades por ano, com um aumento de 50% nas exportaรงรตes em comparaรงรฃo com o modelo atual.

Este investimento nรฃo sรณ fortalecerรก a economia da Argentina, como tambรฉm garantirรก que a Volkswagen continue a fortalecer sua posiรงรฃo no Brasil, onde a Amarok jรก tem um mercado consolidado, especialmente entre os consumidores do setor agrรญcola e rural.

Alรฉm disso, a fรกbrica estarรก preparada para produzir versรตes adaptadas da Amarok, levando em consideraรงรฃo as condiรงรตes e exigรชncias dos terrenos sul-americanos.

Testes com as unidades da Maxus Terron jรก estรฃo sendo realizados no Brasil, com foco na durabilidade em terrenos acidentados, suspensรฃo e conformidade com normas locais.

A plataforma semi-monobloco da Terron, que combina a robustez de um chassi com longarinas e a flexibilidade de elementos monobloco, รฉ um exemplo de como a plataforma foi ajustada para atender ร s necessidades da regiรฃo.

Desafios da colaboraรงรฃo com a SAIC

A parceria entre Volkswagen e SAIC รฉ um dos principais pilares do Projeto Patagonia, e foi estabelecida com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e reduzir custos.

Contudo, um dos principais desafios serรก evitar que a nova Amarok seja percebida como uma versรฃo remarcada da Maxus Terron, como aconteceu com outras marcas que enfrentaram problemas semelhantes, como a Fiat com a picape Titano.

Para garantir que isso nรฃo aconteรงa, a Volkswagen investiu em um design exclusivo, com ajustes especรญficos para o mercado sul-americano, de forma a garantir que o modelo mantenha a identidade da marca alemรฃ.

A transformaรงรฃo da Amarok em um รญcone regional, com caracterรญsticas prรณprias, serรก crucial para que a Volkswagen se posicione de maneira diferenciada no mercado competitivo das picapes mรฉdias.

O futuro da Amarok e da Volkswagen na Amรฉrica do Sul

Com a renovaรงรฃo da Amarok, a Volkswagen busca nรฃo apenas aprimorar sua linha de picapes, mas tambรฉm consolidar sua lideranรงa no mercado de veรญculos de grande porte na Amรฉrica do Sul.

A chegada da nova geraรงรฃo da Amarok, com motorizaรงรฃo hรญbrida e designs inovadores, representa um compromisso da marca com as necessidades e os desejos dos consumidores locais.

Alรฉm disso, o Projeto Patagonia coloca a Volkswagen como uma referรชncia no setor automotivo da regiรฃo, apostando na modernizaรงรฃo e no compromisso com a sustentabilidade para se manter competitiva frente a grandes nomes do mercado.

Serรก que a Volkswagen conseguirรก superar suas concorrentes e se tornar a lรญder no mercado de picapes na Amรฉrica do Sul?

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Clรกudio
Clรกudio
05/05/2025 08:41

Bom dia a todos.
Tive amarok por mais de 11 anos, o que observei, foi um carro confortรกvel, o que me fez ficar tanto tempo no modelo, porรฉm, com acabamentos de pรฉssima qualidade, motor de baixa durabilidade em componentes plรกsticos (cheio de plรกsticos caros e de mรก qualidade e valores abusivos) e grande desvalorizaรงรฃo em curto espaรงo de tempo.
Carro cheio de defeitos, por ter peรงas de baixa qualidade.
Ninguรฉm estรก atrรกs de tanto designe, apenas queremos durabilidade e confianรงa , prova รฉ que a mais vendida nรฃo tem tantas frescuras.
Senhores engenheiros, saiam de suas salas e perguntem aos verdadeiros clientes compradores destes veรญculos!
Nรฃo tem que ser a que mais corre, tem que ser a que mais aguenta serviรงo, mecรขnica de preรงos justos e sem dores de cabeรงa!

Joelson
Joelson
Em resposta a  Clรกudio
09/05/2025 09:50

Perfeito, falou tudo, lรณgico q queremos conforto, mas o principal รฉ a confiabilidade na camionete e mais importante ainda รฉ uma manutenรงรฃo acessรญvel, eu tenho uma v6 a 7 anos e estou muito satisfeito, mas confesso q a manutenรงรฃo รฉ algo q pesa no bolso,, outra coisa para o Brasil seria tentar encaixar ela de alguma forma na alicota de 1,5% do IPVA um imposta extremamente caro no paรญs e sem retorno pra populaรงรฃo…
Mas estou ansioso para ver essa nova geraรงรฃo chegar. E espero q chegue com peso e disposta a mostrar o pq quem tem gosta tanto…

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

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