1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen quer que seus clientes abasteçam somente com etanol: Combustível fará parte de uma iniciativa para redução do carbono na atmosfera
Tempo de leitura 3 min de leitura

Volkswagen quer que seus clientes abasteçam somente com etanol: Combustível fará parte de uma iniciativa para redução do carbono na atmosfera

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/09/2022 às 09:50
Volkswagen, etanol, combustível
Foto: reprodução www.vw.com.br

A Volkswagen, buscando a redução de carbono na atmosfera, firmou parceria com cinco empresas e dará benefícios para quem aderir ao Programa Abasteça Consciente, que utilizará o etanol como combustível

A Volkswagen do Brasil pretende fazer com que seus clientes abasteçam seus carros somente com o combustível etanol. Isso porque, a Volkswagen deu mais um passo em sua estratégia de reduzir o carbono da atmosfera. Dessa vez, a empresa firmou uma parceria com cinco empresas e estabeleceu o Programa Abasteça Consciente, que prevê benefícios a quem o aderir.

Para conseguir alcançar o seu objetivo, os carros da Volkswagen que contam com o novo aplicativo VW Play vão passar a ter acesso aos dados de emissão de carbono no celular do cliente cada vez que ele abastecer com o etanol como combustível, além do preço por km rodado.

O aplicativo desenvolvido pela Volkswagen também vai mostrar qual foi o ganho em redução de CO2 e até mesmo o equivalente em árvores, que auxiliam na redução de carbono na atmosfera. Numa solução com o Volkswagen T-Cross 200 TSI, por exemplo, o cliente que abastecer o carro 100% com o combustível etanol vai emitir 56 g/km de CO2 num trajeto de 400 km.

Mais sobre a iniciativa de utilizar o etanol como combustível

Pablo Di Si, CEO da Volkswagen, diz estar consciente que o combustível etanol não elimina totalmente a emissão de CO2, porém ele acredita que esta iniciativa seja a melhor alternativa para os países como Brasil, Índia, Indonésia e da África.

A questão também é financeira, carros 100% elétricos ainda vão demorar para serem mais baratos do que o carro com motor a combustão interna. Contudo, um déficit que surgiu no Brasil é que o combustível etanol ficou extremamente caro em relação à gasolina por conta da PEC eleitoral, instituída para favorecer o presidente Jair Bolsonaro nas eleições. Atualmente, não é vantajoso abastecer com o combustível etanol, dado que a gasolina ficou mais barata.

As empresas que firmaram parceria com a Volkswagen no programa são a Bosch, a Localiza, a Raízen (licenciada da marca Shell), a LM e a Unica (usineiros da cana-de-açúcar), além da própria VW Financial Services.

Atualmente, a frota de carros da Volkswagen no Brasil chega a 96% de carros flex, ou seja, carros habilitados a abastecerem somente com o combustível etanol. A Volkswagen estuda ainda a probabilidade de oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes através de um programa de pontos que será divulgado em breve.

Volkswagen vence licitação do BRT Rio de Janeiro; com capacidade de carregar 22 ton e 110 passageiros, superônibus de 15 metros conta com terceiro eixo, motor de 277 cv e suspensão pneumática

Os super-ônibus da maior fabricante de veículos do mundo, a Volkswagen, chegaram ao mercado para atender às necessidades das grandes cidades. A montadora alemã venceu a licitação do BRT do Rio de Janeiro e a Volkswagen Caminhões e Ônibus entregará 35 unidades até o fim do ano para transportar a população da capital fluminense.

Volksbus 22.280 ODS conta com a maior capacidade técnica do segmento, podendo levar aproximadamente 110 passageiros, em carrocerias de até 15 metros de comprimento.

Além disso, o super ônibus da Volkswagen conta com suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.

A receita de sucesso desse gigante do transporte de passageiros é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira. Isso permite ao chassi alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos