A Volkswagen, buscando a redução de carbono na atmosfera, firmou parceria com cinco empresas e dará benefícios para quem aderir ao Programa Abasteça Consciente, que utilizará o etanol como combustível
A Volkswagen do Brasil pretende fazer com que seus clientes abasteçam seus carros somente com o combustível etanol. Isso porque, a Volkswagen deu mais um passo em sua estratégia de reduzir o carbono da atmosfera. Dessa vez, a empresa firmou uma parceria com cinco empresas e estabeleceu o Programa Abasteça Consciente, que prevê benefícios a quem o aderir.
Para conseguir alcançar o seu objetivo, os carros da Volkswagen que contam com o novo aplicativo VW Play vão passar a ter acesso aos dados de emissão de carbono no celular do cliente cada vez que ele abastecer com o etanol como combustível, além do preço por km rodado.
O aplicativo desenvolvido pela Volkswagen também vai mostrar qual foi o ganho em redução de CO2 e até mesmo o equivalente em árvores, que auxiliam na redução de carbono na atmosfera. Numa solução com o Volkswagen T-Cross 200 TSI, por exemplo, o cliente que abastecer o carro 100% com o combustível etanol vai emitir 56 g/km de CO2 num trajeto de 400 km.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Mais sobre a iniciativa de utilizar o etanol como combustível
Pablo Di Si, CEO da Volkswagen, diz estar consciente que o combustível etanol não elimina totalmente a emissão de CO2, porém ele acredita que esta iniciativa seja a melhor alternativa para os países como Brasil, Índia, Indonésia e da África.
A questão também é financeira, carros 100% elétricos ainda vão demorar para serem mais baratos do que o carro com motor a combustão interna. Contudo, um déficit que surgiu no Brasil é que o combustível etanol ficou extremamente caro em relação à gasolina por conta da PEC eleitoral, instituída para favorecer o presidente Jair Bolsonaro nas eleições. Atualmente, não é vantajoso abastecer com o combustível etanol, dado que a gasolina ficou mais barata.
As empresas que firmaram parceria com a Volkswagen no programa são a Bosch, a Localiza, a Raízen (licenciada da marca Shell), a LM e a Unica (usineiros da cana-de-açúcar), além da própria VW Financial Services.
Atualmente, a frota de carros da Volkswagen no Brasil chega a 96% de carros flex, ou seja, carros habilitados a abastecerem somente com o combustível etanol. A Volkswagen estuda ainda a probabilidade de oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes através de um programa de pontos que será divulgado em breve.
Volkswagen vence licitação do BRT Rio de Janeiro; com capacidade de carregar 22 ton e 110 passageiros, superônibus de 15 metros conta com terceiro eixo, motor de 277 cv e suspensão pneumática
Os super-ônibus da maior fabricante de veículos do mundo, a Volkswagen, chegaram ao mercado para atender às necessidades das grandes cidades. A montadora alemã venceu a licitação do BRT do Rio de Janeiro e a Volkswagen Caminhões e Ônibus entregará 35 unidades até o fim do ano para transportar a população da capital fluminense.
Volksbus 22.280 ODS conta com a maior capacidade técnica do segmento, podendo levar aproximadamente 110 passageiros, em carrocerias de até 15 metros de comprimento.
Além disso, o super ônibus da Volkswagen conta com suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.
A receita de sucesso desse gigante do transporte de passageiros é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira. Isso permite ao chassi alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.