Em parceria com laboratório e universidade em Knoxville, a multinacional Volkswagen planeja aperfeiçoar seus modelos de carros elétricos com um sistema de carregamento mais autônomo e sem fio
Ao se aliar ao Oak Ridge National Laboratory (ORNL) e à Universidade do Tennessee, em Knoxville, a Volkswagen traçou novos objetivos, como minimizar as perdas e aumentar a velocidade de carregamento rápido e sem fio para as novas baterias dos seus carros elétricos. Esse levantamento do que precisaria ser aperfeiçoado, foi feito através do Volkswagen Group of America’s Innovation Hub Knoxville. Com as novas estratégias traçadas, progressos impressionantes já foram feitos, segundo um recente relatório emitido pelo grupo.
Leia também
Projeto visa aperfeiçoar a forma de recarregar bateria de carros elétricos, com carregador sem fio, em um curto período
Com esta nova parceria de pesquisa e desenvolvimento, a Volkswagen e a Universidade do Tennessee já foram capazes de dar um ‘up’ na bateria do carro elétrico e aumentar a velocidade máxima de recarregamento, através de um carregador sem fio de 6,6 kW para 120 kW.
A Volkswagen junto ao laboratório ORNL planejam expandir cada vez mais esses números, com 300 kW sendo o principal e final objetivo. Se conseguirem de fato com que chegue a 300kW, pode-se dizer que essa estimativa seria mais que o suficiente para carregar um Porsche Taycan, que possui bateria de maior capacidade, até 80%, em cerca de 10 minutos apenas.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Tempo de recarga das baterias de carros elétricos serão reduzidos em mais da metade, com a chegada dos carregadores sem fio
A comparação feita à velocidade de recarga do Taycan mediante estação de carregamento rápido é, de fato, somente um comparativo, pois a empresa e o laboratório ainda não chegaram a essa realidade, já que é muito comum haver diversas perdas no decorrer do processo.
De fato, todos sabemos que as perdas são um dos principais problemas que afligem os carregadores sem fio destinados a carros elétricos, porém, segundo a ORNL, durante os testes foi possível obter eficiência de até 98%, já que os 2% restantes de energia transmitida por meio da base sem fio são totalmente desperdiçados.
Veículos elétricos sustentáveis, para servir de exemplo a outras empresas
O Diretor do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Energia da ORNL, Xin Sun, disse que a equipe está tendo um grande prazer em trabalhar com a Volkswagen e a Universidade do Tennessee, pois isso demonstra a poderosa e ultra-eficiente tecnologia de carregamento sem fio da ORNL, através de uma grande marca agregada, que é a Volkswagen. Xin falou ainda sobre o belíssimo design de bobina eletromagnética multi-fase e eletrônica de energia, que possui um alto potencial de transferir altos níveis de energia, em um sistema totalmente compacto.
O diretor revelou que eles não se concentrarão somente em um sistema de carregamento sem fio, mas também em um sistema de desenvolvimento de componentes feitos a partir de fibras vegetais, principalmente no interior do veículo, inspirado no que foi feito pela BMW conceitual iVision Circular.
Trazer ao mercado mais carros elétricos que possam contribuir com a natureza e bem estar ambiental, pode fazer com que outros fabricantes sigam esse bom exemplo.