O Volkswagen Passat, icônico fastback que começou sua jornada na Alemanha e ganhou o coração de muitos no Brasil, teve sua produção encerrada em 1988 devido à competição com modelos mais modernos e a mudança nas preferências dos consumidores, encerrando assim uma era de inovações e adaptações no mercado automotivo.
O Volkswagen Passat, um ícone da indústria automotiva, encerrou sua produção por fatores de mercado, após uma trajetória notável que começou na Alemanha e se espalhou pelo mundo, incluindo uma passagem significativa pelo Brasil.
Lançado na Alemanha em 1973, o Volkswagen Passat foi uma resposta da marca à necessidade de modernização frente aos concorrentes que já adotavam os motores refrigerados à água. Originado da aquisição da Auto Union pela Volkswagen em 1969, que trouxe a tecnologia de motor dianteiro e tração dianteira com o K70, o Passat deu continuidade à inovação com o modelo baseado no Audi 80.
Chegando ao Brasil em 1974, o Volkswagen Passat rapidamente se adaptou ao gosto nacional
Chegando ao Brasil em 1974, o Volkswagen Passat rapidamente se adaptou ao gosto nacional com seu design fastback de duas portas, caracterizado por linhas retas e faróis circulares, que acompanhavam a tendência da época. Sua versão de quatro portas, embora mais rara, marcava a versatilidade do modelo que também ofereceu opções esportivas e luxuosas ao longo dos anos.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Motor de 1.5 L, o Passat podia alcançar de 0 a 100 km/h em 16 segundos
Equipado inicialmente com um motor de 1.5 L, o Passat podia alcançar de 0 a 100 km/h em 16 segundos, com uma velocidade máxima de 150 km/h. Versões subsequentes introduziram melhorias, incluindo a versão TS com um motor de 1.6 L e 96 cavalos, e mais tarde, motores ainda mais potentes que continuaram a evoluir até os últimos modelos produzidos.
A produção do Volkswagen Passat foi encerrada oficialmente em 2 de dezembro de 1988
A produção do Volkswagen Passat foi encerrada oficialmente em 2 de dezembro de 1988. A competição com modelos mais modernos e internos, como o Volkswagen Gol e o Santana, foi crucial para essa decisão. Apesar do fim da produção, o Passat deixou um legado duradouro, com modelos dos anos 90 tentando, mas não conseguindo, replicar o sucesso das versões anteriores.
O Volkswagen Passat não foi apenas um carro, mas um marco na evolução automotiva, tanto no Brasil quanto no mundo, demonstrando a capacidade da Volkswagen de se adaptar e inovar em um mercado competitivo.
Tive 10 Passat. Prazer em dirigir com equilíbrio encontrado em poucos carros.
Tive GTS pointer 87, ótimo carro não tinha igual para entrar e sair de uma curva, é um carro excelente! Se tivesse condições comprava um hoje!
Tive 3 ….TS1980……LS1984……Pointer 1987…..este foi pra arrasar. Carro de muita performance e dirigibilidade, suspensão para o chão e motor elástico e potente. Carro lindo !!!!👍🏻