Volkswagen apresenta o Golf GTI Edition 50, edição limitada com motor de 325 cv, tecnologias exclusivas e visual clássico para celebrar os 50 anos do esportivo.
O Golf GTI Edition 50 acaba de se consolidar como o GTI mais potente e refinado da história, marcando o cinquentenário do modelo em 2025.
Revelado durante o Nürburgring 24h, o modelo combina atualizações mecânicas, visuais e tecnológicas para celebrar meio século do icônico esportivo compacto da Volkswagen.
No coração do veículo está o motor 2.0 TSI EA888, adaptado da gama Clubsport, agora entregando 325 cv (239 kW) e 42,0 kgfm de torque — 60 cv e 50 Nm acima do Golf GTI convencional.
-
É dessa forma que latinhas de alumínio são recicladas e se transformam em panelas
-
O costume de pedir bênção aos país está chegando ao fim, e isso é um fato
-
Nova espécie gigante de sucuri é identificada na Amazônia: 6,3 metros, mais de 200 kg e diferença genética maior que entre humanos e chimpanzés
-
Procurando um carro usado? O Chevrolet Cobalt, com 563 litros de porta-malas e espaço interno de sedã médio, custa menos que um carro 0 km básico e oferece conforto, economia e manutenção acessível
A potência praticamente atinge o patamar do Golf R 20 Years de 333 cv, mantendo a tração dianteira.
Desempenho e velocidade do novo GTI
Com transmissão DSG de 7 marchas e diferencial eletrônico, o Edition 50 faz de 0 a 100 km/h em 5,5 s e atinge eletronicamente os 270 km/h (168 mph).
Desempenho 0,1 s mais rápido que o Clubsport e 0,4 s mais veloz nos 0‑200 km/h.
No Ring, a versão captou os desejos dos entusiastas: completou o lendário Nordschleife em 7 min 46 s 13, tornando-se o Golf de produção mais rápido em circuito — com tempo ajustado para 7’41″27.
Superou o recorde do Golf R de 2022 em aproximadamente 6 s no mesmo trecho.
Suspensão esportiva e pacote performance
O chassi foi rebaixado em 15 mm em relação ao GTI básico, com suspensão MacPherson dianteira e multilink traseira, além de direção progressiva e amortecimento adaptativo DCC.
Há cinco modos de condução, inclusive um especialmente orientado para pistas — como Nürburgring.
Para performance extrema, está disponível o Pacote Performance, que inclui:
- Molas mais firmes, rebaixamento adicional de 5 mm (total – 20 mm);
- Rolamentos com cambagem negativa incrementada;
- Rodas forjadas de 19″ com pneus Bridgestone Potenza Race semi-slick;
- Escapamento em titânio Akrapovič: reduz 11 kg e proporciona som esportivo.
Esses ajustes resultam em comportamento mais ágil, aumento da aderência e redução de peso total em cerca de 30 kg — com resposta nítida e foco na estabilidade em curvas.
Design exclusivo e tecnologia avançada
Mantendo a identidade tradicional do GTI, o Edition 50 apresenta:
Faixa frontal vermelha, teto e retrovisores pretos, detalhes vermelhos nas rodas de 19″;
Faróis LED Matrix com alcance de até 500 m;
Emblemas “GTI‑50” no spoiler e espelhos, além das cores exclusivas Dark Moss Green Metallic e Tornado Red.
No interior, bancos xadrez esportivos, cintos vermelhos, detalhes Racing Green, volante com logo GTI‑50 e paddle shifters.
A central multimídia traz tela de 12,9″, cockpit digital e comando de voz ChatGPT integrado — primeira aplicação dessa tecnologia em um esportivo europeu.
Produção, preço e consumo
Produzido em Wolfsburg, a fabricação começa no final de 2025.
As primeiras entregas aos consumidores estão previstas para o 1º trimestre de 2026, com preço base na Europa estimado em 55.000 € (aproximadamente R$ 348 mil).
Em termos ambientais, o consumo combinado é estimado entre 7,5 e 7,9 l/100 km, com emissão de CO₂ entre 172 e 181 g/km, enquadrando-se na classe F de eficiência.
Edições comemorativas e legado do GTI
O Edition 50 retoma a tradição da Volkswagen de edições comemorativas a cada cinco anos — como o Edition 35 (Mk6) e Edition 30 (Mk5) — acrescentando potência e preparações especiais à linha GTI.
Ao longo dos 50 anos, mais de 2,5 milhões de unidades foram produzidas em oito gerações, consolidando o GTI como um marco global.
A trajetória histórica destaca recordes como:
- Clubsport S (Mk7, 2016): 310 cv, 385 Nm, 7’49″21 no Ring;
- GTI R Mk8 (2022): 333 cv, 7’47″31 (tempo base);
- Edition 50: 325 cv, 7’46″13 (7’41″27 ajustado).
Inovações e impacto técnico do GTI Edition 50
Combinando legado esportivo e pós-modernidade, o Golf GTI Edition 50 marca um novo patamar técnico:
- Transmissão DSG com diferencial eletrônico e modos de condução otimizados;
- Pacote interno com IA de assistência por voz via ChatGPT reforça a integração digital;
- Escapamento em titânio e rodas forjadas reduzem peso e elevam dinamismo;
- Fabricação em Wolfsburg reforça tradição nacional e qualidade.
O futuro dos esportivos compactos
O GTI Edition 50 não é apenas uma celebração de aniversário: é uma afirmação de tecnologia, performance e história.
Mas, olhando para o futuro, qual das inovações presentes nesse modelo — potência extrema, direção eletrônica, IA no carro ou eficiência técnica – você acredita que moldará a próxima geração de esportivos compactos?
Quase 400k num gol tunado, não e possível que não conseguem mudar essa essência de gol
Pra Quem Serve Os Desenvolvimentos e tecnologia Dos Motores 1.0 turbo com três cilindros, que vinha alegando Atender as normas de emissões de gases???