O icônico Volkswagen Golf de oitava geração está prestes a retornar ao Brasil, colocando modelos como o Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type R em alerta. Confira os detalhes
O Volkswagen Golf GTI está comemorando seus 50 anos em 2024, um marco importante na história desse icônico modelo. As celebrações começaram na Europa logo em janeiro, com a apresentação de um facelift da oitava geração.
No entanto, a Volkswagen decidiu participar das comemorações de uma forma especial, trazendo um exemplar da lendária versão GTI ao Rock in Rio, o maior festival de música do Brasil, que tem início nesta sexta-feira, dia 13.
Lançada originalmente em 2019, a oitava geração do Volkswagen Golf é fabricada na Alemanha e na China. Com o facelift recente, o modelo ganhou atualizações importantes no design, incluindo faróis de LED mais finos, uma grade frontal reestilizada, além de novos para-choques, rodas e lanternas traseiras. Essas modificações visam manter o visual do Golf moderno e competitivo no mercado, enquanto preserva a identidade clássica do modelo.
- HB20, criado especialmente para o Brasil, chega na Argentina com motor descartado em solo brasileiro por valor milionário
- Quais os carros com motor 3 cilindros no Brasil? Revolução ou cilada? A verdade que as montadoras não contam!
- Mini picape do SUV Tucson chega ao mercado maior que Fiat Toro, com dupla embreagem e motor 2.5 turbo que oferece 285 cv de potência para conquistar o coração dos brasileiros
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
Expectativas pelo retorno do Golf GTI ao Brasil
Embora a Volkswagen não tenha confirmado oficialmente a venda do novo Golf GTI no Brasil, a presença do modelo no Rock in Rio gerou grande expectativa entre os fãs da marca e entusiastas de carros esportivos.
O retorno do Golf GTI ao país, onde foi vendido até 2020, é aguardado com ansiedade. Na Europa, o modelo é comercializado por cerca de 45 mil euros, o que, em uma conversão direta, equivale a aproximadamente 270 mil reais.
No entanto, considerando os impostos e custos de frete, o preço no Brasil dificilmente seria inferior a 300 mil reais, tornando-o um veículo premium e de nicho.
Para aqueles que se animaram com a possibilidade do retorno do Golf GTI ao Brasil, é importante ajustar as expectativas. A Volkswagen já afirmou que o exemplar trazido para o país está apenas em exibição no festival e que não há garantias de que o modelo voltará a ser vendido por aqui.
A montadora destacou que, para que isso aconteça, seria necessário que o preço fosse adequado ao mercado brasileiro, além de garantir um bom serviço de manutenção e pós-venda. Também seria essencial adaptar o carro para o combustível local, o que demanda tempo e investimentos.
Golf GTI agita o mercado de hatches esportivos
Desde que o Golf GTI saiu de linha no Brasil, o mercado de hatches esportivos ficou relativamente estagnado. Esse cenário começou a mudar no ano passado, quando as montadoras japonesas Honda e Toyota lançaram, respectivamente, o Civic Type R e o GR Corolla, ambos com propostas esportivas semelhantes. Porém, o equivalente direto da Volkswagen para competir com esses modelos seria o Golf R, uma versão ainda mais potente, com 333 cv, disponível em mercados internacionais.
O GTI, no entanto, continua sendo um dos modelos mais icônicos da linha Golf. Equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros da família EA888, o mesmo que estava presente na geração anterior e no Jetta GLI, o atual Golf GTI recebeu algumas atualizações que elevaram sua potência para impressionantes 265 cv, com um torque de 41,5 kgfm.
O câmbio, automatizado de dupla embreagem com sete marchas e banhado a óleo, oferece um desempenho ágil e esportivo, que é uma das principais características desse hot hatch.
Embora ainda seja incerto se o Golf GTI voltará ao Brasil, a presença do modelo no Rock in Rio reacendeu a esperança de muitos fãs. Aguardemos os próximos capítulos dessa história e torçamos para que o lendário hatch esportivo volte a percorrer as estradas brasileiras em um futuro próximo.