Imagine a cena: você, um entusiasta de carros, abre o capô de um Volkswagen Golf e, em vez de um motor robusto, vê um motor 1.0 Turbo! É isso mesmo, o Volkswagen Golf 1.0 Turbo, lançado em 2017, chegou para desafiar todas as expectativas, provando que tamanho não é documento. Com desempenho superior ao motor 1.6 que ele substitui, essa versão é uma revolução no segmento dos compactos, unindo potência e economia na medida certa. E para quem duvida que um Golf 1.0 possa ser divertido, este compacto surpreende em cada detalhe.
O Volkswagen Golf 1.0 Turbo, que muitos consideram uma “loucura”, não é só uma alternativa econômica, mas uma proposta totalmente inovadora no mercado de compactos. Equipado com um motor 1.0 Turbo de três cilindros e injeção direta, ele oferece potência de 125 cavalos no etanol e 116 na gasolina. Este modelo flex entrega um torque robusto de 20,4 kgfm, garantindo agilidade e respostas rápidas, ideais para um carro que pesa 1.223 kg – apenas 130 kg mais pesado que o Polo 1.0.
Essa substituição do antigo motor 1.6 aspirado pelo moderno 1.0 Turbo surpreende pela eficiência. Apesar de muitos acharem que um Golf com motor menor é uma heresia, a experiência de dirigir mostra que o Volkswagen Golf 1.0 Turbo não só atende como supera expectativas. Graças ao seu câmbio manual de seis marchas, ele alcança de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, garantindo uma relação peso-potência que só melhora a experiência ao volante.
Design e conforto interno do Volkswagen Golf 1.0 Turbo
Este modelo de entrada do Volkswagen Golf vem com itens que primam pelo conforto e segurança. No interior, a qualidade Volkswagen se faz presente: o carro traz bancos de tecido, ar-condicionado manual, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay (embora apenas com conexão via cabo), além de alças PQP para todos os passageiros. Outro destaque é o acabamento soft touch no painel e nas portas, conferindo uma sensação de sofisticação mesmo nesta versão mais básica.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
Performance e economia
Para quem busca um carro econômico e potente, o Volkswagen Golf 1.0 Turbo é um achado. Em consumo, ele é capaz de fazer até 11,5 km/l na cidade e cerca de 15 km/l na estrada com gasolina, números que impressionam para um compacto turbo. Na estrada, o modelo roda a 2.500 giros em velocidade de cruzeiro, proporcionando uma viagem tranquila e econômica.
Outro ponto que cativa é a estabilidade proporcionada pela plataforma do Golf, que é de padrão europeu. Ela garante maior segurança e uma dirigibilidade suave, mesmo em curvas mais fechadas. Para quem acha que o Polo 1.0 Turbo é uma escolha melhor, vale lembrar que o Volkswagen Golf 1.0 Turbo possui uma plataforma superior e um acabamento mais refinado.
Espaço e funcionalidade
O porta-malas do Volkswagen Golf 1.0 Turbo oferece um espaço de 312 litros, suficiente para viagens curtas e fácil de ampliar ao rebater os bancos traseiros. Em termos de conforto, o espaço interno é ideal para até cinco passageiros, embora o túnel central alto possa atrapalhar um pouco o conforto de quem vai no meio.
Para quem busca um carro de estilo, com bom desempenho e economia, o Volkswagen Golf 1.0 Turbo é uma ótima pedida. Com sua configuração única, ele combina o que há de melhor em performance e praticidade em um compacto, transformando cada viagem em uma experiência única. Em resumo, ele é a prova de que o impossível – um Golf 1.0 Turbo – se torna uma realidade fascinante.