Carro dos anos 90 mais caro que um BMW SUV? Saiba por que o Gol GTI da multinacional Volkswagen está valendo ouro no mercado de clássicos
Em 2025, o Volkswagen Gol GTI, ícone dos anos 90, está valendo ouro e atinge preços surpreendentes, com exemplares vendidos por mais de R$ 370 mil, superando até o BMW X1, um SUV de luxo zero-quilômetro. Este veículo histórico, primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, conquistou gerações e agora brilha no mercado de clássicos. Por que um hatch compacto compete com modelos premium? A combinação de raridade, nostalgia e alta demanda por peças originais impulsiona seu valor. Descubra como o Gol GTI se tornou um símbolo de exclusividade e investimento no setor automotivo brasileiro.
Um clássico da Volkswagen que virou ouro
O Gol GTI, lançado no fim dos anos 80, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica e um motor 2.0 de 120 cv que fazia o coração dos apaixonados por carros acelerar. Hoje, esse veículo é uma verdadeira relíquia. Um exemplar de 1991, anunciado pelo colecionador Reginaldo Ricardo, o famoso “Reginaldo de Campinas”, tá à venda por R$ 370 mil. Equipado com bancos Recaro, câmbio manual de cinco marchas, ele vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima.
“É oferta e procura, simples assim. O Gol GTI era o sonho de muita gente naquela época, e hoje quem não pôde comprar na juventude tá correndo atrás”, explica Reginaldo em entrevista ao UOL Carros. Ele ainda destaca que restaurar um GTI pode custar mais de R$ 300 mil, já que encontrar peças originais é quase como garimpar ouro.
-
Kymco AK550 Premium, uma maxi-scooter com visual esportivo, motor de 51 cv, painel TFT, conforto para longas viagens e tecnologia de ponta em duas rodas
-
Fim da placa padrão Mercosul? Senador propõe retorno do município e Estado nas placas de carros para reforçar a identificação e ajudar a fiscalização
-
5 carros esquecidos que podem te surpreender pelo custo-benefício, conforto, durabilidade e economia de combustível no mercado de usados
-
Ford Fiesta tem 3 versões que vão de R$ 32 mil a R$ 58 mil e rodam até 15,3 km/l com gasolina no mercado de usados
Comparação de peso: Gol GTI x BMW X1
Para ter ideia do fenômeno, o preço desse Gol GTI 1991 supera o de um BMW X1, o SUV mais vendido da categoria no Brasil em 2024, que começa em R$ 318.950, segundo a Quatro Rodas. Enquanto o X1 oferece tecnologia de ponta, o GTI conquista pelo valor emocional. “O GTI é mais que um carro, é uma memória viva dos anos 90”, diz João Silva, presidente do Clube do Gol GTI de São Paulo, em entrevista recente ao Auto Esporte.
O mercado de carros clássicos no Brasil está pegando fogo, e o Volkswagen Gol GTI é um dos protagonistas. Dados da Fenabrave mostram que o interesse por veículos antigos cresceu 15% em 2024, impulsionado por colecionadores e investidores.
Por que esse Volkswagen está tão caro?
A valorização do Gol GTI tem explicação. Primeiro, a nostalgia: quem cresceu vendo o carro nas ruas agora tem grana para realizar o sonho de infância. Segundo, a escassez de peças originais. “Cada dia que passa, tá mais difícil achar componentes como os bancos Recaro ou o painel original. Isso encarece tudo”, reforça Reginaldo.
Além disso, o mercado global de carros clássicos tá em alta. Segundo a Hagerty, empresa especializada em veículos de coleção, modelos icônicos dos anos 80 e 90 valorizaram até 30% nos últimos cinco anos. No Brasil, essa tendência é ainda mais forte por causa da conexão emocional com modelos como o Gol GTI.
Outros carros na mira dos colecionadores
O Gol GTI não tá sozinho nessa onda. Especialistas apontam que outros modelos da Volkswagen, como o Jetta GLI e o Golf GTI, também estão começando a ser disputados. Até o compacto up! TSI, que saiu de linha recentemente, já aparece em anúncios por até R$ 99 mil, conforme noticiado pelo Motor1. “Carros com apelo esportivo e história marcante tendem a virar ícones”, explica Mariana Costa, analista do mercado automotivo, em entrevista ao G1.
Vale o investimento?
Comprar um Gol GTI por esse preço é mais que adquirir um veículo; é investir em história. Mas será que compensa? Para colecionadores, sim. “Um GTI bem conservado pode valorizar ainda mais em 10 anos”, prevê Reginaldo. Já para quem busca um carro para uso diário, um BMW X1 ou outro SUV moderno pode ser mais negócio. A escolha depende do que mexe com você: tecnologia ou nostalgia.
E aí, o que achou? O Volkswagen Gol GTI está mostrando que o passado pode custar mais que o futuro. Conta pra gente nos comentários: você pagaria R$ 370 mil por esse clássico ou prefere um BMW X1 zero? Compartilhe essa matéria com aquele amigo louco por carros antigos!
Nunca vou dá 370k numa carroça dessa. Mas tem **** pra tudo.
Eu tinha esse sonho na juventude, hoje com mas de 50, era uma época que a VW era uma marca de confiança, tinha status de durabilidade e modernidade, hoje a marca se perdeu mediante tanta concorrência, e problemas de qualidade dos produtos.