Conheça os detalhes do sistema híbrido leve de 48 volts que será produzido no Brasil e promete liderar a eletrificação da Volkswagen
A Volkswagen prepara uma revolução em sua linha de veículos no Brasil com o lançamento do sistema híbrido leve de 48 volts, chamado eTSI. A partir de 2025, a montadora alemã iniciará a produção de um novo motor híbrido na fábrica de São Carlos (SP) e a montagem na plataforma MQB Hybrid em São Bernardo do Campo (SP). Esse movimento faz parte de um investimento de R$ 16 bilhões até 2028, consolidando a estratégia da Volkswagen em eletrificação no mercado nacional, de acordo com o site AutoPapo.
O Novo Motor 1.5 TSI Evo: Inovação e eficiência
O motor 1.5 TSI Evo será uma peça-chave nos híbridos da Volkswagen. Sucedendo ao atual 1.4 TSI, este novo propulsor integra a família EA211, que inclui também o motor 1.0 de três cilindros. Com atualizações importantes, o 1.5 TSI Evo promete ser mais eficiente, mesmo sem o auxílio do sistema híbrido.
Entre as inovações, destaca-se o turbocompressor de geometria variável, tecnologia já conhecida em motores diesel e em veículos de luxo importados. Esse tipo de turbina ajusta as aletas móveis para melhorar o desempenho tanto em baixas quanto em altas rotações.
-
Fiat aposenta seu motor ‘inquebrável’ capaz de rodar mais de 300 mil km! Foram 40 anos e 10 milhões de carros
-
Toyota Corolla (12ª geração) usado: saiba quais são as falhas mais citadas pelos proprietários, antes de comprar esse modelo
-
Descubra 4 ciclomotores até R$ 13 mil que não precisam de CNH A. Conheça os modelos Shineray Jet 50S, Phoenix S EFI, Watts WS50 e Bull F5 Plus NG com preços e características
-
FIAT Grand Siena 2013: saiba quanto custa manter o sedã 1.4 Attractive
Outro diferencial é o ciclo Miller, onde as válvulas de descarga permanecem abertas durante parte do ciclo de especificações, aumentando a eficiência energética. O motor também conta com a desativação ativa de cilindros, permitindo operar com apenas dois cilindros em situações de baixa demanda.
Na Europa, o motor 1.5 TSI Evo oferece 150 cv e 25,5 kgfm com gasolina. Para o Brasil, espera-se um ganho de desempenho quando for adaptado para o sistema flex.
Sistema híbrido eTSI: Tecnologia de ponta
O sistema híbrido leve eTSI da Volkswagen já equipa modelos como Golf, T-Roc, Tiguan e Passat na Europa. Combinando motores 1.0 e 1.5 turbinados, o eTSI substitui o motor de partida e o alternador por um dispositivo multifuncional que também fornece potência adicional ao motor a combustão.
Embora na Europa o sistema esteja associado ao câmbio DSG de dupla embreagem, ainda não há confirmação se essa configuração será mantida no Brasil.
Impacto no mercado brasileiro
A introdução do eTSI no Brasil marca um passo importante para a Volkswagen em sua jornada de eletrificação. Com um motor mais eficiente e um sistema híbrido leve, a expectativa é que os novos modelos não conquistem apenas os consumidores brasileiros, mas também elevem o padrão de eficiência e sustentabilidade no mercado automotivo nacional.
O lançamento dos híbridos eTSI representa a convergência de tradição e inovação, posicionando a Volkswagen na vanguarda da tecnologia automotiva no Brasil.