1. Inรญcio
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen confirma que vai produzir picape rival para a Toro no Brasil
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentรกrios 0 comentรกrios

Volkswagen confirma que vai produzir picape rival para a Toro no Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 05/03/2025 ร s 20:04
Volkswagen confirma produรงรฃo de picape inรฉdita no Brasil, com lanรงamento previsto entre 2025 e 2026. Novo modelo concorrerรก com Fiat Toro e mais!. (Imagem ilustrativa feita por IA)
Volkswagen confirma produรงรฃo de picape inรฉdita no Brasil, com lanรงamento previsto entre 2025 e 2026. Novo modelo concorrerรก com Fiat Toro e mais!. (Imagem ilustrativa feita por IA)
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
5 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Volkswagen revelou uma surpresa: vai produzir uma picape inรฉdita no Brasil para competir diretamente com a Fiat Toro, Ford Maverick e outros. O projeto, conhecido como Udara, usarรก tecnologia avanรงada e promete revolucionar o mercado de caminhonetes. O lanรงamento estรก previsto para o final de 2025 ou inรญcio de 2026, gerando grande expectativa!

A Volkswagen se prepara para um grande lanรงamento no mercado brasileiro.

Depois de muita especulaรงรฃo, a montadora finalmente confirmou que estรก desenvolvendo uma nova picape mรฉdia para rivalizar diretamente com modelos como Fiat Toro, Ford Maverick, Renault Oroch e Chevrolet Montana.

O modelo serรก produzido na unidade fabril de Sรฃo Josรฉ dos Pinhais (PR), local que recentemente celebrou a marca de 500 mil unidades fabricadas do SUV T-Cross.

A expectativa em torno dessa nova caminhonete tem sido grande, pois, atรฉ entรฃo, a Volkswagen mantinha sigilo sobre o projeto.

Batizado internamente como Udara, a picape deve ser lanรงada entre o final de 2025 e o inรญcio de 2026.

Apesar do conceito Tarok ter sido apresentado em 2018 como uma possibilidade, fontes ligadas ร  empresa descartam esse nome para a versรฃo final.

Nova picape da Volkswagen: o que se sabe atรฉ agora

A confirmaรงรฃo da nova picape veio por meio de Cรฉsar Drazul, responsรกvel pela fรกbrica da Volkswagen no Paranรก.

Durante a celebraรงรฃo da produรงรฃo de meio milhรฃo de unidades do T-Cross, ele revelou que a empresa destinarรก parte dos investimentos na planta industrial para viabilizar a nova caminhonete.

Os investimentos na fรกbrica do Paranรก tambรฉm serรฃo utilizados para a fabricaรงรฃo de uma picape inรฉdita para o mercado brasileiro e exportaรงรฃo. Serรก um modelo incrรญvel que promete revolucionar o segmento“, afirmou Drazul.

A picape serรก baseada na plataforma MQB A0, mesma utilizada nos modelos Polo, Virtus e T-Cross. Isso significa que ela compartilharรก vรกrios componentes estruturais, incluindo suspensรฃo, freios e parte da carroceria.

O objetivo da Volkswagen รฉ oferecer um veรญculo que combine dirigibilidade semelhante ร  de um SUV com a robustez de uma picape, tornando-se uma opรงรฃo atrativa tanto para o uso urbano quanto para atividades de lazer e trabalho leve.

Foto: Revista Carro

Motorizaรงรฃo ainda รฉ um mistรฉrio

Um dos pontos mais aguardados sobre a nova picape da Volkswagen รฉ o conjunto mecรขnico.

Atualmente, a montadora trabalha com motores conhecidos no mercado, como o 1.4 TSI de 150 cv e o 1.0 TSI de 128 cv.

No entanto, a tendรชncia รฉ que a nova caminhonete receba um motor eletrificado, possivelmente um sistema hรญbrido leve, substituindo gradualmente o 1.4 TSI.

Caso isso se concretize, a Volkswagen seguiria uma estratรฉgia similar ร  de outras montadoras que estรฃo eletrificando suas frotas para atender ร s novas demandas ambientais e de consumo de combustรญvel.

Jรก o 1.0 TSI, apesar de eficiente, pode nรฃo ser a opรงรฃo mais adequada para um veรญculo desse porte.

Investimentos bilionรกrios e novos projetos

A Volkswagen jรก havia anunciado um investimento de R$ 3 bilhรตes na fรกbrica de Sรฃo Josรฉ dos Pinhais, montante que serรก utilizado nรฃo apenas na produรงรฃo da nova picape, mas tambรฉm em outras iniciativas.

Entre elas, destaca-se a transferรชncia de parte da fabricaรงรฃo do Virtus para o Paranรก, o que ajudarรก a abrir espaรงo para um novo modelo na unidade de Sรฃo Bernardo do Campo (SP).

Ainda nรฃo hรก informaรงรตes sobre qual veรญculo serรก produzido na planta paulista, mas especula-se que pode ser um SUV ou atรฉ mesmo um modelo eletrificado, seguindo a tendรชncia de eletrificaรงรฃo do setor automotivo.

O desafio de competir com a Fiat Toro

A nova picape da Volkswagen entrarรก em um dos segmentos mais disputados do Brasil.

Desde seu lanรงamento, a Fiat Toro tem dominado o mercado de caminhonetes intermediรกrias, superando concorrentes como Renault Oroch e Chevrolet Montana.

Com a chegada da Ford Maverick e a tendรชncia de crescimento desse nicho, a nova aposta da Volkswagen precisarรก trazer diferenciais para conquistar os consumidores.

Um dos trunfos pode ser a qualidade construtiva da plataforma MQB A0, que oferece maior rigidez estrutural e melhor comportamento dinรขmico.

Alรฉm disso, se a Volkswagen optar por incluir uma opรงรฃo eletrificada, poderรก atrair um pรบblico interessado em eficiรชncia energรฉtica e menor consumo de combustรญvel.

Quando a picape serรก lanรงada?

Embora a Volkswagen nรฃo tenha divulgado uma data exata, a previsรฃo รฉ de que o modelo seja apresentado entre o final de 2025 e o inรญcio de 2026.

O projeto Udara estรก em estรกgio avanรงado de desenvolvimento, e os testes de rodagem devem comeรงar ainda este ano.

Os consumidores brasileiros podem esperar uma caminhonete moderna, equipada com tecnologia de ponta e projetada para atender tanto a demanda urbana quanto as necessidades de um pรบblico que busca um veรญculo versรกtil.

Resta saber se a nova picape da Volkswagen conseguirรก desbancar a Fiat Toro e ganhar seu espaรงo no mercado.

Com uma estratรฉgia bem definida, alto investimento e uma base sรณlida, a marca alemรฃ tem boas chances de brigar de igual para igual nesse segmento altamente competitivo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentรกrios
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adorarรญamos sua opniรฃo sobre esse assunto, comente!x