1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen choca o mercado com seu novo caminhão: cavalo mecânico impressiona! Modelo Constellation 4×2 vem com motor D26 de 480 cv, torque de 2.400 Nm e transmissão automatizada de 12 velocidades
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Volkswagen choca o mercado com seu novo caminhão: cavalo mecânico impressiona! Modelo Constellation 4×2 vem com motor D26 de 480 cv, torque de 2.400 Nm e transmissão automatizada de 12 velocidades

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 03/10/2024 às 07:25
Volkswagen inova mais uma vez com sua nova linha de caminhões Constellation 2025, trazendo potência, tecnologia e sustentabilidade. (Imagem/ Divulgação)
Volkswagen inova mais uma vez com sua nova linha de caminhões Constellation 2025, trazendo potência, tecnologia e sustentabilidade. (Imagem/ Divulgação)

Volkswagen abala mercado de transportes com o lançamento da linha de caminhões 2025. O Constellation 20.480 4×2, com motor de 480 cv e torque de 2.400 Nm, promete revolucionar o segmento.

O novo caminhão Constellation 20.480 4×2 promete ser uma verdadeira revolução no segmento.

Com potência de sobra, alta capacidade de tração e inovações tecnológicas, este modelo promete atrair a atenção de frotistas e motoristas pelo Brasil afora. E o melhor de tudo? A montadora não para por aí. Tem muito mais por vir.

O Constellation 20.480 4×2 é uma das grandes apostas da Volkswagen para o ano de 2025.

Equipado com um motor D26 de 13 litros, que oferece 480 cavalos de potência e um impressionante torque de 2.400 Nm, o modelo se destaca não apenas pelo desempenho, mas também pela sofisticação tecnológica.

A transmissão automatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades é outro atrativo que coloca o Constellation entre os cavalos mecânicos mais potentes disponíveis no mercado brasileiro.

Com esses atributos, a Volkswagen se posiciona com força no competitivo segmento de caminhões pesados.

Volkswagen inova mais uma vez com sua nova linha de caminhões Constellation 2025, trazendo potência, tecnologia e sustentabilidade. (Imagem/ Divulgação)
Volkswagen inova mais uma vez com sua nova linha de caminhões Constellation 2025, trazendo potência, tecnologia e sustentabilidade. (Imagem/ Divulgação)

Um motor potente e tecnologia de ponta

Tanto o motor quanto a transmissão utilizados no Constellation são os mesmos que equipam a linha Meteor da marca.

O modelo também impressiona pelo chassi robusto e pelo entre-eixos de 3.600 mm, o que o torna uma escolha ideal para quem precisa transportar grandes volumes de carga.

Segundo a Volkswagen, o veículo é adequado para uma ampla variedade de implementos rodoviários, o que aumenta ainda mais sua versatilidade.

Além disso, o cavalo mecânico se destaca com um PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 56 toneladas.

De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Constellation 4×2 tem grande potencial para conquistar o segmento de transporte de veículos zero quilômetro, como aqueles usados por cegonheiros.

Potência e praticidade para várias aplicações

Hoje, a Volkswagen já oferece opções que suportam um PBTC de até 45 toneladas com caminhões 4×2 e de 58,5 toneladas para modelos 6×2.

No entanto, o Constellation 4×2 se posiciona como uma alternativa intermediária altamente eficiente.

Conforme Alouche, a marca já alcançou 18% de participação no mercado de caminhões pesados com motores de 13 litros e potência acima de 420 cv, consolidando sua presença entre os principais concorrentes.

Ele também mencionou que há possibilidade de futuras versões do Meteor 4×2 com maior potência, dependendo da demanda do mercado.

Entre os itens de série do Constellation, estão o freio motor auxiliar de 428 cavalos, além de dois tanques de alumínio com capacidade para 470 litros de diesel cada.

A suspensão pneumática integral com quatro bolsões de ar ajustáveis garante ainda mais eficiência nas operações de carga e descarga, ajustando-se à altura do implemento.

InformaçãoDetalhes
ModeloConstellation 20.480 4×2
MotorD26 de 13 litros
Potência480 cavalos
Torque2.400 Nm
TransmissãoAutomatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades
Entre eixos3.600 mm
PBTC (Peso Bruto Total Combinado)56 toneladas
Freio motor auxiliar428 cavalos
Tanques de combustível2 tanques de alumínio de 470 litros cada
Suspensão pneumáticaIntegral, com quatro bolsões de ar ajustáveis
ChassiCompartilhado com a família Meteor

Volkswagen: inovações no segmento pesado

Na linha pesada, a Volkswagen continua inovando. Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da marca, destacou que os modelos Meteor 29.530 6×4 e Meteor 28.480 6×2 agora podem ser equipados com freios retarder opcionais de 1.225 cv de potência de frenagem.

Além disso, esses modelos foram projetados para tracionar semirreboques com quatro eixos e composições de até 58,5 toneladas de PBTC, atendendo à regulamentação Contran 882/21. Isso se traduz em maior capacidade de tração, durabilidade e menor custo de manutenção.

A Volkswagen também aplicou reforços em componentes essenciais, como diferenciais, rolamentos e planetárias, aumentando a vida útil dos caminhões e tornando-os mais competitivos em termos de custo-benefício.

A linha e-Delivery e o futuro dos caminhões elétricos

No segmento de caminhões elétricos, a Volkswagen não fica para trás. A nova geração do e-Delivery promete ser uma solução sustentável e altamente eficiente para o transporte de cargas.

O modelo 2025 vem com motor elétrico de 280 kW, que entrega 7% a mais de torque e um CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 15 toneladas.

A autonomia também aumentou em 16%, tornando o e-Delivery uma opção cada vez mais atrativa para as operações urbanas.

Com a redução da tara, a capacidade de carga útil foi ampliada para 6,3 toneladas, enquanto o tempo de recarga foi otimizado, permitindo atingir 80% da carga em apenas uma hora.

Tecnologia embarcada: uma nova era com o pacote Highline

A Volkswagen também está de olho no futuro da tecnologia embarcada.

A partir de 2025, toda a linha de caminhões da marca contará com o pacote Highline, que inclui um painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas e até 80 funcionalidades, como avaliação de desempenho do motorista e controle da altura da suspensão pneumática.

Além disso, o sistema multimídia oferece mais 30 funcionalidades, tornando a condução muito mais prática e segura.

Outro destaque é o aplicativo VWCOnnect, que coloca literalmente o controle do caminhão na palma da mão.

Através do celular, o motorista pode ligar e desligar o veículo, além de acessar informações em tempo real sobre o status do caminhão e até mesmo acionar o ChameVolks para assistência técnica.

Com tantas inovações, fica a pergunta: será que a Volkswagen está prestes a dominar o mercado de caminhões no Brasil com sua linha 2025? O que você acha das novas tecnologias e inovações da marca? Comente sua opinião!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x