Volkswagen abala mercado de transportes com o lançamento da linha de caminhões 2025. O Constellation 20.480 4×2, com motor de 480 cv e torque de 2.400 Nm, promete revolucionar o segmento.
O novo caminhão Constellation 20.480 4×2 promete ser uma verdadeira revolução no segmento.
Com potência de sobra, alta capacidade de tração e inovações tecnológicas, este modelo promete atrair a atenção de frotistas e motoristas pelo Brasil afora. E o melhor de tudo? A montadora não para por aí. Tem muito mais por vir.
O Constellation 20.480 4×2 é uma das grandes apostas da Volkswagen para o ano de 2025.
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
Equipado com um motor D26 de 13 litros, que oferece 480 cavalos de potência e um impressionante torque de 2.400 Nm, o modelo se destaca não apenas pelo desempenho, mas também pela sofisticação tecnológica.
A transmissão automatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades é outro atrativo que coloca o Constellation entre os cavalos mecânicos mais potentes disponíveis no mercado brasileiro.
Com esses atributos, a Volkswagen se posiciona com força no competitivo segmento de caminhões pesados.
Um motor potente e tecnologia de ponta
Tanto o motor quanto a transmissão utilizados no Constellation são os mesmos que equipam a linha Meteor da marca.
O modelo também impressiona pelo chassi robusto e pelo entre-eixos de 3.600 mm, o que o torna uma escolha ideal para quem precisa transportar grandes volumes de carga.
Segundo a Volkswagen, o veículo é adequado para uma ampla variedade de implementos rodoviários, o que aumenta ainda mais sua versatilidade.
Além disso, o cavalo mecânico se destaca com um PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 56 toneladas.
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Constellation 4×2 tem grande potencial para conquistar o segmento de transporte de veículos zero quilômetro, como aqueles usados por cegonheiros.
Potência e praticidade para várias aplicações
Hoje, a Volkswagen já oferece opções que suportam um PBTC de até 45 toneladas com caminhões 4×2 e de 58,5 toneladas para modelos 6×2.
No entanto, o Constellation 4×2 se posiciona como uma alternativa intermediária altamente eficiente.
Conforme Alouche, a marca já alcançou 18% de participação no mercado de caminhões pesados com motores de 13 litros e potência acima de 420 cv, consolidando sua presença entre os principais concorrentes.
Ele também mencionou que há possibilidade de futuras versões do Meteor 4×2 com maior potência, dependendo da demanda do mercado.
Entre os itens de série do Constellation, estão o freio motor auxiliar de 428 cavalos, além de dois tanques de alumínio com capacidade para 470 litros de diesel cada.
A suspensão pneumática integral com quatro bolsões de ar ajustáveis garante ainda mais eficiência nas operações de carga e descarga, ajustando-se à altura do implemento.
Informação | Detalhes |
---|---|
Modelo | Constellation 20.480 4×2 |
Motor | D26 de 13 litros |
Potência | 480 cavalos |
Torque | 2.400 Nm |
Transmissão | Automatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades |
Entre eixos | 3.600 mm |
PBTC (Peso Bruto Total Combinado) | 56 toneladas |
Freio motor auxiliar | 428 cavalos |
Tanques de combustível | 2 tanques de alumínio de 470 litros cada |
Suspensão pneumática | Integral, com quatro bolsões de ar ajustáveis |
Chassi | Compartilhado com a família Meteor |
Volkswagen: inovações no segmento pesado
Na linha pesada, a Volkswagen continua inovando. Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da marca, destacou que os modelos Meteor 29.530 6×4 e Meteor 28.480 6×2 agora podem ser equipados com freios retarder opcionais de 1.225 cv de potência de frenagem.
Além disso, esses modelos foram projetados para tracionar semirreboques com quatro eixos e composições de até 58,5 toneladas de PBTC, atendendo à regulamentação Contran 882/21. Isso se traduz em maior capacidade de tração, durabilidade e menor custo de manutenção.
A Volkswagen também aplicou reforços em componentes essenciais, como diferenciais, rolamentos e planetárias, aumentando a vida útil dos caminhões e tornando-os mais competitivos em termos de custo-benefício.
A linha e-Delivery e o futuro dos caminhões elétricos
No segmento de caminhões elétricos, a Volkswagen não fica para trás. A nova geração do e-Delivery promete ser uma solução sustentável e altamente eficiente para o transporte de cargas.
O modelo 2025 vem com motor elétrico de 280 kW, que entrega 7% a mais de torque e um CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 15 toneladas.
A autonomia também aumentou em 16%, tornando o e-Delivery uma opção cada vez mais atrativa para as operações urbanas.
Com a redução da tara, a capacidade de carga útil foi ampliada para 6,3 toneladas, enquanto o tempo de recarga foi otimizado, permitindo atingir 80% da carga em apenas uma hora.
Tecnologia embarcada: uma nova era com o pacote Highline
A Volkswagen também está de olho no futuro da tecnologia embarcada.
A partir de 2025, toda a linha de caminhões da marca contará com o pacote Highline, que inclui um painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas e até 80 funcionalidades, como avaliação de desempenho do motorista e controle da altura da suspensão pneumática.
Além disso, o sistema multimídia oferece mais 30 funcionalidades, tornando a condução muito mais prática e segura.
Outro destaque é o aplicativo VWCOnnect, que coloca literalmente o controle do caminhão na palma da mão.
Através do celular, o motorista pode ligar e desligar o veículo, além de acessar informações em tempo real sobre o status do caminhão e até mesmo acionar o ChameVolks para assistência técnica.
Com tantas inovações, fica a pergunta: será que a Volkswagen está prestes a dominar o mercado de caminhões no Brasil com sua linha 2025? O que você acha das novas tecnologias e inovações da marca? Comente sua opinião!