Retorno triunfal do VW Gol: Volkswagen prepara Gol SUV para abalar o mercado e desafia a Hyundai.
A Volkswagen, montadora alemã e uma das principais fabricantes de veículos do mundo, está planejando o super lançamento de um carro popular amado pelos brasileiros, no caso, a volta do VW Gol SUV, e promete colocar medo em sua concorrente, Hyundai, ameaçando as vendas do HB20.
Volkswagen aplicará mudanças e pretende lançar um Gol SUV ao mercado automotivo
O mercado de veículos é um dos mais acirrados atualmente, devido à grande quantidade de montadoras e os incontáveis modelos, para agradar a todos os gostos, e por conta disso as empresas precisam estar sempre em busca de novidades para atrair os clientes.
A Volkswagen, reconhecida por seu legado no mercado automotivo brasileiro, está se reinventando com um plano audacioso: trazer de volta o icônico Volkswagen Gol. Este modelo, carregado de nostalgia e ainda presente nas ruas do Brasil, está prestes a sofrer uma transformação significativa. Segundo informações recentes, a montadora alemã planeja ‘reimaginar’ o Gol como um SUV de entrada, um movimento estratégico que promete agitar o mercado automotivo.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
De acordo com fontes do setor, a Volkswagen tem planos de implementar a nova tecnologia VW246 no recém-projetado veículo. A previsão é que o novo Volkswagen Gol SUV entre em produção em 2025 na fábrica de Taubaté, em São Paulo. Ainda sem um nome definitivo, o modelo faz parte do ambicioso plano de investimentos da Volkswagen em tecnologias híbridas para o mercado nacional.
Esta notícia representa um potencial desafio para a Hyundai, cujo modelo HB20 é atualmente um dos SUVs preferidos dos consumidores brasileiros e frequentemente figura entre os mais vendidos do país. Com a introdução do Volkswagen Gol SUV, a montadora alemã, que já possui uma reputação sólida e bem estabelecida no Brasil, pode causar um impacto significativo nas vendas da Hyundai. A Volkswagen, portanto, parece estar se posicionando não apenas para reviver um clássico, mas para redefinir a competição no segmento de SUVs no Brasil.
Novo Volkswagen Gol SUV pode suportar uma base MQB A0
O novo VW Gol SUV começou a ter peças protótipo de estamparia externa e acabamento interno sendo produzidos por fornecedores especializados, dentro e fora do Brasil. A ideia é ter um protótipo ainda este ano.
Componentes estampados em aço, como para-lamas, capô e tampa do porta-malas, já estão prontos. Eles serão exclusivos do projeto, que aproveitará colunas A e B, teto e portas laterais de outros dois produtos já vendidos pela VW no Brasil, o Polo e o Nivus. Isso indica que o Volkswagen Gol SUV herdará a plataforma MQB A0 de ambos, além do entre-eixos de 2,56 metros.
A confecção desses componentes é realizada em caráter artesanal, visto que não há ferramenta na empresa disponível ainda para isso. Daí a contratação de fornecedores especializados. Elas desenvolvem peças nos parâmetros estabelecidos virtualmente, para que possam ser aplicados aos protótipos e servir para gerar os moldes de estamparia em série.
Novo Volkswagen Gol SUV deve contar com 116 cavalos de potência
No segundo semestre do próximo ano, a montadora deve fazer a revelação do nome e do visual do projeto aos moldes do Renault Kardian. Embora o apelido interno do novo VW Gol, não é garantido que este nome seja aproveitado. Com cerca de 4,13 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o Gol SUV será um rival, também, do Fiat Pulse, entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Ao Nivus, cabe concorrer a uma faixa de até R$ 150 mil.
Desta forma, o projeto do novo Volkswagen Gol deve ser vendido com duas calibrações diferentes do motor 1.0 TSI três-cilindros 12V turbo flex com injeção direta da família EA211: a primeira, de 109 cavalos de potência com gasolina e 116 cavalos com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque, vinda do polo. A segunda, de 116 cavalos com gasolina e 128 cavalos com etanol sendo 20,4 kgfm, herdada do Nivus, Virtus e T-Cross.