1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen Brasília: o belo hatch que teve a sua trajetória encerrada por causa de um fator
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 21 comentários

Volkswagen Brasília: o belo hatch que teve a sua trajetória encerrada por causa de um fator

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 27/04/2024 às 10:58
Volkswagen Brasília: o belo hatch que teve a sua trajetória encerrada por causa de um fator
Volkswagen Brasília 1974 Foto: Eduardo Sauner/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Volkswagen Brasília, um ícone dos carros hatch no Brasil, teve uma trajetória marcante desde o seu lançamento na década de 70 até o seu encerramento na década de 80. Hoje, exploramos a história deste veículo que combinava design, praticidade e uma robustez herdada do lendário Fusca.

Lançada em 1973, a Volkswagen Brasília foi uma resposta da montadora alemã aos crescentes desafios do mercado automotivo brasileiro. Desenhada para ser compacta, econômica e prática, a Brasília foi desenvolvida sob a direção do então presidente da Volkswagen no Brasil, que visava criar um sucessor digno para o Fusca.

Com um design moderno para a época, a Brasília se destacava por suas linhas harmoniosas e a dianteira em forma de cunha com quatro faróis circulares. Sua configuração oferecia um excelente espaço interno e dois porta-malas que juntos somavam 339 litros, característica que maximizava sua praticidade para o uso familiar. Apesar de suas dimensões compactas, o modelo conseguia acomodar confortavelmente cinco adultos, um feito notável para um carro de seu tamanho.

Equipada com um motor 1600 refrigerado a ar, similar ao do Volkswagen Fusca

YouTube Video

A Volkswagen Brasília foi equipada com um motor boxer de 1.6 litros refrigerado a ar, característico dos modelos Volkswagen dessa era, como o Fusca e a Kombi. Este motor, conhecido por sua durabilidade e baixa manutenção, tinha uma configuração de quatro cilindros opostos horizontalmente, que contribuía para um centro de gravidade mais baixo e melhor distribuição de peso, oferecendo assim uma dirigibilidade mais estável.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Este motor era capaz de produzir 60 cavalos de potência e 12 kgf.m de torque a 3.000 RPM, fornecendo uma performance considerada adequada para as necessidades diárias da época. A Brasília também contava com uma versão de dupla carburação, que aumentava sua potência para 65 cavalos, melhorando o desempenho sem comprometer significativamente o consumo de combustível.

O motor boxer também era conhecido pelo seu som característico e pela facilidade de manutenção, com uma configuração que permitia fácil acesso aos componentes principais. Este tipo de motor contribuiu para o sucesso da Brasília no mercado brasileiro, oferecendo uma combinação equilibrada de confiabilidade, eficiência e custo-benefício, elementos que eram altamente valorizados pelos consumidores da época.

Além disso, a configuração refrigerada a ar eliminava a necessidade de um sistema de radiador, reduzindo a complexidade e o potencial de superaquecimento, o que era particularmente vantajoso nas variadas condições climáticas do Brasil. Essa característica fazia do motor da Brasília uma opção robusta para as estradas brasileiras, frequentemente marcadas por altas temperaturas e terrenos desafiadores.

Apesar do sucesso inicial, a trajetória da Brasília foi interrompida em 1982

Apesar do sucesso inicial, a trajetória da Volkswagen Brasília foi interrompida em 1982, predominantemente devido à intensa competição interna com o Volkswagen Gol, um modelo mais novo e moderno, que começou a dominar as preferências do mercado. O Gol oferecia características atualizadas que melhor atendiam às novas demandas dos consumidores, o que gradualmente marginalizou a Brasília do mercado.

Volkswagen Brasília deixou uma marca indelével na indústria automotiva brasileira

A Volkswagen Brasília não apenas deixou uma marca indelével na indústria automotiva brasileira como também nos corações de muitos que a possuíram. Ela exemplifica uma era de inovação e adaptação da Volkswagen ao mercado brasileiro, e mesmo após o fim de sua produção, permanece um símbolo querido de uma época significativa na história automotiva do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
21 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ayrton
Ayrton
01/10/2024 14:10

Tive desde a primeira Brasília, em out/73, depois dessa uma 76, 77, 78, 80 e a última 82! Nenhuma delas vazava óleo, como comentaram! A 73 preparei o motor depois de algum tempo, e andava muito bem! Saudades das Brasilias!

Fabiana
Fabiana
04/05/2024 18:38

Eu tenho uma Brasília ano 1978.

Tenho a 20 anos .
E tenho maior carinho ❤️ por ela.

Fábio Luis Faria
Fábio Luis Faria
03/05/2024 05:04

Foi o meu primeiro carro, uma 79, que comprei no dia 01/01/1988. Uma máquina… Eu morava em Pirajui/SP e fui passear em Brasília/DF… Boas lembranças…

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x