A Volkswagen Brasília, um ícone dos carros hatch no Brasil, teve uma trajetória marcante desde o seu lançamento na década de 70 até o seu encerramento na década de 80. Hoje, exploramos a história deste veículo que combinava design, praticidade e uma robustez herdada do lendário Fusca.
Lançada em 1973, a Volkswagen Brasília foi uma resposta da montadora alemã aos crescentes desafios do mercado automotivo brasileiro. Desenhada para ser compacta, econômica e prática, a Brasília foi desenvolvida sob a direção do então presidente da Volkswagen no Brasil, que visava criar um sucessor digno para o Fusca.
Com um design moderno para a época, a Brasília se destacava por suas linhas harmoniosas e a dianteira em forma de cunha com quatro faróis circulares. Sua configuração oferecia um excelente espaço interno e dois porta-malas que juntos somavam 339 litros, característica que maximizava sua praticidade para o uso familiar. Apesar de suas dimensões compactas, o modelo conseguia acomodar confortavelmente cinco adultos, um feito notável para um carro de seu tamanho.
Equipada com um motor 1600 refrigerado a ar, similar ao do Volkswagen Fusca
A Volkswagen Brasília foi equipada com um motor boxer de 1.6 litros refrigerado a ar, característico dos modelos Volkswagen dessa era, como o Fusca e a Kombi. Este motor, conhecido por sua durabilidade e baixa manutenção, tinha uma configuração de quatro cilindros opostos horizontalmente, que contribuía para um centro de gravidade mais baixo e melhor distribuição de peso, oferecendo assim uma dirigibilidade mais estável.
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Este motor era capaz de produzir 60 cavalos de potência e 12 kgf.m de torque a 3.000 RPM, fornecendo uma performance considerada adequada para as necessidades diárias da época. A Brasília também contava com uma versão de dupla carburação, que aumentava sua potência para 65 cavalos, melhorando o desempenho sem comprometer significativamente o consumo de combustível.
O motor boxer também era conhecido pelo seu som característico e pela facilidade de manutenção, com uma configuração que permitia fácil acesso aos componentes principais. Este tipo de motor contribuiu para o sucesso da Brasília no mercado brasileiro, oferecendo uma combinação equilibrada de confiabilidade, eficiência e custo-benefício, elementos que eram altamente valorizados pelos consumidores da época.
Além disso, a configuração refrigerada a ar eliminava a necessidade de um sistema de radiador, reduzindo a complexidade e o potencial de superaquecimento, o que era particularmente vantajoso nas variadas condições climáticas do Brasil. Essa característica fazia do motor da Brasília uma opção robusta para as estradas brasileiras, frequentemente marcadas por altas temperaturas e terrenos desafiadores.
Apesar do sucesso inicial, a trajetória da Brasília foi interrompida em 1982
Apesar do sucesso inicial, a trajetória da Volkswagen Brasília foi interrompida em 1982, predominantemente devido à intensa competição interna com o Volkswagen Gol, um modelo mais novo e moderno, que começou a dominar as preferências do mercado. O Gol oferecia características atualizadas que melhor atendiam às novas demandas dos consumidores, o que gradualmente marginalizou a Brasília do mercado.
Volkswagen Brasília deixou uma marca indelével na indústria automotiva brasileira
A Volkswagen Brasília não apenas deixou uma marca indelével na indústria automotiva brasileira como também nos corações de muitos que a possuíram. Ela exemplifica uma era de inovação e adaptação da Volkswagen ao mercado brasileiro, e mesmo após o fim de sua produção, permanece um símbolo querido de uma época significativa na história automotiva do país.
Verdadeiro lixo barulhento cheirando gasolina o tempo todo,motor vazava oleo a partir de 20 mil km, e perdia compressao com 50 mil uma grande m. Sabe como sei disso trabalhei com esses lixos de vw a ar desde os 18 anos.
Realmente uma ****, a minha guspia óleo para todo lado…era uma zona só.!!
Um marco da indústria, tinha suas particularidades negativas, mas as positivas superavam em muito o veículo, aqui faltou salientar a versão 4 portas. O carro foi exportado para diversos países e foram fabricadas mais de 1 milhão de unidades, uma marca que não era para qualquer um naquela época