1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen Brasília: o belo hatch brasileiro que teve a sua trajetória encerrada por causa de um fator
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Volkswagen Brasília: o belo hatch brasileiro que teve a sua trajetória encerrada por causa de um fator

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 21/03/2024 às 11:32
Volkswagen Brasília o belo hatch brasileiro que teve a sua trajetória encerrada por causa de um fator
Foto: Divulgação/Volkswagen Brasília

A Volkswagen Brasília, um ícone automotivo brasileiro dos anos 70, teve sua produção encerrada devido à evolução do mercado e à concorrência interna, marcando o fim de uma era para a montadora alemã no Brasil.

Lançada em 1973, a Volkswagen Brasília surgiu como uma alternativa moderna e compacta ao Fusca, conquistando o mercado brasileiro com seu design inovador e funcionalidade. Com um motor 1600 refrigerado a ar, a Brasília era conhecida por seu espaço interno surpreendentemente amplo e sua robustez, características que a tornaram popular entre os consumidores brasileiros.

Durante sua trajetória, a Brasília passou por diversas atualizações estéticas e mecânicas, incluindo uma versão com quatro portas, destinada principalmente à exportação. Em 1980, a montadora tentou inovar com uma versão a álcool, buscando adaptar-se à crise energética da época, mas o modelo não alcançou o sucesso esperado devido ao seu desempenho insuficiente e consumo elevado.

Motor do Volkswagen Brasília e consumo

O Volkswagen Brasília era equipado com um motor 1600 refrigerado a ar, de 4 cilindros opostos, que produzia 60 cavalos de potência e 12 kgf.m de torque, proporcionando um desempenho respeitável para a época. Este motor, característico por sua robustez e confiabilidade, também era conhecido por seu consumo ‘diferente’, chegando a 9,5 km por litro.

Contudo, a versão a álcool introduzida em 1980, apesar de ser uma resposta à demanda por combustíveis alternativos, acabou não sendo bem-sucedida devido ao seu consumo elevado e ao desempenho inferior comparado à versão a gasolina.

Declínio nas vendas da Volkswagen Brasília

O declínio nas vendas da Volkswagen Brasília começou no final da década de 70, acelerado pela chegada de modelos mais modernos e eficientes, como o Volkswagen Gol. Em 1982, a produção da Brasília foi oficialmente encerrada, encerrando assim a jornada de um dos modelos mais emblemáticos da Volkswagen no Brasil.

A Volkswagen Brasília deixa um legado de inovação e adaptabilidade, refletindo as mudanças do mercado automotivo e as demandas dos consumidores ao longo de sua existência. Sua história é um testemunho da evolução da indústria automobilística no Brasil e da capacidade da Volkswagen de criar veículos que atendam às necessidades de seus clientes.

Porque o carro se chama Brasília e onde mais foi vendido?

Porque o carro se chama Brasília e onde mais foi vendido?

A história do Volkswagen Brasília é marcada por inovações e um legado que transcende as fronteiras do Brasil. O motor, situado na parte traseira, caracterizava o design do Brasília e era parte essencial de sua identidade, combinando praticidade e performance. Nomeado em homenagem à capital brasileira, o carro simboliza a sinergia entre a Volkswagen e o Brasil, refletindo o espírito e a cultura nacionais.

Criado pelo designer Márcio Piancastelli, o Brasília se destacou pelo seu estilo e funcionalidade, sendo fruto de uma meticulosa jornada de design que durou três anos. A produção deste emblemático carro perdurou até 1982, encerrando uma era de destaque no cenário automobilístico brasileiro.

A Volkswagen Brasília não se limitou ao mercado brasileiro; foi exportado para países como México, Nigéria, Filipinas, Venezuela, Bolívia, Chile, e Portugal, demonstrando sua aceitação e popularidade em diversos mercados globais. Essa presença internacional sublinha a importância do Brasília como um veículo que marcou época, deixando um legado duradouro na história automotiva.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x