“Os carros elétricos são o futuro, mas o passado ainda não acabou”, disse Arno Antlitz, segundo o chefe financeiro da Volkswagen!
Apesar da pressão pelo mercado de carros elétricos, a Volkswagen aposta em um futuro híbrido, mantendo investimentos significativos em motores a combustão. Em um movimento que segue a linha de outras grandes montadoras, como Toyota, Subaru, Honda, Mercedes-Benz, Renault e Geely, a Volkswagen anunciou que não vai abandonar os motores a combustão. Embora a eletrificação continue sendo uma prioridade, a marca alemã vê espaço para melhorar esses propulsores e mantê-los competitivos no mercado, de acordo com autopapo.
Combustão e eletrificação: duas frentes de investimento
A Volkswagen reafirma seu compromisso com os motores a combustão, mesmo em um momento de transição para veículos elétricos. Segundo o chefe financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, dois terços do orçamento da empresa serão destinados à eletrificação da frota, enquanto o terço restante será investido em manter os carros a combustão competitivos. “Os carros elétricos são o futuro, mas o passado ainda não acabou”, disse Antlitz em entrevista ao portal Automotive News Europe.
Esta decisão vem após uma série de desafios enfrentados pela Volkswagen com os veículos elétricos na Europa, onde a competição acirrada e a redução de incentivos governamentais dificultaram as vendas. Para superar esses obstáculos, a Volkswagen está desenvolvendo novas plataformas mais eficientes e firmou uma parceria estratégica com a chinesa Xpeng.
-
Moto 0km de menos de R$ 10 mil tem motor de 109,7 cc, faz até 65 km/l e se torna a 5° mais vendida do Brasil; conheça a Mottu Sport 110i
-
Nissan Sentra 2026 surge com novo design agressivo, lanternas em peça única, motor híbrido de 136 cv e versão aspirada 1.6 de 135 cv para enfrentar Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze
-
Honda ressuscita modelo com motor híbrido do Civic, câmbio manual ‘de mentira’ e toques do Type-R para enfrentar Toyota GR86 e Subaru BRZ; conheça o novo Honda Prelude
-
A cilada de R$ 52 mil? A Honda NX500 tem preço sugerido de R$ 45 mil, mas as lojas cobram muito mais pela sucessora da CB500X
Híbridos e plug-in: o melhor dos dois mundos
A Volkswagen não só continuará a investir em motores a combustão, mas também promete ampliar sua linha de modelos híbridos, tanto tradicionais quanto plug-in. Esta estratégia híbrida visa oferecer ao consumidor a flexibilidade de escolher entre combustíveis fósseis e energia elétrica, dependendo da necessidade e conveniência.
Ironicamente, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, havia descrito os motores a combustão como “tecnologia obsoleta” em 2023. No entanto, a empresa está agora reservando €60 bilhões (cerca de R$ 342 bilhões) para essa mesma tecnologia. Este investimento significativo reflete a confiança da Volkswagen de que ainda há muito potencial para ser explorado nos motores a combustão.
Perspectivas para o mercado brasileiro com motores a combustão
No Brasil, a Volkswagen confirmou a produção local de modelos híbridos flex no curto prazo e prevê lançar um modelo elétrico em 2027 ou 2028. A montadora planeja introduzir motores eTSI com sistemas leves de 48 volts, mantendo assim a relevância dos motores a combustão no mercado brasileiro. Atualmente, a Volkswagen não vende carros elétricos no Brasil, oferecendo apenas os modelos ID.4 e ID.Buzz através de serviços de assinatura, que têm um custo elevado.
Talvez essa defasagem em relação à Europa seja um dos motivos para a Volkswagen do Brasil estar apresentando boas vendas enquanto a matriz enfrenta desafios no mercado europeu. Como resultado, a empresa continua a ver valor em manter uma oferta diversificada que inclui tanto carros elétricos quanto motores a combustão.
Stratégie
A estratégia da Volkswagen de investir em motores a combustão enquanto avança na eletrificação reflete uma abordagem equilibrada e pragmática. Ao reconhecer a importância de ambas as tecnologias, a montadora alemã está se posicionando para atender às diversas demandas dos consumidores globais. Para quem está atento às tendências do setor automotivo, essa combinação de tradição e inovação promete manter a Volkswagen na vanguarda da indústria.
Se você está curioso sobre o futuro dos motores a combustão e dos carros elétricos, fique atento às próximas movimentações da Volkswagen. Afinal, a montadora está determinada a continuar evoluindo em ambos os fronts, garantindo que nenhuma tecnologia seja deixada para trás.
Nada se muda Bruscamente, existe algo chamado transição para aquilo que se deseja, com isto, vai se aperfeiçoando, e os postos e redes credenciadas tem o seu tempo necessário para se preparar.