O Volkswagen 1600 TL foi um modelo icônico que conquistou muitos admiradores com seu design esportivo e características únicas. No entanto, sua produção foi interrompida devido à chegada de um concorrente poderoso.
A história da Volkswagen no Brasil começou em 1953 com a montagem da Kombi e do Fusca. Em 1970, a marca lançou o Volkswagen 1600 TL, um fastback de dois volumes e meio, que se destacou pelo visual esportivo e várias inovações. Apesar de seu sucesso inicial, sua produção durou pouco tempo devido a um fator crucial: a chegada do Volkswagen Passat.
Em agosto de 1970, o Volkswagen 1600 TL foi lançado no Brasil. Este modelo, também conhecido como TL, apresentava um design esportivo e elegante. A frente alta, com quatro faróis circulares envoltos em molduras cromadas, e o capô longo com o logotipo da Volkswagen no centro, conferiam ao carro um visual distinto.
O Volkswagen 1600 TL possuía um motor traseiro, deixando espaço na parte frontal para um dos dois porta-malas, com capacidade de 267 litros
Na traseira, o segundo porta-malas acomodava 344 litros. O motor 1600, refrigerado a ar, desenvolvia 65 cavalos e 12 kgfm de torque, permitindo ao carro alcançar 135 km/h.
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
Por dentro, o TL oferecia um ótimo acabamento, com bancos anatômicos revestidos em vinil e capacidade para cinco pessoas. O painel apresentava detalhes como material macio ao toque, apliques de plástico imitando madeira e um painel de instrumentos com três marcadores circulares.
Com todas essas qualidades, o Volkswagen 1600 TL conquistou rapidamente os consumidores. Em 1971, foi eleito Carro do Ano pela revista Auto Esporte. No ano seguinte, recebeu uma atualização no visual, com um novo capô e molduras dos faróis, além de uma versão com quatro portas para atrair taxistas.
Para atrair o público jovem, em 1972, foi lançada a série especial VW TL Personalizado
Com faixas pretas no capô, laterais e traseira, além de calotas conhecidas como “copinho” e um volante esportivo de três raios. Em 1973, o TL recebeu novas lanternas traseiras e melhorias no interior.
Apesar das atualizações e do sucesso inicial, as vendas do Volkswagen 1600 TL começaram a cair. Em 1974, a chegada do moderno Volkswagen Passat foi um golpe significativo. O Passat oferecia um design mais contemporâneo e tecnologias avançadas, atraindo a atenção dos consumidores.
Em 1975, a produção do Volkswagen 1600 TL foi encerrada
O principal motivo para o fim de sua trajetória foi o sucesso do Volkswagen Passat, que se tornou a nova estrela da marca no Brasil.
O Volkswagen 1600 TL foi um carro marcante, lembrado por seu design e inovação. No entanto, a concorrência interna com o Volkswagen Passat levou ao seu fim precoce. Sua história, embora breve, deixou uma impressão duradoura nos entusiastas da Volkswagen e na história automobilística do Brasil.