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VLI apresenta plano de R$ 24 bi e avança na disputa para manter Ferrovia Centro-Atlântica por mais 30 anos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/07/2025 às 19:22
Com nova proposta de R$ 24 bilhões, renovação da Ferrovia Centro-Atlântica pode ser fechada até agosto
Com nova proposta de R$ 24 bilhões, renovação da Ferrovia Centro-Atlântica pode ser fechada até agosto
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Ministro dos Transportes afirma que nova proposta da VLI está em análise e inclui quase R$ 24 bilhões em investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica

A renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que liga o Espírito Santo ao centro do país, deve ser decidida até agosto. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante o evento Expert XP, realizado em São Paulo. O contrato atual com a operadora VLI termina em 2026, mas a expectativa é que o novo acordo antecipe a prorrogação por mais 30 anos.

A proposta atualizada da VLI prevê investimentos de aproximadamente R$ 24 bilhões. Segundo o ministro, a empresa atendeu parte das exigências do governo e melhorou os termos do acordo anterior, abrindo caminho para a renovação. A FCA é uma das maiores malhas ferroviárias do Brasil, mas há trechos no Espírito Santo que ainda não são utilizados diretamente pela concessionária.

Espírito Santo pressiona por melhorias no traçado da ferrovia

Uma das reivindicações feitas pelo governo capixaba à VLI foi a inclusão de obras que garantam mais competitividade ao trecho que passa pelo Espírito Santo. A nova proposta da empresa inclui o contorno ferroviário de Belo Horizonte, considerado estratégico para facilitar o escoamento de cargas até os portos capixabas.

Inicialmente, o pleito era pela construção do contorno da Serra do Tigre, em Minas Gerais, mas o projeto foi considerado inviável tecnicamente. Mesmo assim, a inclusão do novo trecho atende parcialmente à demanda regional. O Espírito Santo vê na Ferrovia Centro-Atlântica uma oportunidade de impulsionar a logística ferroviária, que hoje ainda depende do direito de passagem pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela Vale.

Governo chegou a considerar relicitação do trecho

Antes da proposta atualizada da VLI, o governo federal chegou a cogitar a relicitação do trecho ferroviário. A medida buscaria atrair novos interessados em operar a malha com melhores condições para o poder concedente, especialmente no que diz respeito à modernização da ferrovia e aos compromissos de investimento.

Com o novo desenho apresentado, a renovação ganhou força, e Renan Filho sinalizou que a decisão deve ser tomada em definitivo até o fim de agosto. A expectativa é que, com o avanço do acordo, a FCA retome protagonismo no transporte ferroviário do Sudeste e Centro-Oeste, regiões estratégicas para o agronegócio e a indústria.

EF-118 e BR-262 também avançam no plano logístico do governo

Além da Ferrovia Centro-Atlântica, o ministro Renan Filho atualizou o andamento de outros projetos de infraestrutura no Espírito Santo. A concessão da EF-118, que ligará Santa Leopoldina ao Rio de Janeiro, deve ocorrer ainda neste ano. Inicialmente, a Vale faria as obras do primeiro trecho, mas agora o governo avalia a possibilidade de substituí-las por um aporte financeiro direto da mineradora.

Também está em fase final de preparação a licitação para duplicação da BR-262, com recursos provenientes do Acordo de Mariana. A obra é considerada prioritária para melhorar a ligação entre o Espírito Santo e Minas Gerais, aliviando gargalos logísticos e aumentando a segurança viária.

Você acredita que a renovação da Ferrovia Centro-Atlântica trará benefícios reais para o Espírito Santo? Participe da discussão e deixe sua opinião.

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Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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