1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / Vitória para aprovados fora das vagas em concursos: Governo libera 1.434 nomeações de candidados aprovados fora do quantitativo original em dezenas de órgãos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Vitória para aprovados fora das vagas em concursos: Governo libera 1.434 nomeações de candidados aprovados fora do quantitativo original em dezenas de órgãos

Escrito por Jefferson Augusto
Publicado em 03/10/2025 às 10:25
print da publicação no diario oficial da união onde mostra novo decreto autorizando convocação de aprovados fora das vagas originais em concursos publicos
print da publicação no diario oficial da união onde mostra novo decreto autorizando convocação de aprovados fora das vagas originais em concursos publicos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Novo decreto amplia convocações em agências reguladoras, ministérios e autarquias; provimento depende de disponibilidade orçamentária e de vagas.

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (2), o Decreto nº 12.647, de 1º de outubro de 2025, que autoriza a nomeação de 1.434 candidatos aprovados em concursos públicos e não classificados dentro do quantitativo inicial de vagas. A medida contempla 20 órgãos e ministérios federais, incluindo agências reguladoras estratégicas e instituições de grande relevância para o Estado brasileiro.

Órgãos contemplados pelo decreto

De acordo com o texto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os candidatos poderão ser chamados para cargos de nível superior em instituições como:

  • Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) – 20 vagas;
  • Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – 35 vagas;
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – 20 vagas;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – 25 vagas;
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) – 15 vagas;
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – 25 vagas;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – 100 vagas;
  • Banco Central do Brasil (BCB) – 200 vagas;
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – 30 vagas;
  • Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 175 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 88 vagas;
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – 120 vagas.

O decreto também abrange pastas ministeriais, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública (100 vagas), o Ministério do Planejamento e Orçamento (122 vagas), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (90 vagas), além do Ministério das Relações Exteriores (50 vagas) e o Ministério dos Povos Indígenas (15 vagas).

Condições para nomeação

O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do ordenador de despesas sobre a adequação orçamentária e financeira da despesa. Cada órgão será responsável por verificar previamente as condições e editar os atos necessários ao cumprimento da determinação.

No caso dos cargos de Analista Técnico-Administrativo, o decreto prevê que a nomeação será feita pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mas com exercício descentralizado nos órgãos de origem das vagas homologadas.

Vigência imediata

O Decreto nº 12.647 entrou em vigor na data de sua publicação, em 1º de outubro de 2025, e marca mais uma etapa de reforço no quadro de pessoal de órgãos federais estratégicos, após a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e de outros certames específicos realizados desde 2023.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Jefferson Augusto

Profissional com experiência militar no Exército, Inteligência Setorial e Gestão do Conhecimento no Sebrae-RJ e no Mercado Financeiro por meio de um escritório da XP Investimentos. Trago um olhar único sobre a indústria energética, conectando inovação, defesa e geopolítica. Transformo cenários complexos em conteúdo relevante sobre o futuro do setor de petróleo, gás e energia. Envie uma sugestão de pauta para: jasgolfxp@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x