1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Virtus Sense da Volkswagen é considerado o sedã turbo mais barato do Brasil, com desempenho de 19,5 km/L e tecnologia de ponta
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Virtus Sense da Volkswagen é considerado o sedã turbo mais barato do Brasil, com desempenho de 19,5 km/L e tecnologia de ponta

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/04/2025 às 00:30
Foto: Divulgação/VW
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Sedã turbo mais barato do Brasil: Volkswagen Virtus Sense é um dos modelos mais baratos do país e consegue entregar ótimos números e equipamentos de série, confira abaixo!

O Volkswagen Virtus Sense é atualmente o sedã turbo mais barato do Brasil, destacando-se como uma opção acessível dentro da categoria dos três-volumes com motorização TSI. Voltado especialmente para o público PCD, o modelo traz uma proposta mais enxuta, com cortes estratégicos em equipamentos para reduzir o custo final, mas sem abrir mão dos itens essenciais para garantir segurança, conforto e boa dirigibilidade.

Mesmo com algumas simplificações no pacote de equipamentos, o Virtus Sense mantém o bom espaço interno, o desempenho elogiável do motor 1.0 turbo e a eficiência no consumo de combustível — características que reforçam seu apelo entre motoristas urbanos e quem busca um carro com bom custo-benefício.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o design, o nível de conforto, a performance, a economia de combustível e os prós e contras do modelo. Se você está pensando em investir em um sedã turbo com preço competitivo, vale a pena conferir tudo o que o Virtus Sense tem (e o que ele deixa de ter).

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Design do modelo da Volkswagen impressiona 

No exterior, o Volkswagen Virtus Sense apresenta um design simples, contudo funcional. Apesar de manter elementos importantes, como os faróis e lanternas de LED, a versão de entrada faz alguns cortes em seu acabamento para reduzir o preço.

As maçanetas e retrovisores não são pintados na cor do veículo, e as rodas de liga leve são substituídas por calotas pretas de 15 polegadas. A paleta de cores é limitada, com opções de branco, prata, preto, cinza e azul.

No interior, o apelido de sedã turbo mais barato do Brasil se faz ainda mais presente. A ausência de uma central multimídia, que é substituída por um sistema de som com conexões USB e Bluetooth, é uma grande limitação. A tela central é monocromática e bem simples, o quadro de instrumentos é digital, contudo, também oferece grandes recursos.

O ar-condicionado, apesar de presente, é do tipo analógico, e a chave de ignição não é presencial, mas do tipo canivete. Embora algumas falhas em termos de tecnologia, o espaço interno do veículo é um ponto forte do Volkswagen Virtus Sense. Este oferece bastante conforto, principalmente para aqueles que viajam no banco traseiro, com amplo espaço para as pernas e cabeça.

Sedã turbo mais barato do Brasil faz até 19,5 km/l

YouTube Video

O motor 1.0 turbo do Virtus Sense é um dos destaques do modelo mais barato, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque ele entrega um ótimo desempenho, especialmente nas primeiras marchas, que entregam relações curtas, entregando uma condução ágil e agradável tanto na cidade quanto na estrada. Nos testes realizados, o modelo foi de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, o que é um número impressionante para um sedã dessa categoria.

O câmbio manual de 5 marchas, apesar de simples, é eficiente, com relações de marcha pensadas para proporcionar uma boa economia de combustível, e o Virtus Sense ganha destaque nesse quesito. Em testes, o Volkswagen Virtus Sense fez 14,7 km/l na cidade e impressionantes 19,5 km/l na estrada, números que ultrapassam bastante seus concorrentes diretos, como o Onix Plus e o HB20s, que possuem câmbio automático.

Principais itens de série do veículo da VW

Em termos de segurança, o sedã turbo mais barato do Brasil não deixa a desejar, oferecendo um conjunto de equipamentos essenciais.

O modelo vem de série com seis airbags, piloto automático com limitador de velocidade e assistente de partida em rampa.

Apesar desses itens atenderem às exigências básicas de segurança, o modelo peca na ausência de sensores de estacionamento e câmera de ré, recursos que têm se tornado cada vez mais comuns em carros dessa faixa de preço.

A direção elétrica e os freios a disco (traseiros) e a tambor (dianteiros) contribuem para um comportamento de direção mais eficiente e seguro. Contudo, a falta de alguns recursos modernos, como o assistente de estacionamento ou sensores para manobras, pode tornar a experiência de direção menos confortável, principalmente em ambientes urbanos onde o espaço é limitado. Vale mencionar que o modelo custa uma média de R$ 112 mil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x