Iniciativa busca apoio do governo argentino e de ministérios federais para viabilizar três novas ligações internacionais, um passo fundamental para a infraestrutura gaúcha.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, esteve em Brasília nesta sexta-feira (27/6) para reuniões estratégicas. Ele se encontrou com o embaixador da Argentina, Guillermo Raimondi, e com representantes do Ministério do Planejamento e Orçamento. O objetivo principal foi impulsionar a construção de três novas pontes internacionais, conectando o estado gaúcho ao país vizinho.
Diálogo institucional busca apoio para a construção das travessias
A agenda em Brasília foi focada em manter o diálogo ativo sobre as pontes. Gabriel Souza reforçou que o governo do Estado está liderando o movimento para acelerar o processo. As futuras estruturas ligarão os municípios de Porto Mauá a Alba Posse, Tiradentes do Sul a El Soberbio, e Itaqui a Alvear.
Durante o encontro na embaixada, o vice-governador entregou um ofício ao embaixador Raimondi. O documento formaliza o pedido de apoio do diplomata no diálogo com o governo federal argentino sobre a construção das pontes. Em outra frente, Souza também pediu ao Ministério do Planejamento e Orçamento, através do secretário João Villaverde, mais apoio na interlocução com a Argentina. O secretário afirmou que a pasta dará prioridade ao assunto.
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Contrato com a Caixa para os anteprojetos
O governo do Rio Grande do Sul já deu um passo importante para tirar os projetos do papel. Foi assinado um contrato de R$ 553 mil com a Caixa Econômica Federal. O banco prestará apoio na elaboração dos termos de referência, que são essenciais para contratar os anteprojetos de engenharia das três pontes.
“Temos total disposição em iniciar os estudos e anteprojetos de engenharia para a construção de novas pontes internacionais”, afirmou o vice-governador. Ele destacou que a colaboração do governo argentino será necessária para a realização de estudos topográficos no Rio Uruguai.
Uma demanda histórica para resolver gargalos de infraestrutura
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui apenas duas pontes em funcionamento com a Argentina: em São Borja e Uruguaiana. Uma terceira, em Porto Xavier, está em fase avançada de contratação. As novas travessias são uma demanda antiga e resolvem problemas históricos.
Em Porto Mauá, por exemplo, a travessia por balsa é constantemente interrompida pelas cheias do Rio Uruguai. Isso obriga motoristas a percorrerem até 240 quilômetros a mais. Em Itaqui, a paralisação da balsa por oito meses em 2024 causou grandes prejuízos comerciais. A necessidade da ponte em Tiradentes do Sul já era apontada em um estudo de 1993, que nunca avançou por falta de projetos técnicos.
Próximos passos para a construção e busca por recursos
O governo do Estado lidera as articulações para a construção das pontes desde o final de 2024. Com o contrato assinado com a Caixa, o cronograma prevê as seguintes etapas:
- Elaboração dos termos de referência para os anteprojetos;
- Licitação das empresas que farão os projetos das três pontes;
- Encaminhamento dos anteprojetos finalizados à União.
A expectativa é que os anteprojetos estejam concluídos nos próximos dois anos. Com os estudos prontos, o Estado estará mais preparado para buscar os recursos necessários, seja no orçamento federal ou via financiamento internacional, para finalmente iniciar a execução das obras.