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Viaduto de mais de 30 MILHÕES toma forma, já tem data para conclusão e promete mudar infraestrutura de cidade brasileira

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 30/10/2024 às 19:48
Viaduto de R$ 31 milhões toma forma em Londrina. Obras prometem melhorar infraestrutura e segurança viária até o primeiro semestre.
Viaduto de R$ 31 milhões toma forma em Londrina. Obras prometem melhorar infraestrutura e segurança viária até o primeiro semestre.

Novo viaduto de R$ 31 milhões visa transformar a mobilidade urbana e segurança viária. Previsão de entrega já foi estabelecida.

A cidade de Londrina se prepara para uma transformação na mobilidade urbana que pode impactar o tráfego local e metropolitano de forma radical.

Um novo viaduto, com um custo total de R$ 31 milhões, promete aliviar a rotina dos motoristas que atravessam o movimentado entroncamento da BR-369 com a Avenida Jockey Clube.

O local é conhecido por intensos congestionamentos e acidentes que, há anos, prejudicam o trânsito da região e limitam a segurança viária para quem acessa o campus da PUC Londrina.

Mas como essa obra promete redesenhar a mobilidade de uma das regiões mais dinâmicas do Paraná?

O investimento e sua estruturação: um projeto estratégico

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), a obra contempla não apenas a construção do viaduto, mas uma série de modificações viárias e urbanísticas para otimizar o uso do espaço.

O projeto envolve R$ 31.069.120,00 para fundações e outras estruturas complexas. O intuito é solucionar problemas crônicos de fluxo e segurança.

Segundo o DER/PR, o trânsito atual é desviado para marginais e uma rotatória enquanto ocorre a demolição da pista da rodovia federal BR-369.

A partir disso, a equipe já iniciou o trabalho de fundação, seguido da implantação de pilares e consolos, componentes essenciais para sustentar as vigas centrais e as lajes maciças protendidas que garantirão estabilidade e durabilidade à estrutura.

Novo viaduto de Londrina na BR-369 começa a tomar forma
Foto: DER
Novo viaduto de Londrina na BR-369 começa a tomar forma
Foto: DER

Fundações, pilares e segurança viária

Com o avanço das fundações, os pilares e consolos são concretados.

Essas estruturas, de acordo com especialistas em engenharia civil, são essenciais para manter a segurança e suportar a infraestrutura superior do viaduto.

Paralelamente, as equipes começaram a implementar a contenção da estrutura para garantir a estabilidade do talude das novas pistas da BR-369, um fator crucial para permitir a elevação das vias que darão acesso à nova pista principal.

A circulação será dividida de forma a otimizar o fluxo e garantir a segurança de quem utiliza a rodovia.

O tráfego metropolitano e de longa distância passará pela parte superior, enquanto o tráfego local poderá utilizar a passagem inferior, onde serão implementadas duas rotatórias.

Essas rotatórias permitirão a conversão para acessar a rodovia ou cruzá-la em segurança.

Mobilidade e acessibilidade para pedestres e ciclistas

Além das melhorias no trânsito de veículos, o projeto inclui calçadas em concreto, sinalizações horizontais e verticais, além de um sistema de iluminação pública.

Esses elementos buscam promover segurança e acessibilidade tanto para pedestres quanto para ciclistas que circulam nas proximidades.

A melhoria também contempla o paisagismo, uma aposta no embelezamento da região que deverá beneficiar o entorno da universidade PUC Londrina, um dos locais mais movimentados de Londrina.

Conforme destacou o DER/PR, a construção dessas calçadas e demais recursos de acessibilidade visa tornar o acesso aos serviços da universidade e às demais áreas próximas mais seguro e adequado.

Previsão de entrega e fatores climáticos

As expectativas apontam para a entrega no primeiro semestre do próximo ano, embora as condições climáticas possam impactar o andamento da obra.

Conforme informa o DER/PR, as chuvas são um fator relevante para a construção em solo paranaense, que já registra períodos de alta umidade em determinadas épocas do ano.

A obra faz parte de um conjunto de medidas estratégicas do governo estadual para a melhoria da infraestrutura rodoviária e para reduzir os índices de acidentes na BR-369.

Londrina, que sofre com a pressão de um trânsito crescente, será a maior beneficiária desse projeto, segundo especialistas em trânsito e engenharia urbana.

Com um projeto de mais de R$ 31 milhões em andamento, você acha que Londrina realmente terá uma infraestrutura capaz de desafogar o trânsito e reduzir os acidentes?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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