Bunker One e UFRN mostram viabilidade do combustível verde B7 para navios. Testes de laboratório comprovam eficácia do biodiesel para reduzir emissão de CO2.
Recentemente, um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Bunker One demonstrou a viabilidade do uso de biocombustível B7 como fonte de energia para embarcações. Essa pesquisa tem como objetivo principal avaliar os benefícios ambientais e econômicos do biocombustível no setor marítimo, visando reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera e promover a sustentabilidade na indústria naval.
Os testes de laboratório comprovaram a eficácia do biodiesel B7, um tipo de combustível verde, em substituir o diesel convencional e reduzir significativamente a emissão de CO2. Essa descoberta representa um avanço importante na busca por alternativas mais limpas e renováveis para a matriz energética global, demonstrando que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. A Bunker One pretende entregar os resultados dessa pesquisa ao Ministério de Minas e Energia e à ANP, reforçando o compromisso da empresa com as melhores práticas ambientais e a inovação sustentável.
Estudo experimental sobre o uso de biocombustível em embarcações
A utilização de biocombustíveis tem se mostrado uma alternativa viável e promissora em um cenário de descarbonização global. No Brasil, a Bunker One e a UFRN iniciaram uma pesquisa experimental em 2021, visando avaliar a viabilidade do uso de biodiesel em embarcações. O biodiesel utilizado no estudo é de segunda geração, produzido a partir de resíduos animais e óleo de cozinha usado.
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A pesquisa, liderada pela professora Amanda Gondim, teve como etapa inicial uma revisão bibliográfica para avaliar estudos semelhantes realizados no Brasil e no exterior. Posteriormente, foram realizados testes em laboratório, misturando diesel e biodiesel em diferentes proporções, variando de 5% a 100% do biocombustível.
A importância do biocombustível B7 no transporte marítimo
Os resultados indicaram que a mistura de 7% de biodiesel ao diesel marítimo, conhecida como B7, atendia aos padrões brasileiros e internacionais, sendo a mais adequada para o estudo. Em 2023, teve início a etapa final do teste de viabilidade, onde o B7 foi testado em um rebocador da Nova Offshore.
Durante os testes, foi observado que a viabilidade técnica do B7 era similar ao diesel tradicional, com o motor funcionando normalmente e consumo semelhante. Além disso, o efeito atmosférico foi positivo, com uma redução de 2% nas emissões de gás carbônico.
Perspectivas futuras para o uso de biocombustível no setor marítimo
O objetivo do estudo é incentivar o uso de biocombustíveis no setor marítimo, visando a redução da pegada de carbono e a adoção de práticas mais sustentáveis. A Bunker One pretende fornecer o material completo do estudo ao Ministério de Minas e Energia e à ANP, abrindo caminho para a replicação do teste por outras empresas.
Com potenciais clientes interessados em biocombustíveis, a Bunker One planeja comercializar combustíveis verdes no Brasil em um futuro próximo. A empresa, subsidiária do grupo dinamarquês Bunker Holding, busca liderar o mercado global de fornecimento de combustíveis marítimos, promovendo a transição para fontes mais sustentáveis. Saiba mais em https://bunkerone.com/
Fonte: © Crédito: Divulgação/Bunker One