O Brasil já conta com 16.880 pontos de recarga para veículos elétricos, crescimento de 59% em um ano, mas a falta de infraestrutura ainda preocupa consumidores e desafia o setor automotivo.
O número de pontos de recarga para veículos elétricos segue em expansão no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país já conta com 16.880 eletropostos, um crescimento de 59% entre agosto de 2024 e setembro de 2025. Notícia foi dada pelo MotorShow nesta segunda-feira, 15/09.
Esse aumento representa uma proporção de um ponto de recarga para cada 18 veículos eletrificados em circulação, segundo levantamento realizado pela ABVE em parceria com a empresa de soluções de recarga Tupi.
Frota de veículos elétricos e híbridos em crescimento
O levantamento aponta que a frota nacional de veículos eletrificados plug-in chegou a 302.225 unidades até o fim de agosto. Desse total, 44,5% são veículos 100% a bateria (BEV), que dependem diretamente de uma rede robusta de carregadores. O restante corresponde a modelos híbridos plug-in (PHEV), que combinam motor elétrico e a combustão.
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As vendas seguem em alta. Dados da Anfavea, entidade que representa as montadoras, mostram que o número de veículos elétricos novos cresceu 50,7% no acumulado até agosto em relação ao mesmo período de 2024. Foram 164,6 mil unidades vendidas, o que elevou a participação desses modelos para 11,8% das vendas totais, frente a 6,6% no ano anterior.
O Estado de São Paulo segue como o maior mercado brasileiro para veículos eletrificados. São 93.500 veículos em circulação, o que representa 30,9% da frota nacional.
A infraestrutura acompanha esse crescimento: o estado já concentra 4.678 pontos de recarga, garantindo uma média de um eletroposto para cada 20 veículos. O dado reforça a importância de São Paulo como polo de mobilidade elétrica no país.
Disponibilidade ainda é preocupação do consumidor
Apesar da expansão da infraestrutura, a falta de pontos de recarga ainda é vista como o maior entrave para a compra de veículos elétricos no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo portal Webmotors mostrou que 54% dos consumidores apontam a escassez de eletropostos como principal barreira.
Em seguida aparecem a dificuldade de revenda dos veículos (49%) e a insegurança em relação à tecnologia (44%). No entanto, segundo o presidente-executivo da Webmotors, Eduardo Jurcevic, esse cenário vem mudando.
“Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje, com o investimento das montadoras em informação, houve uma mudança nesse pensamento e a maior preocupação agora está ligada em questões práticas de infraestrutura sobre como implementá-la em seu dia a dia”, destacou.
Expansão de carregadores rápidos e lentos
Os dados da ABVE revelam também que os carregadores rápidos têm avançado em ritmo mais acelerado que os carregadores lentos. No período de seis meses até agosto, a expansão foi de 59%, totalizando 3.855 eletropostos rápidos em funcionamento no Brasil. Já os equipamentos de recarga lenta cresceram apenas 5%, somando 13.025 pontos.
No total, o país já contabiliza 1.499 cidades equipadas com eletropostos públicos e semipúblicos, o que mostra não apenas a ampliação territorial, mas também o fortalecimento da rede existente.
O avanço dos veículos elétricos no Brasil depende diretamente da expansão da rede de recarga. Com o crescimento de 59% em um ano e o aumento expressivo das vendas, especialistas apontam que o desafio agora é garantir infraestrutura acessível e confiável em todo o território nacional.
A tendência indica que, quanto maior a disponibilidade de pontos de recarga, maior será a confiança dos consumidores em adotar a tecnologia e acelerar a transição energética no setor automotivo brasileiro.