1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Veículos elétricos vão ser maioria no Brasil? Aumento na rede de pontos de recarga aponta para uma popularização avançada, segundo dados da ABVE
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Veículos elétricos vão ser maioria no Brasil? Aumento na rede de pontos de recarga aponta para uma popularização avançada, segundo dados da ABVE

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 15/09/2025 às 13:26
O Brasil já conta com 16.880 pontos de recarga para veículos elétricos, crescimento de 59% em um ano, mas a falta de infraestrutura ainda preocupa consumidores e desafia o setor automotivo. Fonte: Volvo
O Brasil já conta com 16.880 pontos de recarga para veículos elétricos, crescimento de 59% em um ano, mas a falta de infraestrutura ainda preocupa consumidores e desafia o setor automotivo. Fonte: Volvo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Brasil já conta com 16.880 pontos de recarga para veículos elétricos, crescimento de 59% em um ano, mas a falta de infraestrutura ainda preocupa consumidores e desafia o setor automotivo.

O número de pontos de recarga para veículos elétricos segue em expansão no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país já conta com 16.880 eletropostos, um crescimento de 59% entre agosto de 2024 e setembro de 2025. Notícia foi dada pelo MotorShow nesta segunda-feira, 15/09.

Esse aumento representa uma proporção de um ponto de recarga para cada 18 veículos eletrificados em circulação, segundo levantamento realizado pela ABVE em parceria com a empresa de soluções de recarga Tupi.

Frota de veículos elétricos e híbridos em crescimento

O levantamento aponta que a frota nacional de veículos eletrificados plug-in chegou a 302.225 unidades até o fim de agosto. Desse total, 44,5% são veículos 100% a bateria (BEV), que dependem diretamente de uma rede robusta de carregadores. O restante corresponde a modelos híbridos plug-in (PHEV), que combinam motor elétrico e a combustão.

As vendas seguem em alta. Dados da Anfavea, entidade que representa as montadoras, mostram que o número de veículos elétricos novos cresceu 50,7% no acumulado até agosto em relação ao mesmo período de 2024. Foram 164,6 mil unidades vendidas, o que elevou a participação desses modelos para 11,8% das vendas totais, frente a 6,6% no ano anterior.

O Estado de São Paulo segue como o maior mercado brasileiro para veículos eletrificados. São 93.500 veículos em circulação, o que representa 30,9% da frota nacional.

A infraestrutura acompanha esse crescimento: o estado já concentra 4.678 pontos de recarga, garantindo uma média de um eletroposto para cada 20 veículos. O dado reforça a importância de São Paulo como polo de mobilidade elétrica no país.

Disponibilidade ainda é preocupação do consumidor

Apesar da expansão da infraestrutura, a falta de pontos de recarga ainda é vista como o maior entrave para a compra de veículos elétricos no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo portal Webmotors mostrou que 54% dos consumidores apontam a escassez de eletropostos como principal barreira.

Em seguida aparecem a dificuldade de revenda dos veículos (49%) e a insegurança em relação à tecnologia (44%). No entanto, segundo o presidente-executivo da Webmotors, Eduardo Jurcevic, esse cenário vem mudando.

“Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje, com o investimento das montadoras em informação, houve uma mudança nesse pensamento e a maior preocupação agora está ligada em questões práticas de infraestrutura sobre como implementá-la em seu dia a dia”, destacou.

Expansão de carregadores rápidos e lentos

Os dados da ABVE revelam também que os carregadores rápidos têm avançado em ritmo mais acelerado que os carregadores lentos. No período de seis meses até agosto, a expansão foi de 59%, totalizando 3.855 eletropostos rápidos em funcionamento no Brasil. Já os equipamentos de recarga lenta cresceram apenas 5%, somando 13.025 pontos.

No total, o país já contabiliza 1.499 cidades equipadas com eletropostos públicos e semipúblicos, o que mostra não apenas a ampliação territorial, mas também o fortalecimento da rede existente.

O avanço dos veículos elétricos no Brasil depende diretamente da expansão da rede de recarga. Com o crescimento de 59% em um ano e o aumento expressivo das vendas, especialistas apontam que o desafio agora é garantir infraestrutura acessível e confiável em todo o território nacional.

A tendência indica que, quanto maior a disponibilidade de pontos de recarga, maior será a confiança dos consumidores em adotar a tecnologia e acelerar a transição energética no setor automotivo brasileiro.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x