A fábrica Vallourec cessará produção na Europa, passando a atividade para as unidades industriais do Brasil
A fabricante francesa de produção de tubos de aço, utilizada majoritariamente por perfuradoras de petróleo e gás, Vallourec, cortará aproximadamente 2.950 empregos e também fechará algumas fábricas de produção na Alemanha, França e Reino Unido, transferindo parte da sua produção para o Brasil acelerando o aumento de lucros ao passo que a demanda de produção se reestabelece.
O planejamento, que deve ser alcançado no primeiro trimestre de 2024, irá aumentar a produção do lucro recorrente antes de impostos, juros, amortização e depreciação em 230 milhões de euros (US$ 241 milhões), disse a Vallourec, que refez sua dívida no ano passado, em comunicado nesta quarta-feira, 18.
O progresso de produção de lucros será de 250 milhões de euros por conta de uma redução nas despesas de capital.
Tais decisões irão permitir que a Vallourec permaneça com grande lucro na sua produção, independente das condições que mercado se encontra, disse Philippe Guillemot, que foi nomeado CEO no mês de março com o objetivo de potencializar os resultados da Vallourec.
Na Alemanha, país cujo cerca de 2.400 empregos vão ser cortados, os processos da Vallourec perderam, em média, aproximadamente 100 milhões de euros por ano nos anos passados, afirma o novo Ceo da Vallourec.
-
Obra monumental completamente abandonada no Brasil: com 9 mil m² de esqueleto de aço exposto desde 1998, colosso inacabado na Avenida Leste-Oeste virou um esqueleto urbano que domina a paisagem de Londrina há mais de 25 anos
-
Com 1,76 milhão de m² de área construída, 500 metros de comprimento, 400 de largura, este megaprojeto é o edifício mais largo do mundo, abriga um parque aquático, hotéis, cinemas e até uma praia artificial sob um céu digital que nunca escurece
-
Com 581 metros, prédio mais alto dos EUA superará o One World Trade Center, será o 6º mais alto do planeta e terá 4 torres interligadas
-
Com 365 mil m², 1.100 salas e 700 arquitetos envolvidos na construção, o Palácio do Parlamento da Romênia é o segundo maior edifício administrativo do mundo e o mais pesado já construído pela humanidade
O setor petrolífero está se aproveitando de uma recuperação pós-pandemia na demanda de energia. Contudo, os fabricantes de hidrocarbonetos permanecem cautelosos em elevar os gastos com q exploração e novos poços para acabar com investimentos desnecessários que ocorreram ao longo dos booms anteriores da demanda.
O Ebitda da Vallourec rebaixou para 45 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano de 2022, em relação a 80 milhões de euros do ano anterior, pois a Vallourec precisou cessar temporariamente as operações em uma mina de minério de ferro no Brasil.
Graças ao reestabelecimento da demanda e o início progressivo da sua atividade de mineração, a Vallourec aguarda atualmente que seu Ebitda aumente grandemente neste ano de 2022 com a mudança de produção para o Brasil.
Conheça a Vallourec
A Vallourec, Soluções Tubulares do Brasil, foi criada em outubro de 2016 e é resultado da junção da Vallourec Tubos do Brasil e a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil.
A indústria conta com dois parques industriais de produção de tubos de aço sem costura, sendo um encontrado em Belo Horizonte (MG), na região do Barreiro, e o outra em Jeceaba, também em Minas Gerais.
A Usina de tubos de aço encontrada na região do Barreiro é uma das usinas siderúrgicas mais bem equipados do mercado nacional e internacional que atua na produção de tubos de aço sem costura para os setores petrolíferos, industriais, automotivos de energia e da construção civil.
Já a Usina de Jeceaba é uma das mais modernas do mundo e possui foco na produção de tubos de aço sem costura para o setor de petróleo e gás.
A empresa é líder mundial em soluções por tubos e possui como principais consumidores os mercados de petróleo e gás, geração de energia e indústria. Ao todo, a Vallourec conta com oito unidades espalhadas em todo o Brasil.
Foco das usinas da empresa
No Brasil, em Minas Gerais, as usinas Barreiro e Jeceaba possui foco na produção de tubos de aço sem costura. Quem lida com a produção das usinas é a Unidade Florestal, ela é a responsável pela produção do carvão vegetal que alimenta o forno das usinas produtoras dos tubos. A unidade de Mineração supre as necessidades de abastecimento de minério de ferro. A Empresa conta, ainda, com uma unidade de negócios em Minas Gerais, que proporciona serviços administrativos.A empresa possui linhas de produção nos estados de Minas Gerais e São Paulo e fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para as indústrias em geral, principalmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais.
Também há um pouco da Vallourec no Rio de Janeiro, onde a mesma presta serviços especializados para o setor de óleo e gás, e, também no Espírito Santo, que fornece serviços de revestimento anticorrosivos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.