A Vale firmou parceria com a Asyad para equipar o Sohar Max, maior navio de transporte de minério, com inovadoras velas rotativas da Anemoi, visando eficiência e redução de emissões.
A Vale, gigante do setor de mineração, deu um passo inovador rumo à sustentabilidade ao assinar um contrato com a armadora Asyad, de Omã, para a implementação de velas rotativas em um de seus navios Valemax. Essa embarcação, conhecida como Sohar Max, já é o maior navio de transporte de minérios do mundo, com impressionantes 362 metros de comprimento, 65 metros de largura e capacidade para transportar até 400 mil toneladas de carga.
Vale assina parceria com Asyad para implementação de velas rotativas em Valemax
A tecnologia revolucionária, desenvolvida pelo fabricante inglês Anemoi, baseia-se na propulsão a vento, proporcionando ganhos substanciais em eficiência energética e uma notável redução de emissões.
A expectativa é de que a adaptação no Sohar Max seja concluída até o segundo trimestre de 2024, marcando o início de um período de testes que promete redefinir os padrões de navegação sustentável.
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
- Com crescimento recorde e investimento em hidrogênio verde, o Porto do Pecém, no Ceará, surge como a próxima grande potência frente aos portos de Santos e Suape
- Rodoanel Mário Covas: o projeto que prometia resolver o trânsito da cidade de São Paulo, mas virou um pesadelo sem fim
Os cinco rotores cilíndricos que serão instalados no Valemax terão, aproximadamente, 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro.
Essas dimensões representam o dobro da área de vela dos rotores utilizados no Guaibamax, outra embarcação da Vale com capacidade para 325 mil toneladas.
Essa expansão permitirá ganhos de eficiência impressionantes, estimados em até 6%, resultando em uma redução significativa de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio anualmente.
Essa não é a primeira incursão da Vale em tecnologias inovadoras.
O projeto Ecoshipping, uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da área de navegação da Vale, já contemplou uma série de acordos com a Asyad para a implementação de soluções avançadas.
Projetos anteriores incluíram o uso de tinta de silicone para redução de resistência, a instalação de inversores de frequência para diminuição do consumo elétrico e o emprego de dispositivos hidrodinâmicos para aprimoramento na propulsão.
Ecoshipping: Rumo a um transporte marítimo mais sustentável
Todos esses esforços estão alinhados com as metas definidas pela Organização Marítima Internacional (IMO) e visam a redução das emissões de carbono da Vale.
“A energia eólica terá um papel central na estratégia de descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro”, afirma o gerente de Engenharia Naval da Vale, Rodrigo Bermelho.
Os rotores cilíndricos operam girando para criar uma diferença de pressão, movendo o navio para a frente por meio do fenômeno conhecido como efeito Magnus.
Essa tecnologia inovadora permite a redução de potência e consumo de combustível do motor principal quando as condições de vento são favoráveis, proporcionando economia de combustível e mantendo a velocidade e o tempo de viagem.
A instalação das velas rotativas no Sohar Max representa não apenas um marco para a Vale, mas um avanço significativo na busca por soluções sustentáveis no transporte marítimo de minérios.
O sucesso deste projeto não só contribuirá para a eficiência operacional da empresa, mas também estabelecerá um padrão para a próxima geração de navios.