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Vale a pena comprar uma S10 LS manual usada? Veja o preço das peças e os possíveis gastos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 07/07/2025 às 19:58
Atualizado em 08/07/2025 às 21:01
S10 LS
Foto: Reprodução
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Com preço entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, a S10 LS manual usada pode exigir manutenção pesada — veja o custo das principais peças.

A caminhonete Chevrolet S10 LS manual 2020 é uma das opções mais procuradas por quem busca força, robustez e um bom custo-benefício.

No mercado atual, o preço do modelo gira entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.

Mesmo com a concorrência acirrada entre picapes, a S10 continua sendo uma escolha popular entre motoristas que precisam de desempenho e confiabilidade, tanto na cidade quanto no campo.

Mas será que ela continua sendo um bom negócio quando olhamos para o custo de manutenção?

A resposta depende de vários fatores. Por isso, é importante entender quais são os principais gastos que podem surgir ao longo do tempo.

O ideal é sempre avaliar o estado geral do veículo antes da compra. E claro, colocar na ponta do lápis o que pode surgir de despesa nos meses seguintes.

Peças que costumam dar trabalho

Como qualquer carro usado, a S10 LS manual também está sujeita ao desgaste natural de seus componentes. Alguns itens, mais caros, podem pesar no orçamento caso seja preciso trocar.

Um dos componentes mais caros é a turbina, que pode custar cerca de R$ 5.000 para reposição.

É uma peça essencial no funcionamento do motor diesel, e sua falha pode comprometer seriamente o desempenho da caminhonete.

Já os discos de freio dianteiros, com as pastilhas incluídas, têm um custo estimado de R$ 990.

Não é o item mais caro da lista, mas precisa ser trocado com frequência em muitos casos, especialmente se o veículo for usado com frequência em áreas urbanas ou com carga pesada.

Outro ponto importante é a embreagem. Se for necessário substituir o conjunto completo, o valor pode chegar a R$ 1.320.

É comum que esse tipo de troca ocorra por volta dos 100 mil km, mas pode variar dependendo do uso e do estilo de condução.

A bomba de alta pressão, outra peça importante no sistema de injeção dos motores a diesel, também tem um custo alto. Uma nova pode sair por R$ 5.500, o que pode surpreender o bolso de quem não está preparado.

Custos externos e imprevistos

Além das peças internas, também é necessário considerar os custos com itens externos, como pneus e carroceria.

Se os pneus estiverem muito gastos, e for necessário trocar os quatro de uma vez, o valor total pode chegar a quase R$ 7.000. É um gasto alto, mas essencial para garantir segurança e boa dirigibilidade.

Em caso de acidente, os prejuízos podem ser ainda maiores. Um simples reparo na dianteira da caminhonete pode exigir a troca de vários itens, como os dois faróis, o para-choque e o capô.

Somando tudo, esse tipo de conserto pode ultrapassar os R$ 10.000. Em alguns casos, chega perto de R$ 11.000.

Por isso, antes de fechar negócio, é fundamental fazer uma vistoria completa, de preferência com um mecânico de confiança.

Se possível, peça o histórico de manutenção do carro para saber o que já foi trocado e o que ainda pode dar problema.

Um modelo ainda valorizado no mercado

Apesar dos custos de manutenção e eventuais trocas de peças caras, a S10 LS manual 2020 ainda é vista por muitos como uma excelente caminhonete.

Seu desempenho no dia a dia, a força do motor diesel e a robustez da construção são pontos positivos que mantêm o modelo em alta no mercado.

Porém, é preciso ter em mente que o barato pode sair caro. Um carro aparentemente em bom estado pode esconder problemas sérios, principalmente se tiver rodado muito ou passado por manutenções irregulares.

Para quem busca um veículo confiável e está disposto a cuidar bem da manutenção, a S10 pode ser uma boa compra.

Mas o segredo está na avaliação: olhar tudo com calma, conferir cada detalhe e, se possível, negociar um bom preço com base nas condições reais do veículo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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