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Vai ser FEITO EM 4 ANOS: A construção de túnel subaquático que reduzirá viagens de 90 para 30 minutos na China custando 3,3 bilhões de dólares

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 18/12/2024 às 01:33
Vai ser FEITO EM 4 ANOS: A construção de túnel subaquático que reduzirá viagens de 90 para 30 minutos na China custando 3,3 bilhões de dólares
A China está construindo o Túnel Submarino Jintang, um projeto de $3,3 bilhões que conectará Zhoushan a Ningbo em 16 km de extensão, a 78 metros de profundidade. Previsto para 2028, o túnel permitirá trens a 250 km/h, reduzindo o tempo de viagem de 90 para 30 minutos.

Com 78 metros de profundidade e suporte para trens a 250 km/h, a construção de túnel subaquático conectará Zhoushan a Ningbo até 2028, reduzindo drasticamente o tempo de viagem e impulsionando a economia local.

A construção de um túnel ferroviário subaquático que conectará Zhoushan a Ningbo, na China, está em pleno vapor. O Túnel Submarino Jintang, com um custo estimado de 3,3 bilhões de dólares, será o terceiro maior túnel ferroviário submarino do mundo, prometendo reduzir significativamente o tempo de viagem entre as duas cidades. O projeto é uma combinação de engenharia de ponta e visão estratégica, com previsão de conclusão em 2028.

A jornada atual entre essas cidades pode levar até uma hora e meia. Com o novo túnel, esse tempo cairá para apenas 30 minutos. Não é impressionante? Imagine economizar uma hora inteira em cada viagem – é como se o tempo ganhasse asas.

O que é o Túnel Submarino Jintang e como será a construção de túnel subaquático?

A obra faz parte da ferrovia de alta velocidade Ningbo-Zhoushan, que terá 77 km de extensão total, incluindo a mais longa ponte ferroviária-rodoviária combinada do mundo. Utilizando a máquina de perfuração TBM Dinghai, de 4.350 toneladas, o projeto enfrenta 28 transições geológicas complexas no fundo do mar.
A obra faz parte da ferrovia de alta velocidade Ningbo-Zhoushan, que terá 77 km de extensão total, incluindo a mais longa ponte ferroviária-rodoviária combinada do mundo. Utilizando a máquina de perfuração TBM Dinghai, de 4.350 toneladas, o projeto enfrenta 28 transições geológicas complexas no fundo do mar.

A construção do Túnel Submarino Jintang faz parte de um plano maior, a ferrovia de alta velocidade Ningbo-Zhoushan, que conectará ilhas da província de Zhejiang ao continente. O túnel terá 16 quilômetros de extensão e chegará a uma profundidade de 78 metros abaixo do nível do mar. A seção mais longa, com 11 quilômetros, será blindada para suportar velocidades de até 250 km/h.

O túnel atravessa o Canal Jintang, uma rota marítima crucial para o Porto de Zhoushan, um dos mais movimentados do mundo. Não é apenas um túnel; é uma obra de arte da engenharia moderna, projetada para lidar com as condições desafiadoras do ambiente marinho.

Por que o Túnel Jintang é tão importante?

Atualmente, as duas cidades são conectadas por pontes marítimas e balsas, o que limita a velocidade e eficiência das viagens. Com a construção do túnel, a mobilidade será revolucionada. O projeto fortalece a logística portuária, permitindo que o transporte de cargas e passageiros seja feito de forma mais ágil e segura.

Essa obra promete ser um motor para o crescimento econômico na região do Delta do Rio Yangtze. Com uma infraestrutura tão avançada, o comércio, o turismo e a indústria local terão um impulso significativo. É como transformar uma estrada de terra em uma superestrada digital.

Como o projeto enfrenta os desafios?

Um projeto tão ambicioso enfrenta desafios geológicos complexos. Para superar isso, a máquina de perfuração TBM Dinghai, com 4.350 toneladas e 308 cortadores personalizados, foi projetada para escavar a uma profundidade de 42 metros sob o mar. Essa máquina enfrenta 28 transições geológicas distintas, mostrando que a tecnologia pode vencer até as forças da natureza.

Uma vez concluída, a construção da ferrovia de alta velocidade permitirá viagens mais rápidas e menos poluentes, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade da China. Essa conexão fortalecerá a integração regional, promovendo o desenvolvimento econômico e social enquanto reduz a dependência de veículos rodoviários.

O Túnel Submarino Jintang não é apenas uma grande obra de engenharia, mas também uma ponte para o futuro. Ele promete transformar a mobilidade na China, trazendo eficiência, conectividade e sustentabilidade para a região.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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