Você sabia que a USP está oferecendo um curso completamente gratuito e a distância sobre Neurociências e Psicoeducação? Essa é a sua chance de mergulhar no fascinante mundo do cérebro humano e aprender técnicas inovadoras para aplicação educacional. Não perca essa oportunidade única!
A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o curso EAD de Neurociências e Psicoeducação em Terapia do Esquema, que oferece um certificado gratuito aos participantes.
Este curso é voltado especialmente para professores da rede básica de ensino, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, independentemente da área do conhecimento e da instituição ser pública ou privada.
De acordo com a universidade, o curso, com carga horária total de 30 horas, será ministrado de 07 de outubro a 24 de novembro, dividido em seis módulos assíncronos. A seguir, confira a estrutura detalhada do curso:
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
-
Curso gratuito no SENAI em parceria com a prefeitura oferece vagas para Eletricista Instalador Predial, Manutenção de Máquinas Industriais e Pedreiro de Alvenaria em Poços de Calda
-
Torne-se um expert em IA sem pagar nada por isso! Senai e Amazon se unem e abrem 200 mil vagas em curso de tecnologia
-
Faça um curso gratuito e online no MEC com 180h, certificado da UFPI e temas como apostas esportivas, currículo espiral e cultura digital
Semana 1: Introdução à neurociência e terapia de esquemas
- Neurociência e aprendizagem
- Introdução à terapia de esquema
Semana 2: Tarefas desenvolvimentais
- Cérebro e desenvolvimento
- As 5 necessidades emocionais básicas
Semana 3: Estabelecimento de padrões disfuncionais
- Memória e processamento de dor e trauma
- Influência do ambiente na formação de esquemas
Semana 4: Pensamento e comportamento
- Neurociência e comportamento
- Modos disfuncionais e manejo de conflitos
Semana 5: Mudança de padrões
- Neuroplasticidade e emoções
- Estratégias de regulação emocional
Semana 6: Estabelecendo relações com a prática
- Relação entre neurociência e prática no contexto educacional
- Práticas psicoeducativas no contexto educacional
Metodologia de ensino da USP
As aulas do curso serão disponibilizadas semanalmente na plataforma Moodle Extensão da USP. Cada módulo terá uma duração de cinco horas, incluindo videoaulas, materiais complementares e questionários pré e pós para avaliar o aprendizado.
A avaliação do curso consistirá na realização e submissão de todas as atividades assíncronas, como questionários e videoaulas.
Requisitos para certificação
Para obter o certificado, o participante precisa cumprir alguns requisitos essenciais:
- Frequência mínima de 100% nas atividades propostas
- Realização e submissão de todas as atividades assíncronas
Este curso oferece uma oportunidade imperdível para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas com base nos mais recentes avanços da neurociência e da psicoeducação. Não perca essa chance de enriquecer seu conhecimento e transformar sua abordagem educacional!
Como se inscrever
Para participar, os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 19 de agosto na Plataforma APOLO. A seleção dos alunos será feita através do preenchimento de um formulário online, que será enviado por e-mail aos inscritos.
Como você acha que a neurociência pode transformar a educação básica no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!
A Neurociência pode transformar a educação no Brasil por agregar saberes aos profissionais da educação, permitindo com que a prática docente possa ser adequadas de acordo com o funcionamento do cérebro , sem deixar de levar em considerações que processo de ensino aprendizagem depende de questões sociais, psicológicas dos educandos.
A Neurociência tem descoberto preciosidades para educação e os profissionais devem embarcar nesse conhecimento para a prática em sala de aula ser mais efetiva e o resultado fora dela os resultados melhores, para assim o Brasil obter melhor resultado.
Criando conexoes de aprendizagem e sendo facilitador da mesma aos professores quanto ao ensino e prática diaria.