1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Urgente! Exploração de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas é prevista pelo presidente da Petrobras e projeto deve entrar em conflito com a proteção ambiental do atual governo
Localização AM Tempo de leitura 2 min de leitura

Urgente! Exploração de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas é prevista pelo presidente da Petrobras e projeto deve entrar em conflito com a proteção ambiental do atual governo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/03/2023 às 18:40
Atualizado em 28/05/2023 às 10:58
A empresa precisa de mais uma licença ambiental necessária para seguir com a operação de simulação de vazamento na Foz do Amazonas. Esse é mais um passo dado pela Petrobras para sua possível campanha de exploração de petróleo na Margem Equatorial.
Foto: Rodolfo Almeida/SUMAÚMA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O primeiro poço que a Petrobras pretende perfurar fica a 500 km da foz do rio Amazonas

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou que a estatal prevê a exploração de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas. No vídeo divulgado, Prates argumenta que o primeiro poço que a Petrobras pretende perfurar fica a 500 km da foz do rio Amazonas, a mesma distância que separa Rio de Janeiro e São Paulo.

“A perfuração do primeiro poço será um trabalho temporário, com duração prevista de apenas 5 meses. Em quase 7 décadas de trajetória, a gente se orgulha de nunca ter registrado um vazamento ou blow out durante a atividade de perfuração em alto-mar. Com o resultado da fase de investigação e perfuração, a sociedade terá o direito de saber qual é o real potencial dessa área, e a partir daí vamos aprofundar o debate sobre a continuidade ou não do projeto”, diz o presidente da Petrobras.

Projeto pode entrar em conflito com a área ambiental do governo atual

O projeto para a exploração de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas pode gerar um conflito entre o presidente da Petrobras e a área ambiental do governo federal. Durante a campanha de 2022, o atual presidente da república defendeu pautas ambientais e garantiu em vários eventos sua colaboração com as propostas para diminuir os impactos no meio ambiente.

Vale lembrar que, para avançar, a proposta de Jean Paul Prates no setor de petróleo e gás depende de aval do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Para completar, o instituto é subordinado ao governo federal por meio do Ministério do Meio Ambiente.

Ministra acaba defendendo a exploração de petróleo e gás da foz do Rio Amazonas

Em entrevista ao site Sumaúma, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil Marina Silva pareceu defender o projeto da Petrobras. A política e ambientalista afirmou que enxerga a exploração de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas com  a mesma visão que teve da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. “É altamente impactante, e temos instrumentos para lidar com projetos altamente impactantes”, conclui.

A foz do Rio Amazonas faz parte da Margem Equatorial, área considerada nova fronteira exploratória que vai do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte. Levando em conta o plano de negócios até 2026, a Petrobras pretende fazer investimentos de aproximadamente US$ 2 bilhões nas atividades exploratórias em toda a região.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos