Queda de avião em área turística de Gramado
Na manhã deste domingo (22), um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, na Serra Gaúcha. O acidente ocorreu na movimentada Avenida das Hortênsias, conhecida por abrigar diversas lojas e residências.
O avião teria 10 pessoas, e segundo informações do governador Eduardo Leite, não houve sobreviventes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 15 pessoas foram socorridas e levadas ao hospital, a maioria delas por inalarem fumaça.
-
Bebida alcoólica de marca famosa vira tragédia: metanol causa mortes, cegueira e levanta suspeita de sabotagem no mercado
-
VÍDEO: Incêndio atinge fábrica da Nestlé em cidade do interior de SP
-
Minas Gerais lidera registros de abalos sísmicos no Brasil: novo tremor de terra atinge Sete Lagoas
-
Juiz pode nomear inventariante digital para gerir dados de falecidos em decisão inédita do STJ sobre herança de bens digitais protegidos por senha em tablets de vítimas de acidente
A cidade enfrentava chuva intensa e nevoeiro, o que pode ter dificultado a visibilidade do piloto. A aeronave estava programada para decolar de Gramado com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo.
Relato de testemunhas
Testemunhas relataram ter ouvido um forte estrondo seguido por fumaça e fogo na região atingida. O empresário Paulo Benedito Kull estava se preparando para tomar o café da manhã com sua família quando foi surpreendido por uma forte explosão:
“Foi muito forte, o vácuo quebrou vidros do hotel. O cheiro de combustível queimado é muito forte“, afirmou.
De acordo com Kull, no início, tanto os funcionários do hotel quanto os hóspedes acreditaram que um veículo tivesse colidido contra o posto de combustível localizado em frente ao Hotel Exclusive.
Em seguida, começaram a suspeitar que a explosão pudesse estar relacionada a um vazamento de gás. Somente minutos depois é que chegaram as informações confirmando que se tratava da queda de um avião.
O empresário relatou que os hóspedes foram orientados a deixar os quartos, já que ainda havia o risco de novas explosões na área. “Foi um susto. Pessoal do hotel trouxe aqui para dentro uma criança ferida, que estava na calçada. Tem muitos veículos aqui na frente, umas seis ambulâncias, carros de polícia e dois caminhões de Bombeiros“, disse
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, soltou uma nota oficial.
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.