O Burj Khalifa não é apenas um prédio alto; é um marco da construção e engenharia moderna, desafiando limites e mostrando que a humanidade é capaz de erguer verdadeiras obras de arte arquitetônicas
Imagine-se em uma construção de 828 metros de altura, admirando a paisagem lá do alto. Isso é possível no Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes. Para você ter uma ideia, a cidade de São Paulo está a 760 metros acima do nível do mar. Ou seja, estar no topo do Burj Khalifa é como estar mais alto do que os moradores da capital paulista.
Com uma altura que desafia os limites da engenharia moderna, o Burj Khalifa possui 1,5 milhão de m² de área, o equivalente a 200 quartos de hotel, e 526,76 mil m² de área construída. Além de ser a estrutura mais alta construída pela humanidade até hoje, é também a mais alta livre de cabos.
A construção do Burj Khalifa durou de setembro de 2004 a janeiro de 2010 e envolveu mais de 12 mil pessoas de 30 países diferentes. Seu nome anterior era Burj Dubai, mas foi alterado em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan. A obra custou 1,5 bilhão de dólares e ultrapassou um ano em relação à sua previsão inicial.
-
Brasil está construindo o maior rio artificial do mundo: obra bilionária no Nordeste promete mais de 10.000 km de extensão e melhorar a vida de milhões de brasileiros
-
Fábricas de carros na China viram destino para quem é fascinado por tecnologia — na BYD, pessoas embarcam em monotrilhos para companhar a linha de montagem
-
Um arranha-céu torcido de US$ 1 bilhão e mais de 70 andares, criado para resistir a furacões — mas atualmente boa parte dos apartamentos continua vazia
-
Com 75% das obras concluídas, a Ponte de 1.294 metros de extensão da Rota Bioceânica promete ser inaugurada no segundo semestre de 2026, reduzindo custos logísticos e transformar o comércio do Mercosul com a Ásia
Peculiaridades do Burj Khalifa: Um Prédio de Superlativos
- Ele possui 1,5 milhão m² de área, o equivalente a 200 quartos de hotel, e 526,76 mil m² de área construída.
- Além de ser a estrutura mais alta construída pela humanidade até o momento, é a mais alta livre de cabos.
- É o que possui a maior quantidade de andares: são 200, com 160 deles habitáveis, sendo o 160º o mais habitável do mundo.
- Possui a plataforma de observação mais alta do mundo, localizada no 124º andar.
- Prédio com a piscina mais alta do mundo, localizada no 76º andar.
- Ele pesa incríveis 500 mil toneladas.
- Foram 330 milhões de litros de concreto para construí-lo.
- Os trabalhadores demoraram 22 milhões de horas, ou seis anos, para construí-lo.
- Além disso, o Burj Khalifa tem 39 mil toneladas de aço reforçado e 103 mil m² de vidro em sua fachada.
- Existem 58 elevadores e oito escadas rolantes, ao todo, para percorrer os 200 andares. O elevador de serviço aguenta incríveis 5,5 toneladas.
- Estima-se que, para limpar todas as suas janelas, seriam necessários, no mínimo, quatro meses de trabalho.
- Pode ser visto a incríveis 95 quilômetros de distância.
Desafios da Construção: Ventos, Fundação e Refrigeração
Os engenheiros enfrentaram três desafios principais durante a construção: o vento, a fundação do edifício e a refrigeração dos ambientes. Para lidar com o vento, a estrutura foi projetada no formato de uma flor do deserto, inspirada na Hymenocallis. A forma da base em “Y” ajuda a reduzir os efeitos do vento, diminuindo a largura do prédio conforme ele cresce.
A fundação do Burj Khalifa possui uma grande esteira de concreto armado, suportada por 194 estacas de concreto armado, com profundidade média de 50 metros. Para a refrigeração, foi desenvolvido um sistema à base de armazenamento térmico de gelo, que libera a energia de resfriamento para os ambientes internos e sistemas de água encanada via dutos.
O Burj Khalifa não é apenas um prédio alto; é um marco da engenharia moderna, desafiando limites e mostrando que a humanidade é capaz de construir verdadeiras obras de arte arquitetônicas. Sua construção foi um feito incrível, envolvendo milhares de pessoas e superando desafios técnicos e ambientais.
Por todas essas razões, o Burj Khalifa merece ser visitado e admirado. É uma experiência única estar lá em cima, observando Dubai e os Emirados Árabes de uma perspectiva que poucos têm a oportunidade de ver.
Dubai , sempre Dubai, 🙋♂️🇧🇷
Tive o prazer de conhece lo e subir até o centésimo quadragésimo oitavo andar. Só esqueceram da rede de esgotos.