Avatr inaugura fábrica automatizada na China com capacidade para montar um carro por minuto e mira novos mercados internacionais até 2030.
A fabricante chinesa de veículos elétricos Avatr Technology, em parceria com a Huawei, inaugurou uma nova fábrica de carros digitalizada.
A unidade foi desenvolvida com a Changan Automobile, China Unicom e outros parceiros estratégicos. O projeto integra mais de 40 tecnologias de ponta, como 5G e inteligência artificial, incluindo sistemas de gêmeos digitais.
A fábrica é totalmente automatizada e opera com ferramentas conectadas por uma rede 5G unificada.
-
Virou atrativo de frotistas e autônomos: a picape da Fiat que faz até 17 km/l e leva quase 1 tonelada sem esforço
-
Por R$199 mil, Haval H6 One entrega mais potência que Corolla Cross, veja os destaques do SUV híbrido
-
Motocicleta de menos de R$ 10 mil faz 130 km com 3 litros e conta com tecnologias avançadas como faróis em LED, painel 100% digital, partida elétrica e rodas de liga leve
-
Volkswagen surge com Golf GTI mais potente da história com 325 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 270 km/h e tem até ChatGPT integrado
Isso garante o rastreamento dos dados em tempo real, desde o pedido até a entrega do carro. A empresa afirma que esse modelo oferece transparência total na cadeia de produção.
Alta capacidade de produção e personalização
O mais impressionante é a velocidade e flexibilidade da linha de montagem.
A cada 60 segundos, um carro novo é concluído. E mesmo com 1.280 variações possíveis de configuração, a produção segue sem interrupções.
A planta atende até modelos de diferentes marcas e motores ao mesmo tempo.
Além disso, 369 sistemas de monitoramento controlam a operação. Há ainda 26 portões de qualidade e sistemas visuais de IA, espalhados por 25 áreas e 73 estações de trabalho. Isso permite inspeção contínua e precisa ao longo de toda a linha de montagem.
Novo SUV e metas para 2030
A Avatr também anunciou o desenvolvimento de um novo SUV de luxo com tecnologia da Huawei. Esse modelo será parte importante do futuro da marca.
A meta para 2030 é lançar 17 veículos novos e alcançar vendas globais de 800.000 unidades por ano.
Em 2024, a Avatr vendeu 73.000 veículos, o dobro do ano anterior. No primeiro semestre de 2025, manteve mais de 10.000 entregas mensais por quatro meses seguidos. A expansão internacional também ganhou força.
A empresa entrou em 25 mercados, incluindo Tailândia e Dubai. Em julho de 2025, fechou acordos na Jordânia e Egito e lançou o Avatr 11 em Singapura, reforçando sua presença global.