Estratégia de expansão posiciona a Ultracargo como solução inovadora em armazenagem e transporte no Brasil
A Ultracargo, líder em armazenagem de granéis líquidos do país, está navegando novos horizontes. O plano agora é expandir sua rede de logística, almejando o interior brasileiro, complementando os seis terminais portuários sob sua operação. Não só se destacando pela recém adquirida participação de 50% na Opla em Paulínia (SP), a Ultracargo está fazendo movimentos audaciosos ao inaugurar uma unidade em Rondonópolis (MT) e planejar um novo terminal em Palmeirante (TO).
Inovações e Oportunidades: Rondonópolis no Radar
O terminal em Rondonópolis está prestes a receber uma significativa injeção de investimentos. O objetivo? Duplicar sua capacidade de armazenagem e expandir tanto as vias ferroviárias quanto as rodoviárias. Isso propiciará a fluidez no transporte de etanol. Vale destacar que este terminal possui uma conexão ferroviária direta com o Porto de Santos, cruzando por Paulínia – onde a Ultracargo ostenta uma fatia de 50% do terminal de granéis líquidos.
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Com Rondonópolis sob sua asa, a Ultracargo visualiza uma logística mais eficiente para os granéis líquidos, atendendo prontamente a crescente demanda por etanol. Esta iniciativa, por consequência, robustece a cadeia dos biocombustíveis – um passo gigantesco para a transição a uma economia verde.
E há mais: a incursão da Ultracargo no Centro-Oeste vai otimizar o transporte de combustíveis. Durante as safras, quando a demanda se intensifica, a posição estratégica da empresa facilitará o tráfego de insumos e produtos entre as principais áreas produtoras, consumidoras e portos. Como Décio Amaral, presidente da Ultracargo, destaca: “Ao investir em terminais com conexões multimodais, estamos otimizando a logística de combustíveis e biocombustíveis que hoje é um gargalo no Brasil. Levar combustível por ferrovia para o Centro-Oeste e contribuir para o escoamento do etanol produzido nesta região traz mais agilidade, sustentabilidade, segurança e eficiência para esta operação.”
Expansão no Norte e Futuro Brilhante
Mas o Centro-Oeste não é o único alvo. A Ultracargo está de olho no Norte. Juntamente com os planos de ampliar o Terminal de Itaqui (MA) até 2026, o lançamento do terminal em Palmeirante está no forno. Este terminal será conectado por via ferroviária ao Porto do Itaqui, tornando a logística de granéis líquidos mais eficiente na região. Previsto para 2025, o terminal vai focar no transporte de biodiesel, etanol, gasolina e diesel.
Sobre a Ultracargo
Movimentando combustíveis, biocombustíveis, químicos e outros, a Ultracargo possui uma capacidade estática impressionante, ultrapassando 1 milhão de metros cúbicos. Com terminais espalhados por quatro regiões brasileiras, a empresa se integra perfeitamente aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Possui presença desde Rondonópolis (MT) até os Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), e outros. Com uma trajetória de quase seis décadas, a Ultracargo faz parte do Ultra, consolidando sua posição de liderança em armazenagem no país. Descubra mais em www.ultracargo.com.br.
Fonte: Marina Goulart – Atendimento PR – Área Privada