A Uber vai revisar as categorias premium a partir de 2026, com novas exigências de ano-modelo e exclusão de carros de marcas como Renault, Chery, Peugeot e Hyundai. A atualização afetará motoristas em diversas cidades do país.
A Uber atualizará as regras das categorias Black e Comfort a partir de janeiro de 2026, com aumento do ano mínimo de fabricação em várias praças e exclusão de modelos específicos, incluindo Renault, Chery, Peugeot e Hyundai.
A mudança, segundo a plataforma, decorre de pesquisas com usuários e análise do mercado automotivo, com objetivo de “aprimorar a experiência” nas categorias premium.
O que muda nas categorias premium
As novas listas de veículos aceitos passam a valer em 05/01/2026 para o Uber Black e em cronograma que inclui ajustes no Uber Comfort e uma regra adicional em 06/07/2026.
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A empresa informa que definiu os critérios com base em aspectos valorizados pelos passageiros no momento da solicitação, como conforto, acabamento e percepção de qualidade.
Uber Black: ano mínimo e modelos barrados
No Uber Black, haverá atualização simultânea do ano-modelo mínimo e a retirada de alguns veículos da base, independentemente do ano de fabricação.
Em todas as cidades contempladas, o Volkswagen Virtus precisará ser, no mínimo, 2026.
Já Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City terão exigência de 2023 como ano mínimo em todas as praças listadas.
Para os demais modelos da categoria, o ano mínimo varia conforme a cidade.
Em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiânia, o corte será 2019.
No Rio de Janeiro, a referência é 2017.
Em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas, a exigência passa a ser 2018.
A lista de modelos não aceitos a partir de 05/01/2026, sem exceções por ano, inclui Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X, Peugeot e-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, JAC J3 Turin e JAC iEV 40.
A regra vale de forma uniforme nas cidades abrangidas pelo Black.
Requisitos de veículo e de condutor no Black
Além dos recortes por modelo e ano, os carros do Uber Black devem ter ar-condicionado, quatro portas e pintura nas cores preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco.
Os motoristas precisam ter mais de 100 viagens anteriores em outras categorias — excluídas Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi — e média mínima de avaliações de 4,85.
Uber Comfort: faixas por cidade e regra específica para Logan
No Uber Comfort, também haverá elevação do ano mínimo de fabricação em várias praças, com parâmetros por modelo e cidade.
Para Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan e Cobalt, a exigência predominante é 2019 em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Recife, além de cidades como Campinas, Joinville, Londrina e Maringá.
Há exceções: Brasília, Manaus, Vitória, Campo Grande, Ribeirão Preto, Caxias do Sul, Chapecó, Volta Redonda, Angra dos Reis e outras praças mantêm corte entre 2018 e 2016, conforme o município.
Para Argo e Polo, o padrão passa a ser 2023 nas cidades incluídas no ajuste, abrangendo capitais e polos regionais.
No agrupamento de demais modelos do Comfort, o ano mínimo varia entre 2015 e 2019, de acordo com a praça.
Em São Paulo, o corte será 2018.
Em Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis, a referência é 2016.
Já Curitiba, Recife, Fortaleza, Campinas, Belém e Cuiabá adotam 2018.
Goiânia, Manaus, Vitória, São José do Rio Preto, Franca e outras localidades trabalham com faixas entre 2017 e 2015, conforme detalhado pela empresa para cada cidade.
Haverá ainda uma regra específica: o Renault Logan deixará de ser aceito na categoria, independentemente do ano de fabricação, a partir de 06/07/2026.
Condições para participar do Comfort
As exigências de configuração de veículo no Comfort incluem ar-condicionado e quatro portas.
Os motoristas precisam ter mais de 100 viagens em outras categorias — com a mesma exclusão para Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi — e nota mínima que varia conforme a cidade.
Em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, a média exigida é de 4,85.
Para as demais cidades, o patamar mínimo é 4,80.
Abrangência e cronograma
As mudanças entram em vigor a partir de janeiro de 2026, com regras já definidas para 05/01/2026 e complemento no Comfort em 06/07/2026, no caso do Logan.
A empresa reforça que a atualização da base de veículos leva em conta o “conjunto de atributos valorizados pelos passageiros nas categorias Comfort e Black”, o que abrange conforto a bordo, percepção de acabamento e perfil dos modelos nas praças de maior demanda.
Como ficam os principais cortes por cidade
No Uber Black, o Virtus 2026 é requisito comum; Duster, Nivus e City passam a 2023.
Para o restante do portfólio, Rio de Janeiro terá corte em 2017; Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas em 2018; São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiânia em 2019.
No Uber Comfort, os sedãs compactos mais tradicionais (Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan e Cobalt) ficam, em geral, em 2019, com exceções por praça entre 2016 e 2018.
Para Argo e Polo, o recorte é 2023.
Entre os demais modelos, os anos mínimos oscilam de 2015 a 2019 conforme a cidade.
São Paulo adota 2018; Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória trabalham com 2016; Curitiba, Fortaleza, Recife e Campinas seguem 2018; há municípios com faixas em 2015 ou 2017, como constam nos parâmetros oficiais.
Impacto para motoristas e passageiros
Para quem dirige nas categorias premium, as novas exigências podem implicar renovação de frota ou migração de categoria, a depender do ano e do modelo do veículo atual.
Passageiros devem observar padronização maior de conforto e acabamento, sobretudo no Black, que passa a exigir recorte temporal mais rigoroso e excluir modelos que, segundo a empresa, não atendem aos atributos esperados para a categoria.
Motoristas interessados em ingressar nessas modalidades precisam verificar se o carro cumpre modelo, ano, cor e equipamentos exigidos e se atingem a média mínima de avaliações.
Quem já atua deve checar o cronograma por praça para planejar eventuais ajustes antes da virada das regras.
Você, como passageiro ou motorista, considera que as novas faixas de ano e os modelos excluídos realmente elevam o padrão das viagens ou o impacto econômico para os parceiros pesa mais nessa decisão?