A turbina eólica mais poderosa do mundo fabricada pela GE Renewable Energy será instalada no maior parque eólico offshore do mundo
A GE Renewable Energy anunciou no dia 16 de dezembro que sua turbina eólica Haliade-X, a primeira turbina de 12 MW+ construída, recebeu um certificado de tipo completo para operações de até 14,7 MW da DNV, o maior organismo de certificação independente do mundo.
A DNV é uma sociedade de registro e classificação credenciada internacional com sede em Høvik, Noruega.
Esta certificação segue uma certificação DNV anterior de que o Haliade-X poderia operar em até 13,6 MW. O certificado de tipo completo é a verificação de que as turbinas da GE funcionarão com segurança, confiabilidade e de acordo com as especificações de projeto. A Haliade-X é agora a maior turbina eólica com uma certificação de tipo completa.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Assista o vídeo abaixo e veja o funcionamento do protótipo da Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo da GE Renewable Energy.
O processo de certificação do Haliade-X 14,7 MW-220 envolveu uma série de testes em um protótipo localizado em Roterdã, Holanda (foto). O protótipo foi extensivamente testado e validado a partir de novembro de 2019 e estabeleceu vários recordes mundiais de saída de energia contínua em um dia.
“Na DNV, prevemos 2 TW de capacidade eólica offshore instalada pela rede até 2050. Esse desenvolvimento também está ligado a turbinas maiores, como o Haliade-X da GE. Aumentos contínuos no tamanho da turbina, lâmina e torre levarão a melhorias nos fatores de capacidade. Estamos felizes em apoiar a GE com nossos serviços de certificação para garantir turbinas eólicas seguras e confiáveis que apoiem o crescimento da energia eólica”, disse Kim Sandgaard-Mørk, vice-presidente executivo de certificação de energias renováveis da DNV.
Uma única turbina eólica offshore GE Haliade-X 14,7 MW-220 pode gerar até 76 GWh de produção
Apenas uma turbina eólica offshore GE Haliade-X 14,7 MW-220 pode gerar até 76 GWh de produção anual bruta de energia. É capaz de alimentar o equivalente a 20.000 famílias europeias e economizar até 53.000 toneladas métricas de dióxido de carbono.
O Haliade-X de 14,7 MW será instalada pela primeira vez no Parque Eólico Dogger Bank de 3,6 gigawatts (GW) no Reino Unido, que se tornará o maior parque eólico offshore do mundo quando estiver concluído. É uma joint venture entre a SSE Renewables, Equinor e Vårgrønn. Está localizado entre 78 e 180 milhas (125 e 290 km) ao largo da costa leste de Yorkshire.
Devido ao seu tamanho e escala, o Dogger Bank está sendo construído em três fases consecutivas: Dogger Bank A, Dogger Bank B e Dogger Bank C. Os 14,7 MW serão aplicáveis às turbinas 87 14 MW no Dogger Bank C.
Haliade-X 14 tem seus dias contados no trono
Atualmente, detendo o recorde da maior e mais poderosa turbina eólica do mundo, a Haliade-X 14 está se preparando para sua estreia comercial. Ele será instalado em série no parque eólico offshore Dogger Bank C, cercade 130 km da costa oeste da Inglaterra. Espera-se que 87 turbinas sejam instaladas até 2026, e assim, se tornem o maior parque eólico offshore do mundo.
Mas Haliade-X 14 tem seus dias contados no trono. Embora seja a maior e mais poderosa turbina eólica no momento, ela pretende perder este título no próximo ano. No próximo ano, espera-se que a Vestas apresente seu modelo de turbina V236-15,0 MW, com efetivamente, 15 MW. Da mesma forma, na China, eles estão preparando uma maior que deve entrar em produção em 2024. Este é o MySE 16.0-242, da MingYang Smart Energy, com uma produção de 16 MW.