Leilão do Túnel Santos-Guarujá atrai grupos internacionais e marca nova fase da infraestrutura no litoral paulista
A disputa pelo Túnel Santos-Guarujá, uma das maiores obras de infraestrutura previstas para o estado de São Paulo, ganhou novos contornos com a confirmação de um consórcio entre a construtora italiana Webuild e a brasileira Marquise Infraestrutura. A parceria entre as duas empresas foi oficializada nesta quarta-feira (14) e tem como foco a participação no leilão do Túnel Santos-Guarujá, marcado para o dia 1º de agosto, na B3, em São Paulo.
Orçada em R$ 5,96 bilhões, a obra será dividida entre investimentos públicos e privados. Os governos federal e estadual destinarão R$ 4,96 bilhões, enquanto o restante será assumido pela iniciativa privada por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Construtora italiana Webuild entra na disputa pelas obras do Túnel Santos-Guarujá
A entrada da Webuild, uma das maiores construtoras da Europa com atuação em grandes projetos de infraestrutura em diversos continentes, representa um avanço na internacionalização dos consórcios interessados nas obras do Túnel Santos-Guarujá.
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Segundo Renan Carvalho, diretor-presidente da Marquise Infraestrutura, o projeto é uma oportunidade estratégica. “A Webuild tem a expertise do cenário internacional e nós temos a experiência aqui no Brasil. Essa combinação aumenta as chances de êxito no leilão”, afirmou à Agência iNFRA.
O túnel, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, é visto como essencial para a logística do litoral paulista, reduzindo o tempo de travessia, desafogando o sistema de balsas e promovendo maior integração econômica na Baixada Santista.
Obras do Túnel Santos-Guarujá movimentam consórcios nacionais e internacionais
Além do consórcio formado por Marquise e Webuild, outros grupos já manifestaram interesse no projeto. Segundo a CNN Brasil, pelo menos quatro consórcios preparam suas propostas para o leilão do Túnel Santos-Guarujá:
- CCC/Mota-Engil;
- Acciona (Espanha), responsável pela Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo;
- OEC (Odebrecht Engenharia e Construção), que pode fechar aliança com a EGTC (antiga Queiroz Galvão);
- Um grupo ainda não revelado que pode incluir empresas asiáticas.
O cenário aponta para uma concorrência intensa, com presença de grandes nomes da construção civil global, atraídos pela visibilidade do projeto e pelo novo momento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) federal.
Governo busca investidores estrangeiros para acelerar as obras do túnel
No mês anterior, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em missão internacional promovendo o projeto. Acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ministro percorreu países da Europa em busca de investidores para as obras do Túnel Santos-Guarujá.
Durante visita à China, na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Silvio Costa Filho confirmou que empresas chinesas também demonstraram interesse em participar do leilão. “Nos próximos 30 dias, um conjunto de empresas chinesas irá ao Brasil para se juntar à formação de consórcios”, afirmou o ministro em coletiva com jornalistas.
A estratégia faz parte de uma ampla movimentação para posicionar o túnel como uma obra de interesse global, capaz de atrair capital estrangeiro e expertise técnica internacional para o país.
Leilão do Túnel Santos-Guarujá será um marco para a infraestrutura nacional
Com data marcada para o dia 1º de agosto, o leilão do Túnel Santos-Guarujá promete ser um dos mais relevantes do setor em 2025. A estrutura será subterrânea e permitirá a travessia de veículos sob o canal do estuário que separa Santos e Guarujá, atualmente conectados apenas por balsas.
A obra está incluída no Novo PAC e tem previsão de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de dinamizar o turismo, o comércio e o escoamento de cargas no porto de Santos, o maior da América Latina.
O alto custo estimado das obras do Túnel Santos-Guarujá tem exigido a união de forças entre empresas para garantir viabilidade financeira. A OEC, por exemplo, estuda uma parceria com a EGTC e outra companhia para montar um consórcio com capacidade técnica e financeira compatível com as exigências do edital.
A Acciona, que já possui forte atuação no país, é considerada uma das favoritas. Já o consórcio formado pela Marquise com a construtora italiana Webuild ganha força com a experiência internacional da europeia, que tem histórico em projetos complexos como túneis, represas e sistemas de mobilidade urbana.
Leilão do Tecon Santos 10 também movimenta o setor de logística
Além do túnel, outra disputa relevante para o setor portuário será o leilão do megaterminal de contêineres Tecon Santos 10, previsto para dezembro. O processo ainda está cercado de dúvidas sobre quem poderá participar do certame, especialmente empresas que já operam no porto de Santos.
A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) será responsável pela análise concorrencial e determinará as regras para garantir a integridade do processo. A secretária-executiva do Ministério de Portos, Mariana Pescatori, afirmou que a pasta irá aguardar o posicionamento oficial da agência reguladora antes de tomar qualquer decisão.
Conclusão: obras do Túnel Santos-Guarujá atraem consórcios e reforçam papel estratégico de São Paulo
A corrida pelo Túnel Santos-Guarujá marca um novo momento na infraestrutura nacional. A formação de consórcios entre empresas brasileiras e estrangeiras, como a aliança entre a Marquise e a construtora italiana Webuild, demonstra o alto grau de complexidade e importância do projeto.
Mais do que uma obra de mobilidade urbana, o túnel representa um elo logístico entre dois polos estratégicos do litoral paulista. Sua construção poderá reduzir o tempo de travessia, ampliar a capacidade de transporte e fortalecer a economia regional.
Com o leilão do Túnel Santos-Guarujá previsto para agosto, investidores, construtoras e governos aguardam com atenção os desdobramentos. Seja pela concorrência internacional, seja pelos impactos econômicos, a obra se consolida como uma das mais aguardadas da década no Brasil.