1. Início
  2. / Construção
  3. / Túnel rodoviário mais longo do mundo está sendo criado pela China nas montanhas — uma façanha que deixou até engenheiros americanos pasmos!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Túnel rodoviário mais longo do mundo está sendo criado pela China nas montanhas — uma façanha que deixou até engenheiros americanos pasmos!

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 12/08/2024 às 11:27
Túnel rodoviário mais longo do mundo está sendo criado pela China nas montanhas — uma façanha que deixou até engenheiros americanos pasmos!
Foto: DALL-E

Túnel rodoviário mais longo do mundo, construído pela China, atravessará montanhas e se tornará uma rota essencial para o transporte de mercadorias, com um volume anual de carga estimado em 20 milhões de toneladas.

A China está prestes a realizar um feito incrível que vai revolucionar a conectividade na Ásia Central: a construção do túnel rodoviário mais longo do mundo. O Túnel Tianshan Shengli, com impressionantes 22,1 km de extensão, promete transformar a maneira como a população viaja e faz negócios na região. Este túnel rodoviário da China não é apenas uma maravilha da engenharia moderna, mas também um movimento estratégico para fortalecer o poder econômico chinês na Ásia.

Conheça o túnel rodoviário mais longo do mundo: Tianshan Shengli

Com um custo estimado de 26,8 bilhões de Yuan (aproximadamente 3,8 bilhões de dólares), o Tianshan Shengli será o túnel rodoviário mais longo do mundo quando concluído. Localizado em Xinjiang, ele atravessará as imponentes montanhas Tianshan, conectando o norte e o sul da região.

Essa nova rota fará parte da maior autoestrada Urumqi-Yuli, que se estenderá por 277 km. O impacto dessa obra será sentido em toda a Ásia Central, ao facilitar o transporte e reduzir o tempo de viagem.

Construir o túnel rodoviário mais longo do mundo não é uma tarefa simples. As condições extremas da região montanhosa de Tianshan, com temperaturas que chegam a -23°C e terrenos glaciais, representam desafios consideráveis.

Para enfrentar essas dificuldades, a equipe de engenharia chinesa está utilizando tecnologias de ponta, incluindo uma máquina perfuradora de túneis (TBM) de 10.000 toneladas. Essa gigante da construção foi especialmente projetada para lidar com o terreno difícil e as condições adversas, garantindo que o projeto avance conforme o planejado.

Túnel rodoviário da China proporcionará salto econômico na região

Quando o Túnel Tianshan Shengli estiver em pleno funcionamento, ele não só reduzirá o tempo de viagem de Urumqi a Korla de mais de 7 horas para apenas 3 horas, como também impulsionará a economia local.

O túnel rodoviário da China se tornará uma rota essencial para o transporte de mercadorias, com um volume anual de carga estimado em 20 milhões de toneladas. Essa conexão fortalecerá os laços comerciais entre Xinjiang e os países da Ásia Central, colocando a China em uma posição de destaque no cenário global.

O Tianshan Shengli é mais do que um túnel rodoviário; é uma peça essencial na estratégia da China para expandir sua influência na Ásia Central. Xinjiang, que faz fronteira com oito países, desempenha um papel de destaque na iniciativa Cinturão e Rota da China.

Ao melhorar a infraestrutura e facilitar o comércio na região, o túnel rodoviário da China ajudará a consolidar sua presença econômica e geopolítica na área. A China está investindo não apenas em rodovias, mas também em futuras conexões ferroviárias que aumentarão ainda mais o alcance do país.

Desafios geopolíticos e o futuro de Xinjiang

Embora o Túnel Tianshan Shengli seja uma grande vitória para a China, ele também destaca as tensões geopolíticas em torno de Xinjiang. A região tem sido um ponto de conflito entre a China e o Ocidente, especialmente em relação a questões de direitos humanos.

No entanto, a China está determinada a continuar desenvolvendo Xinjiang como um hub econômico, com planos de transformá-la em uma zona de livre comércio. O túnel rodoviário mais longo do mundo é apenas o começo de uma série de projetos que visam consolidar a posição estratégica de Xinjiang e impulsionar o crescimento econômico da região.

A nova passagem subterrânea chinesa é um exemplo impressionante de como o país está utilizando sua expertise em engenharia para construir o túnel rodoviário mais longo do mundo.

Esse projeto não apenas melhora a conectividade e o comércio na Ásia Central, mas também fortalece a posição da China como uma potência econômica global. Com desafios técnicos superados por inovações de ponta, o túnel rodoviário da China promete ser um divisor de águas para a região e para o mundo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Débora Araújo

Escrevo sobre energias renováveis, automóveis, ciência e tecnologia, indústria e as principais tendências do mercado de trabalho. Com um olhar atento às evoluções globais e atualizações diárias, dedico-me a compartilhar sempre informações relevantes.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x