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Túnel que passa por baixo do mar será construído no Brasil, vai gerar 9 mil empregos, mas gasto da obra já aumentou R$ 840 milhões antes mesmo do início

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/06/2025 às 16:04
Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bi, promete gerar 9 mil empregos e atrai empresas globais antes do leilão.
Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bi, promete gerar 9 mil empregos e atrai empresas globais antes do leilão.
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Projeto bilionário de infraestrutura promete transformar o transporte com o primeiro túnel submerso do Brasil, mas obra já está mais cara antes mesmo de começar.

O Governo do Estado de São Paulo republicou nesta segunda-feira (9) o edital de licitação para o Túnel Imerso Santos–Guarujá, no litoral paulista.

A nova versão do documento, além de ajustes operacionais, traz um aumento significativo no investimento previsto: de R$ 5,96 bilhões para R$ 6,8 bilhões — um acréscimo de R$ 840 milhões antes mesmo do início da obra.

A revisão do orçamento foi impulsionada por feedback internacional obtido em roadshows realizados na Europa durante abril — incluindo Dinamarca, Holanda e Noruega — e visa adequar insumos essenciais, práticas de dragagem, custos de frete e reforços contratuais.

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Mudanças no edital do túnel Santos–Guarujá

Atualização da data-base para janeiro de 2025, alinhando os valores ao cenário econômico atual.

Revisão dos custos de concreto, dragagem e paredes diafragma.

Redefinição da distância média de transporte de materiais, estabelecida agora em 85 km.

Inclusão de cláusulas reforçadas de segurança jurídica, mecanismos de proteção à concessionária e criação de uma Conta Desapropriação para agilizar indenizações.

Ajustes na distribuição dos riscos — geológicos e de interferências com estruturas existentes — e soluções provisórias para manter ativo o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário do Guarujá durante a execução.

Permissão de lances à distância e em viva-voz durante o leilão, com objetivo de atrair mais participantes e favorecer o poder público com condições mais vantajosas.

Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bi, promete gerar 9 mil empregos e atrai empresas globais antes do leilão.
Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bi, promete gerar 9 mil empregos e atrai empresas globais antes do leilão.

Leilão e cronograma da obra

Os envelopes com as propostas serão abertos em 1º de setembro, às 10h.

O leilão está marcado para 5 de setembro, às 16h, na sede da B3, em São Paulo.

A concessão terá duração de 30 anos, abrangendo as fases de construção, operação e manutenção.

Estrutura do túnel e impacto na mobilidade

O túnel imerso será o primeiro do tipo no Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob o canal do estuário, a aproximadamente 21 metros de profundidade.

O projeto inclui:

  • Seis faixas de rolamento (três por pista), sendo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de galeria para pedestres e ciclistas.
  • Redução drástica no tempo de travessia, que hoje varia de 20 minutos a até duas horas em horários de pico — e deverá cair para menos de cinco minutos.
  • Complemento à rodovia Cônego Domenico Rangoni e ao sistema de balsas e catraias, que transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

Empregos e parcerias no projeto do túnel

De acordo com o governo paulista, a obra deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

Estima-se que a concessão seja coberta por uma parceria entre o Estado, o Ministério de Portos e Aeroportos, a ARTESP, a ANTAQ e a Autoridade Portuária de Santos.

O projeto está enquadrado no Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP) e no Novo PAC do Governo Federal.

Interesse internacional e investidores no túnel submerso

A partir dos roadshows europeus, o governo paulista buscou atrair investimentos de grandes construtoras internacionais.

Entre os grupos que demonstraram interesse estão Acciona (Espanha), Mota-Engil (Portugal), WeBuild (Itália) e a chinesa CCCC (China Communications Construction Company).

Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bi, promete gerar 9 mil empregos e atrai empresas globais antes do leilão.
Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bi, promete gerar 9 mil empregos e atrai empresas globais antes do leilão.

Histórico e impactos ambientais da obra

O túnel é um projeto antigo: a proposta data da década de 1970, mas só ganhou impulso concreto em 2012, quando foi iniciado o estudo de Impacto Ambiental (RIMA).

Em 2025, foi apresentada a primeira Audiência Pública sobre os impactos da obra, realizada pela Câmara de Guarujá em 19 de maio, para discussão de aspectos urbanos, ambientais e logísticos.

Por que o túnel Santos–Guarujá é estratégico?

A travessia atual, por baldeação, é considerada a maior travessia por balsas do mundo, com fluxo médio diário de 23 mil veículos e tempo de espera elevado.

O túnel reduzirá gargalos, reduzirá impactos ambientais das várzeas, atenderá à demanda do porto de Santos — maior da América Latina — e melhorará a qualidade de vida da população local.

Com investimentos superiores a R$ 6,8 bilhões, apoio do setor privado e parcerias públicas, o Túnel Imerso Santos–Guarujá representa um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos do Brasil.

Em caso de sucesso, pode se tornar referência de mobilidade integrada, logística e inovação para outras regiões.

Você acredita que esta megaobra vai cumprir as promessas de mobilidade, geração de empregos e eficiência na Baixada Santista — mesmo com o aumento de R$ 840 milhões no custo antes da licitação?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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