Túneis subaquáticos estão transformando o transporte global com obras gigantes que cruzam mares, ligam ilhas e desafiam limites da engenharia moderna
Obras subterrâneas que cruzam oceanos, baías e estreitos estão mudando o transporte em várias partes do planeta. Túneis subaquáticos têm encurtado distâncias, facilitado o deslocamento e mostrado o poder da engenharia para superar barreiras naturais.
No Japão, está o mais longo túnel ferroviário submarino do mundo: o Túnel Seikan. Ele tem 53,85 km e liga Honshu a Hokkaido.
A obra surgiu depois de um acidente marítimo em 1954 e hoje é essencial para o transporte de cargas no país.
-
Com R$ 4,04 bilhões, Linha 4-Amarela ganhará 3,3 km, duas estações e seis trens, mas obra pode levar até 64 meses para ser entregue
-
Linha 2-Verde: por que as obras foram suspensas e o que isso muda para você?
-
Minas Gerais prepara concessão rodoviária com pacote completo — 767 km, R$ 7,5 bilhões, 79 km duplicados, 162 acessos modernizados, passarelas, rotatórias e atendimento médico 24h
-
A madeira voltou com força na construção: prédios gigantes, shopping em SP e casas prontas em dias mostram que dá para poluir menos e construir mais rápido
Ainda no Japão, a Aqua-Line da Baía de Tóquio mistura ponte e túnel em um trajeto de 23,7 km. Um destaque dessa construção são as ilhas artificiais e os pontos de descanso no meio do mar.
A Europa também abriga megatúneis impressionantes. O Túnel do Canal da Mancha conecta o Reino Unido à França.
São 50,49 km sob o mar, com transporte constante de cargas e passageiros. Na Noruega, o destaque é o Túnel Ryfast, considerado o mais profundo do mundo entre os rodoviários subaquáticos: 292 metros abaixo do nível do mar.
Outros túneis noruegueses também chamam atenção. O Túnel Eiksund, por exemplo, foi escavado em terrenos difíceis.
Já o Túnel do Cabo Norte chega a 212 metros de profundidade e possui portas que evitam o congelamento durante o inverno rigoroso.
Nas Ilhas Faroé, o Eysturoyartunnilin se destaca por um motivo inusitado: ele tem a única rotatória subaquática do mundo.
O espaço é iluminado com luzes coloridas, dando um visual único ao local. Já na Dinamarca, o Túnel da Ponte do Grande Cinturão faz parte de uma ligação entre ilhas que fortalece o comércio regional.
A China também investe nesse tipo de obra. O Túnel da Baía de Jiaozhou, com quase 8 km, conecta áreas de Qingdao. Um novo túnel ainda maior está em construção para reforçar essa integração.
Principais túneis subaquáticos do mundo
Túnel Seikan (Japão) — O mais longo túnel ferroviário submarino do mundo, com 53,85 km.
Túnel do Canal da Mancha (Reino Unido–França) — Conecta Inglaterra e França com 50,49 km de extensão.

Aqua-Line da Baía de Tóquio (Japão) — Combina túnel e ponte em um trajeto de 23,7 km.
Túnel Ryfast (Noruega) — Túnel rodoviário subaquático mais profundo do mundo (292 m abaixo do nível do mar).
Eysturoyartunnilin (Ilhas Faroé) — Túnel com a única rotatória submarina do mundo.
Com informações de Revista Fórum.