O Tribunal Superior do Trabalho renovou sua frota oficial com 30 unidades do sedã híbrido Lexus ES 300h, modelo que combina desempenho e eficiência.
Segundo reportagem do Metrópoles, O Tribunal Superior do Trabalho (TST) investiu R$ 10,39 milhões na compra de 30 sedãs de luxo Lexus ES 300h para uso de seus ministros. A compra gerou muitas críticas nas redes sociais.
Cada veículo custou R$ 346,5 mil, e a aquisição foi feita em uma concessionária de Brasília. A frota é destinada a atender os 27 ministros da Corte, com três unidades extras.
O TST justifica a renovação da frota com base em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e norma interna que definem veículos com mais de sete anos como “inservíveis” e “antieconômicos”.
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Na semana anterior à divulgação da compra, a Corte já havia sido alvo de críticas por contratar uma sala VIP no aeroporto de Brasília, ao custo de R$ 1,5 milhão para dois anos.
Escolha do modelo mais caro
Um estudo técnico preliminar publicado no site do TST apresentou quatro opções que atenderiam às necessidades da Corte: Honda Accord (R$ 332,4 mil), BYD Seal elétrico (R$ 310,7 mil), Toyota Camry (R$ 344,1 mil) e o Lexus, orçado inicialmente em R$ 396 mil.
Mesmo ficando abaixo do preço estimado, o Lexus permaneceu como a opção mais cara da lista.
Segundo o estudo, o modelo se destacou pela combinação de conforto, desempenho e tecnologia híbrida.
Detalhes técnicos do Lexus ES 300h
O Lexus ES 300h é um sedã de luxo híbrido que combina um motor a combustão de 2,5 litros, 4 cilindros DOHC 16V, com sistema VVT-iE na admissão e VVT-I no escape, e um motor elétrico do tipo Permanent Magnet.
A potência do motor a combustão é de 178 cv a 5.700 rpm, enquanto o motor elétrico gera 120 cv. Juntos, alcançam potência combinada de 211 cv — em alguns mercados, há estimativas próximas a 215 cv.
O motor elétrico entrega torque de 202 Nm, e a bateria é do tipo Níquel-Metal Hidreto (Ni-MH), com tensão de 244,8 V.
Desempenho e consumo
O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
O consumo informado no Brasil é de 15,8 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. Dados de referência internacional (EPA, modelo 2025) indicam médias próximas de 18 a 19 km/l, equivalentes a 43 mpg na cidade e 44 mpg na rodovia.
A transmissão é automática CVT (continuously variable transmission) com tração dianteira.
Design e iluminação
O modelo traz faróis ultracompactos em LED, luzes diurnas em formato de L e design com linhas marcantes. A oitava geração do ES apresenta maior rigidez estrutural e melhorias no conforto de rodagem. O espaço interno também aumentou, com 165 mm a mais no comprimento e 77 mm extras para as pernas no banco traseiro.
Interior e tecnologia
O Lexus ES 300h conta com ar-condicionado digital de duas zonas, espelho retrovisor interno eletrocrômico e porta-malas com abertura e fechamento elétrico, além do sistema “hands-free”, que permite abertura por sensor de movimento sob o para-choque traseiro.
O painel possui visor multifunção (MID) de 7″ e computador de bordo com tela colorida TFT de 7″.
O sistema exibe informações de condução, pressão dos pneus, navegação GPS, áudio, assistência de direção, mensagens de alerta e configurações personalizáveis.
O modelo oferece modos de condução EV, ECO, NORMAL e SPORT. Também inclui sistema de partida sem chave, destravamento inteligente das portas (Smart Entry) e controle de velocidade de cruzeiro.
Conforto e modernidade
O interior segue um conceito minimalista, com acabamento refinado e tela central sensível ao toque de 12,3″ em algumas versões. O sistema multimídia recebe atualizações Over-the-Air, garantindo funções sempre atualizadas.
Com a combinação de desempenho eficiente, consumo reduzido e tecnologia de ponta, o Lexus ES 300h se posiciona como uma escolha premium no segmento de sedãs híbridos.
A aquisição pelo TST, no entanto, manteve o foco em um modelo que, mesmo sendo o mais caro entre as opções listadas, atende aos requisitos de desempenho e conforto definidos pelo próprio tribunal.