1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / TST compra 30 Lexus ES 300h para ministros, sedã híbrido com 211 cv, consumo de 15,8 km/l e equipamentos de luxo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

TST compra 30 Lexus ES 300h para ministros, sedã híbrido com 211 cv, consumo de 15,8 km/l e equipamentos de luxo

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/08/2025 às 09:24
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

O Tribunal Superior do Trabalho renovou sua frota oficial com 30 unidades do sedã híbrido Lexus ES 300h, modelo que combina desempenho e eficiência.

Segundo reportagem do Metrópoles, O Tribunal Superior do Trabalho (TST) investiu R$ 10,39 milhões na compra de 30 sedãs de luxo Lexus ES 300h para uso de seus ministros. A compra gerou muitas críticas nas redes sociais.

Cada veículo custou R$ 346,5 mil, e a aquisição foi feita em uma concessionária de Brasília. A frota é destinada a atender os 27 ministros da Corte, com três unidades extras.

O TST justifica a renovação da frota com base em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e norma interna que definem veículos com mais de sete anos como “inservíveis” e “antieconômicos”.

Na semana anterior à divulgação da compra, a Corte já havia sido alvo de críticas por contratar uma sala VIP no aeroporto de Brasília, ao custo de R$ 1,5 milhão para dois anos.

Escolha do modelo mais caro

Um estudo técnico preliminar publicado no site do TST apresentou quatro opções que atenderiam às necessidades da Corte: Honda Accord (R$ 332,4 mil), BYD Seal elétrico (R$ 310,7 mil), Toyota Camry (R$ 344,1 mil) e o Lexus, orçado inicialmente em R$ 396 mil.

Mesmo ficando abaixo do preço estimado, o Lexus permaneceu como a opção mais cara da lista.

Segundo o estudo, o modelo se destacou pela combinação de conforto, desempenho e tecnologia híbrida.

Detalhes técnicos do Lexus ES 300h

O Lexus ES 300h é um sedã de luxo híbrido que combina um motor a combustão de 2,5 litros, 4 cilindros DOHC 16V, com sistema VVT-iE na admissão e VVT-I no escape, e um motor elétrico do tipo Permanent Magnet.

A potência do motor a combustão é de 178 cv a 5.700 rpm, enquanto o motor elétrico gera 120 cv. Juntos, alcançam potência combinada de 211 cv — em alguns mercados, há estimativas próximas a 215 cv.

O motor elétrico entrega torque de 202 Nm, e a bateria é do tipo Níquel-Metal Hidreto (Ni-MH), com tensão de 244,8 V.

Desempenho e consumo

O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.

O consumo informado no Brasil é de 15,8 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. Dados de referência internacional (EPA, modelo 2025) indicam médias próximas de 18 a 19 km/l, equivalentes a 43 mpg na cidade e 44 mpg na rodovia.

A transmissão é automática CVT (continuously variable transmission) com tração dianteira.

Design e iluminação

O modelo traz faróis ultracompactos em LED, luzes diurnas em formato de L e design com linhas marcantes. A oitava geração do ES apresenta maior rigidez estrutural e melhorias no conforto de rodagem. O espaço interno também aumentou, com 165 mm a mais no comprimento e 77 mm extras para as pernas no banco traseiro.

Interior e tecnologia

O Lexus ES 300h conta com ar-condicionado digital de duas zonas, espelho retrovisor interno eletrocrômico e porta-malas com abertura e fechamento elétrico, além do sistema “hands-free”, que permite abertura por sensor de movimento sob o para-choque traseiro.

O painel possui visor multifunção (MID) de 7″ e computador de bordo com tela colorida TFT de 7″.

O sistema exibe informações de condução, pressão dos pneus, navegação GPS, áudio, assistência de direção, mensagens de alerta e configurações personalizáveis.

O modelo oferece modos de condução EV, ECO, NORMAL e SPORT. Também inclui sistema de partida sem chave, destravamento inteligente das portas (Smart Entry) e controle de velocidade de cruzeiro.

Conforto e modernidade

O interior segue um conceito minimalista, com acabamento refinado e tela central sensível ao toque de 12,3″ em algumas versões. O sistema multimídia recebe atualizações Over-the-Air, garantindo funções sempre atualizadas.

Com a combinação de desempenho eficiente, consumo reduzido e tecnologia de ponta, o Lexus ES 300h se posiciona como uma escolha premium no segmento de sedãs híbridos.

A aquisição pelo TST, no entanto, manteve o foco em um modelo que, mesmo sendo o mais caro entre as opções listadas, atende aos requisitos de desempenho e conforto definidos pelo próprio tribunal.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x