Projeto ambicioso promete conectar Ningbo e Zhoushan com alta velocidade de trens-bala e tecnologia avançada
Você já imaginou viajar em um trem de alta velocidade que, de repente, começa a atravessar um túnel subaquático? Parece coisa de outro mundo, né? Mas na China, essa ideia está se tornando realidade. Desde 2018, o país vem planejando a construção de uma rota subaquática para trens-bala, com uma extensão de 16,2 km, de acordo com o site Amantes da ferrovia.
A rota de trens-bala debaixo d’água
Em novembro de 2018, a China Railway Corporation realizou uma reunião em Pequim para discutir a viabilidade técnica da nova Ferrovia Ningbo-Zhoushan. Esta linha conectará Ningbo, uma cidade portuária ao sul de Xangai, a Zhoushan, um arquipélago na costa leste da China. O projeto inclui um túnel subaquático como parte do plano ferroviário Yong-Zhou, mencionado pela primeira vez em 2005 e aprovado em 2018.
Com uma extensão total de 77 km, a ferrovia terá 70,92 km de trilhos recém-construídos, incluindo a seção submarina de 16,2 km e uma grande ponte. O objetivo é impulsionar o turismo na região e reduzir o tempo de viagem até a província de Zhejiang, que atualmente leva duas horas.
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A China e sua malha ferroviária
A China é reconhecida mundialmente por sua vasta e moderna rede ferroviária. Em 2017, o país possuía 124.000 km de ferrovias, incluindo 22.000 km de estradas de ferro de alta velocidade, a maior rede de trens-bala do planeta. A tecnologia ferroviária chinesa é autônoma e avançada, com a nação exportando sua expertise para outras partes do mundo, incluindo projetos na América Latina, como a Ferrovia Transoceânica.
O governo chinês continua a expandir seus investimentos em ferrovias de alta velocidade, com planos de atingir uma extensão total de 45.000 km até 2030. Este ambicioso projeto se compara a outras obras faraônicas do país, como a maior ponte do mundo, medindo 164 km, a Torre de Xangai com 632 metros de altura, e os sete maiores portos globais, indicando que a China está no caminho certo para alcançar mais um sucesso monumental.
Detalhes técnicos e investimento
Quando concluída, a Ferrovia Yong-Zhou permitirá que trens-bala percorram o trajeto a uma velocidade média de 250 km/h, passando por distritos como Beilun, Jintang, Dasha, Mazhao e Bajiquan. A viagem, que hoje leva cerca de quatro horas e meia de ônibus ou duas horas e meia de carro, será reduzida para apenas uma hora e meia com a nova linha ferroviária de alta velocidade.
O investimento para essa mega construção é de RMB 25,2 bilhões (aproximadamente R$ 13,9 bilhões). As obras começaram em 2019 e a previsão é que todo o trajeto esteja concluído até 2025. Mesmo com a pandemia de Covid-19, as obras foram retomadas em 2020 após uma avaliação técnica online realizada pela Administração de Segurança Marítima de Ningbo, garantindo a continuidade do projeto.