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Trilhos embaixo d’água por 3,6 BILHÕES DE DÓLARES? China inicia construção de projeto ambicioso de rota subaquática para trens-bala

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/07/2024 às 09:31
Trem bala - ferrovia - China
Foto: IA

Projeto ambicioso promete conectar Ningbo e Zhoushan com alta velocidade de trens-bala e tecnologia avançada 

Você já imaginou viajar em um trem de alta velocidade que, de repente, começa a atravessar um túnel subaquático? Parece coisa de outro mundo, né? Mas na China, essa ideia está se tornando realidade. Desde 2018, o país vem planejando a construção de uma rota subaquática para trens-bala, com uma extensão de 16,2 km, de acordo com o site Amantes da ferrovia.

A rota de trens-bala debaixo d’água

Em novembro de 2018, a China Railway Corporation realizou uma reunião em Pequim para discutir a viabilidade técnica da nova Ferrovia Ningbo-Zhoushan. Esta linha conectará Ningbo, uma cidade portuária ao sul de Xangai, a Zhoushan, um arquipélago na costa leste da China. O projeto inclui um túnel subaquático como parte do plano ferroviário Yong-Zhou, mencionado pela primeira vez em 2005 e aprovado em 2018. 

Com uma extensão total de 77 km, a ferrovia terá 70,92 km de trilhos recém-construídos, incluindo a seção submarina de 16,2 km e uma grande ponte. O objetivo é impulsionar o turismo na região e reduzir o tempo de viagem até a província de Zhejiang, que atualmente leva duas horas.

A China e sua malha ferroviária

A China é reconhecida mundialmente por sua vasta e moderna rede ferroviária. Em 2017, o país possuía 124.000 km de ferrovias, incluindo 22.000 km de estradas de ferro de alta velocidade, a maior rede de trens-bala do planeta. A tecnologia ferroviária chinesa é autônoma e avançada, com a nação exportando sua expertise para outras partes do mundo, incluindo projetos na América Latina, como a Ferrovia Transoceânica.

O governo chinês continua a expandir seus investimentos em ferrovias de alta velocidade, com planos de atingir uma extensão total de 45.000 km até 2030. Este ambicioso projeto se compara a outras obras faraônicas do país, como a maior ponte do mundo, medindo 164 km, a Torre de Xangai com 632 metros de altura, e os sete maiores portos globais, indicando que a China está no caminho certo para alcançar mais um sucesso monumental.

Detalhes técnicos e investimento

Quando concluída, a Ferrovia Yong-Zhou permitirá que trens-bala percorram o trajeto a uma velocidade média de 250 km/h, passando por distritos como Beilun, Jintang, Dasha, Mazhao e Bajiquan. A viagem, que hoje leva cerca de quatro horas e meia de ônibus ou duas horas e meia de carro, será reduzida para apenas uma hora e meia com a nova linha ferroviária de alta velocidade.

Foto: IA

O investimento para essa mega construção é de RMB 25,2 bilhões (aproximadamente R$ 13,9 bilhões). As obras começaram em 2019 e a previsão é que todo o trajeto esteja concluído até 2025. Mesmo com a pandemia de Covid-19, as obras foram retomadas em 2020 após uma avaliação técnica online realizada pela Administração de Segurança Marítima de Ningbo, garantindo a continuidade do projeto.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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