1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Trilhos embaixo d’água por 3,6 BILHÕES DE DÓLARES? China inicia construção de projeto ambicioso de rota subaquática para trens-bala
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Trilhos embaixo d’água por 3,6 BILHÕES DE DÓLARES? China inicia construção de projeto ambicioso de rota subaquática para trens-bala

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/07/2024 às 09:31
Trem bala - ferrovia - China
Foto: IA
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Projeto ambicioso promete conectar Ningbo e Zhoushan com alta velocidade de trens-bala e tecnologia avançada 

Você já imaginou viajar em um trem de alta velocidade que, de repente, começa a atravessar um túnel subaquático? Parece coisa de outro mundo, né? Mas na China, essa ideia está se tornando realidade. Desde 2018, o país vem planejando a construção de uma rota subaquática para trens-bala, com uma extensão de 16,2 km, de acordo com o site Amantes da ferrovia.

A rota de trens-bala debaixo d’água

Em novembro de 2018, a China Railway Corporation realizou uma reunião em Pequim para discutir a viabilidade técnica da nova Ferrovia Ningbo-Zhoushan. Esta linha conectará Ningbo, uma cidade portuária ao sul de Xangai, a Zhoushan, um arquipélago na costa leste da China. O projeto inclui um túnel subaquático como parte do plano ferroviário Yong-Zhou, mencionado pela primeira vez em 2005 e aprovado em 2018. 

YouTube Video

Com uma extensão total de 77 km, a ferrovia terá 70,92 km de trilhos recém-construídos, incluindo a seção submarina de 16,2 km e uma grande ponte. O objetivo é impulsionar o turismo na região e reduzir o tempo de viagem até a província de Zhejiang, que atualmente leva duas horas.

A China e sua malha ferroviária

A China é reconhecida mundialmente por sua vasta e moderna rede ferroviária. Em 2017, o país possuía 124.000 km de ferrovias, incluindo 22.000 km de estradas de ferro de alta velocidade, a maior rede de trens-bala do planeta. A tecnologia ferroviária chinesa é autônoma e avançada, com a nação exportando sua expertise para outras partes do mundo, incluindo projetos na América Latina, como a Ferrovia Transoceânica.

O governo chinês continua a expandir seus investimentos em ferrovias de alta velocidade, com planos de atingir uma extensão total de 45.000 km até 2030. Este ambicioso projeto se compara a outras obras faraônicas do país, como a maior ponte do mundo, medindo 164 km, a Torre de Xangai com 632 metros de altura, e os sete maiores portos globais, indicando que a China está no caminho certo para alcançar mais um sucesso monumental.

Detalhes técnicos e investimento

Quando concluída, a Ferrovia Yong-Zhou permitirá que trens-bala percorram o trajeto a uma velocidade média de 250 km/h, passando por distritos como Beilun, Jintang, Dasha, Mazhao e Bajiquan. A viagem, que hoje leva cerca de quatro horas e meia de ônibus ou duas horas e meia de carro, será reduzida para apenas uma hora e meia com a nova linha ferroviária de alta velocidade.

Foto: IA

O investimento para essa mega construção é de RMB 25,2 bilhões (aproximadamente R$ 13,9 bilhões). As obras começaram em 2019 e a previsão é que todo o trajeto esteja concluído até 2025. Mesmo com a pandemia de Covid-19, as obras foram retomadas em 2020 após uma avaliação técnica online realizada pela Administração de Segurança Marítima de Ningbo, garantindo a continuidade do projeto.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x