Conheça o Jeddah Tower, prédio mais alto do mundo que está sendo construído na Arábia Saudita. Este será o primeiro arranha-céu neofuturista três vezes maior que a Torre Eiffel e promete ser uma das maravilhas da engenharia moderna!
Atualmente, o Burj Khalifa, em Dubai, o Shangai Tower e o Empire State Building, em Nova York, são alguns dos maiores arranha-céus pelo mundo. Contudo, em alguns anos, a Jeddah Tower, um arranha-céu neofuturista planejado na Arábia Saudita, será o prédio mais alto do mundo. Este será um prédio três vezes maior que a Torre Eiffel com uma altura equivalente a 1.000 metros.
Quantos metros terá o prédio mais alto do mundo na Arábia Saudita?
Com 1.000 metros de altura e sendo um prédio três vezes maior que a Torre Eiffel, o Jeddah Tower está localizado na cidade de Jeddah, o segundo município mais populoso do país do Oriente Médio, em uma zona portuária que faz fronteira com o Mar Vermelho.
A construção do arranha-céu teve início em 2013, contudo a obra foi interrompida em 2018, visto que o Grupo Binladin, que tinha como presidente, Bakr bin Laden, meio-irmão de Osama Bin Laden, foi preso. Além disso, a pandemia atrasou o projeto que foi retomado no final do último ano.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
O projeto é assinado por Adrian Smith e Gordon Gill da Adrian Smith + Gordon Gill Architecture. Segundo a dupla ao site Architectural Digest, o design do prédio mais alto do mundo na Arábia Saudita está enraizado no simbolismo do país, ao mesmo tempo que olha para o futuro por ser tecnologicamente expressivo.
Sua silhueta esbelta e sutilmente assimétrica evoca o novo crescimento de folhas da palmeira subindo da terra, um símbolo de uma nova vida que anuncia o crescimento futuro do reino. Antes da construção ser interrompida, cerca de um terço do edifício Jeddah Tower já havia sido construído. A expectativa é que as obras custem mais de 1,2 bilhão de dólares.
Atrações do prédio três vezes maior que a Torre Eiffel
A incorporadora por trás do prédio mais alto do mundo na Arábia Saudita agora está buscando novas propostas de construtoras para concluir o projeto. Como efeito, várias construtoras internacionais foram convidadas a apresentar propostas completas em breve, juntamente com um cronograma exato para a conclusão do projeto.
Até a construção ser parada, cerca de um terço do edifício já havia sido concluído, cerca de 50 pavimentos de um total de 157, com obras de fundação já finalizadas.
Projetado para ser um prédio de uso misto, o Jeddah Tower na Arábia Saudita também contará com o observatório mais alto do mundo, um hotel Four Seasons, residências e escritórios. O projeto faz uma grande revitalização do núcleo urbano de Jeddah.
O design do prédio três vezes maior que a Torre Eiffel também otimiza o espaço residencial com uma “pegada de três pétalas”, criando uma forma aerodinâmica que reduz a carga de vento. Além disso, a expectativa é que o sistema de elevadores da torre seja um dos mais sofisticados do mundo, viajando a velocidades de 10 metros por segundo.
Outros projetos inovadores na Arábia Saudita
A Jeddah Tower, o prédio mais alto do mundo, não é o único que chama a atenção na Arábia Saudita. Em 2018, foi anunciada a construção da cidade The Line, um município com 170 quilômetros de extensão em que é possível fazer tudo a pé, em menos de 5 minutos.
A cidade será composta por vilas que terão serviços essenciais, como escolas, clínicas médicas, lazer e espaços verdes próximos às moradias, para que tudo possa ser feito caminhando.
Os serviços da cidade estarão no primeiro subsolo. Já o segundo subsolo do The Line contará com uma linha metroviária que percorrerá toda a extensão da cidade, conectando as vilas mais distantes.