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Trem em Chapecó pode virar realidade? Consulta pública abre caminho para ferrovia de 300 km histórica até Correia Pinto!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/02/2025 às 11:15
Trem em Chapecó pode virar realidade? Consulta pública abre caminho para ferrovia de 300 km histórica até Correia Pinto!
Ainda não há uma data definida para o início das obras, pois o projeto está em fase de consulta pública e depende da aprovação da lei estadual. Caso seja aprovado e viabilizado, os próximos passos envolverão estudos técnicos, licitação e captação de investimentos para dar início à construção.
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Santa Catarina está prestes a dar um grande passo na modernização da sua infraestrutura ferroviária. O governo estadual abriu uma consulta pública para debater um projeto de lei que pode viabilizar a construção de uma ferrovia de mais de 300 quilômetros, ligando Chapecó a Correia Pinto, no Planalto Serrano. Se concretizado, esse projeto promete transformar o transporte no estado e impulsionar a economia do Oeste Catarinense.

O projeto ferroviário surge como uma alternativa eficiente para fortalecer a logística catarinense. Hoje, o transporte de cargas no estado depende majoritariamente das rodovias, o que encarece os custos e sobrecarrega a malha viária. Com a nova ferrovia, espera-se otimizar a circulação de mercadorias, reduzir os custos operacionais das empresas e abrir portas para novos investimentos na região.

A consulta pública é um passo fundamental nesse processo, pois permite que a sociedade opine sobre o projeto antes que ele avance para as próximas etapas. O objetivo é garantir que a ferrovia atenda às reais necessidades do estado e, principalmente, da população diretamente impactada.

Chapecó como centro estratégico do projeto de ferrovia

A escolha de Chapecó como ponto de partida da ferrovia não foi por acaso. A cidade é um dos polos econômicos mais importantes do estado, com forte atuação no agronegócio e na indústria. No entanto, enfrenta desafios logísticos significativos para escoar sua produção para outras regiões e mercados consumidores.

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Com a implementação da ferrovia, Chapecó poderá contar com um meio de transporte mais eficiente e barato, tornando seus produtos mais competitivos. A conexão com Correia Pinto abre novas possibilidades de integração com outras regiões e até com portos, facilitando exportações e atraindo investidores.

O que está em jogo na consulta pública

O projeto de lei em discussão faz parte de um plano maior do governo de Santa Catarina para assumir a gestão de suas próprias ferrovias. Hoje, a infraestrutura ferroviária depende exclusivamente da União, o que muitas vezes impede novos investimentos e melhorias. Com essa mudança, o estado pretende viabilizar projetos sem depender de decisões federais.

A participação popular é essencial para que o projeto seja bem estruturado e atenda às reais necessidades da população. Qualquer cidadão pode enviar sugestões ou críticas por meio do portal oficial do governo estadual (spaf.sc.gov.br). Essa é uma oportunidade única para influenciar o futuro do transporte em Santa Catarina.

Benefícios esperados para Chapecó e região

Caso a ferrovia entre em operação, os benefícios para Chapecó e todo o Oeste Catarinense serão expressivos. Entre os principais impactos positivos, podemos destacar:

Redução dos custos logísticos: o transporte ferroviário é mais barato do que o rodoviário, o que tornaria os produtos locais mais competitivos.

Menos tráfego de caminhões nas rodovias: a ferrovia ajudaria a aliviar o trânsito pesado nas estradas, reduzindo acidentes e os custos com manutenção viária.

Atração de investimentos: com uma infraestrutura moderna e eficiente, novas empresas podem se instalar na região, gerando empregos e fortalecendo a economia local.

Esses fatores tornam o projeto não apenas viável, mas essencial para o crescimento de Santa Catarina.

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Antonio
Antonio
07/03/2025 10:54

Com o crescente desenvolvimento do País, estradas ficaram depreciadas, por excesso de veículos pesados, e lotações de veículos de passeio, com constantes acidentes. Sem o Desenvolvimento ferroviário, o sistema rodoviário vai colapsar. Nem por isso, ninguém vai deixar de ter o seu automóvel urbano.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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