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Trem elétrico: Empresa da Alemanha apresenta o primeiro trem do mundo movido simultaneamente a hidrogênio e bateria, prometendo reduzir emissões de CO2 no setor ferroviário

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 08/09/2024 às 20:54
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Foto: Stadler

Inovação ferroviária: empresa alemã lança o primeiro trem elétrico movido por hidrogênio e bateria, com a promessa de cortar drasticamente as emissões de CO2 e revolucionar o transporte sustentável

A empresa alemã Stadler Rail anunciou uma inovação no setor ferroviário, ao apresentar o primeiro trem elétrico do mundo movido simultaneamente a hidrogênio e bateria. A novidade chega apenas alguns meses após a companhia ter quebrado o recorde mundial do Guinness com seu trem movido exclusivamente a hidrogênio, o Flirt H2, que percorreu 2.803 km com um único tanque de combustível.

Agora, a Stadler eleva ainda mais o padrão, com a criação do RS Zero, um trem que promete redefinir o transporte ferroviário com sua proposta de zero emissão de CO2.

O RS Zero foi projetado para atender a uma demanda crescente por alternativas sustentáveis no setor de transportes, especialmente em regiões onde a eletrificação das linhas ferroviárias é limitada. Atualmente, cerca de 38% das linhas ferroviárias na Alemanha ainda não são eletrificadas, o que torna essa solução particularmente atraente para operadores ferroviários que dependem de ramais e linhas alimentadoras.

O trem elétrico pode operar tanto com energia elétrica quanto com hidrogênio, ou com uma combinação de ambas, adaptando-se a diferentes necessidades operacionais.

O legado do RS1 e a evolução para o RS Zero

A Stadler Rail já possui um histórico notável no desenvolvimento de trens inovadores. Desde 1996, o RS1 Railbus, um dos modelos mais icônicos da Europa, percorre as ferrovias da Alemanha e da República Tcheca.

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Caracterizado por seu design arrojado, com painéis de janelas trapezoidais e uma estética que remete ao design de pontes, o RS1 foi um dos primeiros trens a diesel da nova geração, marcando presença significativa no cenário ferroviário. Atualmente, há cerca de 500 desses trens em operação.

No entanto, muitos dos RS1 estão próximos do fim de suas vidas úteis, e a transição para o RS Zero representa uma atualização crucial em termos de sustentabilidade e tecnologia. O novo modelo, além de ser zero emissões, incorpora inovações no design e na operação, incluindo a capacidade de alternar entre energia elétrica e hidrogênio, consolidando-o como um dos mais modernos trens elétricos.

Versatilidade e eficiência energética do trem elétrico

O RS Zero é uma resposta direta às necessidades dos operadores ferroviários que atuam em rotas secundárias. Graças ao seu design leve e eficiente, ele é ideal para ramais que se conectam a trilhos ferroviários principais, oferecendo uma operação sustentável e econômica.

Um único vagão movido a hidrogênio pode percorrer até 700 km, enquanto a configuração com dois vagões atinge 1.000 km. Os modelos movidos a bateria, por sua vez, têm um alcance menor, com um único vagão chegando a 80-100 km e uma configuração dupla percorrendo até 180 km.

Além disso, o trem elétrico RS Zero atinge uma velocidade máxima de 120 km/h, proporcionando flexibilidade para os operadores ferroviários escolherem a configuração que melhor atende às suas necessidades.

A possibilidade de alternar entre hidrogênio e energia elétrica também permite uma operação mais econômica e sustentável em regiões parcialmente eletrificadas, onde o trem pode utilizar cabos aéreos para se alimentar de energia.

Conforto e acessibilidade

Além de seu desempenho técnico, o RS Zero foi projetado com foco no conforto e acessibilidade dos passageiros. Com uma altura de entrada baixa e piso sem degraus, o trem elétrico facilita o embarque de pessoas com mobilidade reduzida. Há também uma área multiuso destinada ao transporte de bicicletas e outros itens volumosos, alinhando-se à filosofia da Stadler de promover o uso flexível do espaço nos vagões. A empresa é conhecida por seu sistema de assentos dobráveis, que pode ser ajustado para acomodar mais bicicletas, conforme necessário.

No quesito sustentabilidade, o trem elétrico mantém o compromisso ambiental da Stadler. O piso interno é produzido com 98% de materiais provenientes de energias renováveis, enquanto as paredes laterais são fabricadas a partir de materiais reciclados, incluindo garrafas PET. O sistema de controle climático do trem também utiliza um refrigerante ecologicamente correto, reforçando o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente.

Inovação em exposição

O protótipo movido a hidrogênio do RS Zero será exibido na convenção InnoTrans 2024, em Berlim, no final deste mês. Esse evento internacional é conhecido por reunir as principais inovações do setor ferroviário, e o RS Zero certamente estará no centro das atenções, destacando-se como um dos grandes marcos da transição para um transporte ferroviário mais sustentável e eficiente.

Com essa nova linha de trens elétricos, a Stadler não apenas reafirma sua posição de liderança em inovação ferroviária, como também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor, oferecendo uma solução prática e viável para o transporte em regiões não eletrificadas.

O RS Zero, com sua versatilidade e foco em sustentabilidade, marca um passo importante na direção de um futuro mais limpo e eficiente para o transporte público.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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